Sintomas de depressão são "fáceis" de identificação (tristeza, angústia etc). Mas, e quando o indivíduo

12 respostas
Sintomas de depressão são "fáceis" de identificação (tristeza, angústia etc). Mas, e quando o indivíduo possa ter transtorno de bipolaridade, nesse caso específico tudo está bem, tudo é sempre altoestima. Como identificar/sintomas e quando existe a necessidade de buscar ajuda?
Boa Tarde. Neste caso indicaria que buscasse um profissional da psicologia, que facilitará seu auto- conhecimento, seus sintomas e angústias.
Quando esses sintomas começam a paralisá-lo diante da vida e a causar sofrimento é hora de buscar ajuda, para que não tome uma proporção maior e até mesmo, precise fazer uso de algum medicamento. Importante dizer que não há mal algum em precisar fazer uso de medicamento (se necessário for), mas muitas vezes somente com a terapia é possível contornar o quadro e amenizar os sintomas.

Nem sempre a depressão é fácil de se diagnosticar, embora a maior parte das pessoas apresentem um conjunto de sintomas semelhantes (humor deprimido, perda de prazer, etc.). Há indivíduos que podem estar em depressão grave, mas apresentando bom humor em diversos momentos e mantendo a sua rotina com bastante esforço, o que pode induzir a um erro de interpretação dos familiares, amigos e profissionais. No caso do transtorno bipolar, em fase de mania, podem ocorrer equívocos de interpretação semelhantes. O ideal é procurar um psicólogo para uma entrevista clínica bastante detalhada, opcionalmente com o apoio dos resultados de inventários (testes psicológicos específicos para esse quadro) para apoiar o diagnóstico sobre a depressão ou transtorno bipolar. Em caso de dúvidas, não hesite em buscar um profissional bem qualificado, seja psicólogo ou psiquiatra.
Se está te incomodando, trazendo algum prejuízo na sua vida, seja observado por você ou pelas pessoas que estão à sua volta, procure ajuda! Mesmo quando a autoestima está elevada, se for um transtorno, vai trazer consequências nem sempre agradáveis.
Olá, talvez a própria pessoa tenha dificuldades em reconhecer que precisa de ajuda na fase maníaca ou hipomaníaca. Durante esta fase a pessoa acha que tudo está ótimo, ela é maravilhosa etc. É um momento mt difícil para os que estão em torno do doente e ele costuma não ouvir mt o que os outros têm a dizer. No entanto, esta fase sempre passa e costuma ser seguida por forte sentimento de culpa. Neste momento é mais fácil mostrar para a pessoa que ela se beneficiará bastante de ajuda profissional. É importante que a família acompanhe de perto, na medida do possível, para que o doente não faça coisas muito drásticas durante a fase maníaca, como por exemplo, gastar mt dinheiro, brigar com pessoas queridas, vender bens etc. Espero ter ajudado.
Olá.
Gostaria de esclarecer dois pontos, se você me permite:
1). Nem sempre a depressão é de fácil diagnóstico e algumas pessoas passam anos sem procurar ajuda psicológica por serem definidas por pessoas próximas como "pessoas de genio ruim, temperamentais, ou mesmo como as chatas que reclamam de tudo...". Essas definições só pioram o problema.
2). Já no caso do Transtorno Bipolar, ao contrário do que se pensa, o paciente também apresenta períodos de depressão (melancolia) que podem ser fortíssimos. Portanto, a pessoa que possui esse transtorno varia entre longos períodos de depressão e outros de mania (euforia).
Ou seja, nos dois casos, é muito importante procurar tratamento, no sentido de buscar uma melhor qualidade de vida para o paciente.
Espero ter ajudado a esclarecer.
Para a população de uma forma geral, os termos depressão e bipolaridade são utilizados hoje em dia de maneira equivocada.
O sujeito deve procurar ajuda, quando sua vida está sendo afetada de tal maneira a te causar desconforto.

Atenciosamente : Roberta Araújo
Atualmente, encontramos muitas pessoas que deduzem sofrer de Transtorno Afetivo Bipolar. Esse autodiagnóstico, geralmente equivocado, confunde momentos de tristeza com depressão e momentos de bem-estar com mania. Provavelmente por esse motivo muitos acreditem que os sintomas são de fácil identificação. Essa crença é justificada, nem tanto pela tristeza ou pela autoestima, mas por uma das características próprias ao Transtorno Bipolar: a alta intensidade de seus sintomas. Na´'fase' depressiva, o sujeito mal consegue levantar da cama. Em sua faceta maníaca, comete atos 'loucos' marcados pelo exagero e comportamentos de risco. O enorme desequilíbrio manifestado escancara as condições do sujeito transtornado para os que estão ao seu redor. É nesse momento que muitos procuram ajuda. Um possível caminho para a melhora seria descobrir o que transtorna o sujeito. A necessidade de buscar ajuda nesse caso é anterior ao surgimento dos sintomas que são eloquentes após o início da doença.
A busca pela terapia é uma ação importante e recomendável toda vez que algo, de certa forma, diminuir sua qualidade de vida.

Muitas pessoas resolvem procurar a terapia quando já estão em crise, e com sua qualidade de vida diminuída significantemente.

Se você está em dúvida sobre sintomas e diagnósticos, ou se tem mais alguma coisa que está tirando sua paz, procure um Psicólogo para te auxiliar nessa caminhada, certamente será uma decisão sábia.
Sempre que há sofrimento emocional a psicoterapia é indicada. O diagnóstico é resultado de um processo dinâmico que está sempre aberto e em transformação. A prioridade da psicoterapia deve ser o tratamento da dor emocional através do desenvolvimento de recursos de enfrentamento e de flexibilização cognitiva, que em outras palavras quer dizer "levar a vida mais leve".
Olá!
Nem sempre a depressão é tão fácil diagnosticada assim.
Na bipolaridade o sujeito passa por fases depressivas, alternando com fases maníacas(onde se sente muito bem, obrigada). Geralmente ele procura ajuda na fase depressiva, ou logo após a fase maníaca, que é quando tem de lidar com as consequências do que tenha feito nessa fase.
Se esse diagnóstico de bipolaridade se confirmar, será indicado tratamento medicamentoso com psiquiatra e psicoterapia/análise com psicólogo/psicanalista. Na dúvida, é sempre válido agendar uma consulta com um psicólogo para se informar melhor, e receber orientações sobre o próximo passo, se for o caso.
Olá. Qualquer sintoma ou sinal percebido e dificil de alteração, causando prejuízo para a vida da pessoa, deve-se procurar um psicólogo. Lá você será orientada com depois de algumas sessões, um psicodiagnostico, e o tratamento adequado.
Quando estamos em nosso equilíbrio psicológico, temos a energia da vida "a todo vapor". Quando isso não ocorre, entendo que é o sinal da necessidade de buscar ajuda de um psicólogo.