Sinto vontade o tempo todo de respirar fundo e quando não consigo, acho q vou morrer, oq eu faço?

35 respostas
Sinto vontade o tempo todo de respirar fundo e quando não consigo, acho q vou morrer, oq eu faço?
 Danyella Sampaio
Psicólogo
Salvador
Olá! O correto é que seja feita uma avaliação psicológica detalhada.
Parece uma ansiedade, mas seria imprudente falar sem ver a pessoa e analisar o caso mais profundamente. Espero ter lhe ajudado. Grata

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Wania T. Costa
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá! A respiração é um ato involuntário e dependemos dele para viver. Diante do que você relata, penso ser importante passar por uma avaliação de um médico de sua confiança e descrever exatamente o que sente. A dificuldade de respirar pode ser causada por diversos fatores inclusive pelos estados ansiosos, pânico e situações com as quais não consegue lidar no seu dia a dia. Procure ajuda do seu médico e de um psicólogo. Fique tranquilo. O importante é saber a origem do seu sintomas e tratar. Espero ter lhe ajudado!
Dra. Ana Paula Dilger
Psicólogo
Curitiba
De acordo com a sua queixa, esses sintomas parecem muito com alterações provocadas pela ansiedade. Seria interessante procurar um profissional para poder falar sobre isso e investigar o real motivo para esse mal-estar.
 Ingrid Borges
Psicólogo
Fortaleza
Olá, imagino o quanto seja angustiante! Busque ajuda psicológica. O profissional estará apto para te ajudar. Estou à disposição. Boa sorte!
Dra. Kédina Miranda Sá
Psicólogo
Fortaleza
Oi! Acredito que você esteja sofrendo de ansiedade.
A correria do dia a dia, excesso de trabalho ou estudo, cobranças mil, podém gerar em nosso corpo sintomas psicossomáticos.
Inicialmente as pessoas vão tentando encontrar justificativas ou até mesmo soluções para eles (como a automedicação por exemplo), o que tende a agravar o contexto.
Inicialmente tente observar em quais momentos esta falta de ar se apresenta em você (se for necessário anote o dia, hora, lugar e contexto da situação vivida).
Isso te ajudará a ter mais ou menos uma noção da válvula propulsora do sintoma.
Mas o bacana seria buscar ajuda para que o quadro não evolua para uma TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) ou Pânico.
Espero tê-la ajudado de alguma forma.
Paz, luz e bem para ti!
Prof. Dra. Ligia Cristina Nascimento Meira
Psicanalista, Psicólogo, Terapeuta complementar
Rio de Janeiro
Olá , indicaria antes de poder ter uma hipótese diagnóstica que buscasse um bom médico para avaliá-lo clinicamente com auxílio de todos os exames possíveis para descarte de problemas físicos. Não havendo nada na avaliação médica, pôde-se pensar em problemas de ordem psicossomáticas caudadas provavelmente por fatores de ansiedade , angústia, etc .que deve ser avaliado por um bom Psicologo . Espero ter ajudado
Dra. Cleuza Barbieri
Psicólogo
Águas Claras
Busque ajuda de um psicólogo qualificado! Quando um processo tão natural como respirar se torna uma angústia, com certeza algo no seu emocional não vai bem!
Dra. Caroline Signori Feix
Psicólogo
Balneário Camboriú
Olá! Difícil, não? Você pode estar sofrendo com ansiedade. Geralmente, a ansiedade é advinda de pensamentos equivocados acerca de algo que esteja vivendo. Acredito ser importante a busca por um profissional da psicologia que te ajudará a encontrar a raiz destes pensamentos. Se precisar, estou à disposição! ????
Prof. Cecilia Dal Magro
Psicólogo
Rio de Janeiro
Imagino como deva ser dificil pra você viver dessa forma... Existem outros sintomas além desse? Eu recomendo que vc busque um profissional qualificado para fazer uma avaliação psicologica e para atende-lo caso seja necessario. É importante tambem buscar uma avaliação médica para descartar outros problemas clínicos.
Espero que tenha ajudado!
 Evacyra Viana Peixoto
Psicólogo
Campos Dos Goytacazes
Procure um profissional da área psi, você provavelmente necessita de tratamento, ok?
 Luciano Bugalski
Psicólogo
Curitiba
A psicoterapia pode ser um processo que ajuda a reduzir ou até eliminar qualquer tipo de sofrimento, porque não é necessário esperar sintomas mais graves para isto. Costumo dizer que qualquer pessoa deveria se submeter à psicoterapia, nem que seja como experiência, porque nem sempre temos consciência do que se passa conosco. Por isso, lendo seu relato, penso que seria interessante iniciar para tentar identificar o que causa esta sensação. Porém, não se deve ignorar que pode ser uma questão fisiológica que precise de acompanhamento médico. Ficará tudo bem!
 Aline Saramago Sahione
Psicólogo, Psicanalista, Nutricionista
Rio de Janeiro
Seria interessante buscar um médico clínico geral, que possivelmente lhe indicará um pneumologista, cardiologista ou ainda outra especialidade para que tenha os exames físicos em dia. Ou mesmo ele perceberá que é uma questão psicológica e lhe indicará a um psiquiatra, que você pode ir para que lhe encaminhe a uma clínica psicológica caso você tenha plano. No mais, pelo seu pensamento de achar que vai morrer, isso é um sintoma de Pânico, ou seja, uma Ansiedade muito intensa. É importante você fazer um acompanhamento psicológico para que seus pensamentos, suas emoções e comportamentos sejam analisados e cuidados a fim de aliviar o seu sofrimento e você voltar à normalidade. Não tem mistério, há situações em que precisamos de especialistas para cuidar de nós e na situação em que você se encontra os caminhos são esses que coloquei aqui. Entretanto, você é quem pode melhor saber e escolher os melhores caminhos para si e talvez prefira até mesmo ir direto em um psiquiatra e num psicólogo se já perceber que não é algo físico, mas sim, psicológico. Mas na dúvida, fazer um check-up é sempre indicado. Espero ter ajudado. Qualquer coisa conte comigo.
Com carinho,
Aline Saramago
Dra. Neusa Mazzola
Psicólogo
Xaxim
Olá primeiro sugiro uma avaliação médica, ele irá diagnosticar seu quadro clínico e em seguida poderá fazer encaminhamento para uma avaliação psicológica. Pode ser quadro ansioso, porém precisa uma avaliação mais profunda. Estero ter ajudado, abraço.
Faltam dados para ajudar mas sugiro que busque a avaliação de um médico.
 Priscilla Damasceno
Psicólogo
São Paulo
Olá realmente os sintomas descritos, remete à sinais de um quadro de ansiedade. Porém o indicado seria agendar um médico clínico para descartar qualquer hipótese e concomitantemente um psicólogo, pois imagino que só o fato de ficar buscando "ar/oxigênio" o tempo todo e sentir insuficiente já gera uma angústia. Estou á disposição para maiores esclarecimentos, abraço.
Dr. Caio Cesar Gomes
Psicólogo
Santa Maria
Praticamente unânime o parecer. Trate a sua ansiedade
Dra. Fabiana Cruz Destro
Psicanalista, Psicólogo
Araraquara
Boa tarde.
Muitos sintomas relacionados à respiração têm a ver com crises de ansiedade.
Seria importante antes realizarmos uma avaliação psicológica com o intuito de verificar essa real possibilidade.
Também consultar se com Médico cardiologista e até mesmo com outras especialidades a fim de excluir outras hipóteses.
Estamos a disposição.
Obrigada.
Abraço.
 Mônica da Paixão
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Bom dia. Pelo seu relato, parece se tratar de crises de ansiedade. Oriento à procura de um médico para descartar quaisquer causa orgânica e ajuda psicológica.
 Elizabeth Palermo
Psicólogo
Recife
Existe uma condição que dificulta a respiração que é a rinite hipertrófica, com o aumento dos cornetos. Procure um otorrino que ele saberá se é isso. Não se preocupe, se você está falando é porque você está respirando mas, se for esse quadro, é de fácil tratamento. Se não for um quadro orgânico, pode ser um transtorno de ansiedade. Um psicólogo poderá lhe ajudar bastante e se, necessário, lhe encaminhar a um psiquiatra. Os medicamentos, se necessários, hoje em dia são excelentes e não vão lhe fazer mal. Uma crise de ansiedade mal tratada pode lhe fazer mas mal do que os medicamentos adequados. O importante é que você fique tranquilo e viva em paz.
Dra. Viviane Peba L. Tatagiba
Psicólogo, Terapeuta complementar, Psicanalista
Nova Iguaçu
Seu relato parece estar passando por um processo de ansiedade e tentando controlar através de exercícios de respiração. No entanto, são muitos fatores que precisam ser observados que, somente com uma anamnese e acompanhamento seria possível um diagnóstico preciso. Procure a ajuda de um psicólogo.
 Thiago Sepulveda
Psicólogo
Rio de Janeiro
Busque um profissional de psicologia. Com o auxílio de um psicólogo, você conseguirá manejar melhor esses pensamentos ansiosos que podem estar te causando desconforto no seu dia a dia.
Acredito Que tenha alguma ansiedade que está te levando para um desespero. Busque ajuda psicólogica para tratar isso e vc poder recuperar sua segurança de respirar sem esse medo. Procure um psicólogo. Abraço
 Pricila Costa
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Esses sintomas geralmente estão presentes nos quadros ansiosos. Primeiramente, sugiro que procure um médico, sendo descartado problemas fisiológicos, procure por um Psicólogo para te auxiliar nesse momento de dificuldade, para trabalhar seus conflitos internos que te causam ansiedade. A terapia é uma excelente ferramenta para te ajudar nesse processo. Fica posto meu convite! Abraço!
 Aline Fernandes da Silva
Psicólogo
Joinville
É importante investigar se essa necessidade de respirar fundo é fisiológica ou se é de origem ansiosa. Recomendo buscar um pneumologista para identificar se de fato é uma causa biológica. Caso não seja, é aconselhável procurar um profissional da psicologia para tratar os sintomas de ansiedade que podem estar te fazendo se sentir desta forma. Espero ter ajudado! Estou a disposição, caso precise.
 Ricardo Alexandre Ribeiro
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá! Os sintomas de síndrome do Pânico respondem bem ao tratamento combinado de remédios mais psicoterapia. Durante o tratamento, algumas práticas de respiração e meditação poderão ser ensinadas e isso pode ajudar bastante no dia a dia com as crises.
 Léa Olímpio de Moura
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Procure primeiro um clínico para avaliações mais precisas. Descartando fatores da clínica médica podem ser analisadas questões emocionais. Nesse segundo, a Terapia Cognitivo Comportamental é muito recomendada, principalmente pela uso de técnicas para regulação emocional e treino de habilidades para cada quadro específico.
 Bacellar Cazão
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Psicoterapia, talvez otorrino e pneumo, e talvez medicação.
 Ananda Cedraz
Psicólogo
Salvador
Olá, obrigada por compartilhar conosco como se sente! Então, eu lhe aconselho a procurar a terapia para entender melhor o que está lhe angustiando. Mas falando especificamente sobre esse sintoma, parece muito com sintomas de ansiedade, por isso a psicoterapia pode lhe ajudar a entender melhor e saber como lidar com isso!
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Olá. Agende uma sessão com psicólogo. Abraço.
Dra. Andressa Américo
Psicólogo, Psicanalista
Jaraguá Do Sul
Essa necessidade constante de respirar fundo, junto com a sensação de que algo ruim pode acontecer quando você não consegue, é um sintoma que muitas vezes está associado à ansiedade. Em situações de ansiedade, nosso corpo entra em um estado de alerta, o que pode afetar a respiração e levar a uma sensação de falta de ar, mesmo que fisicamente estejamos bem. Para lidar com isso, técnicas de respiração consciente e exercícios de relaxamento são muito eficazes, pois ajudam a regular o sistema respiratório e a reduzir a sensação de sufocamento. Recomendo buscar um psicólogo para trabalhar essas técnicas e explorar as causas dessa ansiedade, o que pode contribuir para que você se sinta mais no controle das suas reações. Te convido também a refletir sobre os momentos em que essa sensação surge e o que pode estar em jogo emocionalmente nessas horas. Um processo psicanalítico poderá ajudar você a compreender melhor a origem desses sentimentos e a aliviar a angústia associada a eles.
Espero ter ajudado, fico a disposição.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
O que você está sentindo é muito comum em pessoas que estão lidando com ansiedade. A vontade constante de respirar fundo e a sensação de que não consegue fazê-lo adequadamente podem estar relacionadas ao ciclo de hiperventilação que a ansiedade pode causar. Essa sensação de "falta de ar" não significa que você está em perigo ou que seu corpo está realmente sem oxigênio, mas sim que o padrão respiratório está desequilibrado devido à tensão.

A ansiedade pode levar a uma respiração superficial ou rápida, o que pode fazer você sentir que não está recebendo ar suficiente, mesmo quando está. Esse padrão respiratório pode causar mais ansiedade, criando um ciclo em que você sente necessidade de respirar fundo repetidamente. O importante é quebrar esse ciclo, e existem algumas estratégias que você pode tentar.

Uma técnica eficaz é a respiração diafragmática. Sente-se ou deite-se em um lugar confortável. Coloque uma mão no abdômen e outra no peito. Inspire pelo nariz, de forma que o abdômen (e não o peito) se mova. Depois, expire lentamente pela boca, como se estivesse soprando suavemente. Tente fazer isso em um ritmo lento, contando até quatro na inspiração e até seis na expiração. Esse tipo de respiração ajuda a regular o sistema nervoso e interromper a sensação de sufocamento.

Outra abordagem que pode ajudar é a prática de mindfulness ou meditação. Essas técnicas ajudam você a focar no momento presente e a lidar com a ansiedade sem ficar preso ao medo de que "algo ruim" possa acontecer. Você pode começar com práticas simples de atenção plena, como observar sua respiração ou focar em algo ao seu redor, como sons ou texturas.

Se isso está acontecendo com frequência e interferindo na sua vida, buscar apoio profissional pode ser muito útil. Um psicólogo pode ajudá-lo a identificar os gatilhos dessa sensação e trabalhar estratégias específicas para lidar com ela. Em casos mais intensos, um psiquiatra pode avaliar se é necessário algum tipo de medicação para aliviar os sintomas enquanto você trabalha as causas na terapia.

Você não está sozinho, e esse tipo de sintoma é tratável. O mais importante é cuidar de si mesmo e buscar formas de aliviar essa sensação para que ela não limite sua vida. Se precisar de mais orientações ou quiser conversar sobre o que está sentindo, estarei aqui para ajudar.
Sentir uma vontade constante de respirar fundo, acompanhada de uma sensação de que você pode não conseguir, é uma experiência angustiante e pode estar relacionada a questões de ansiedade. Muitas pessoas enfrentam essa sensação, que pode ser provocada por estresse, preocupações ou até mesmo situações cotidianas que geram tensão emocional.

Primeiramente, é importante lembrar que você não está sozinho nessa experiência e que existem maneiras de lidar com isso. Uma técnica que pode ajudar é a prática de respiração controlada. Tente inspirar profundamente pelo nariz, contando até quatro, segure a respiração por alguns segundos e, em seguida, expire lentamente pela boca, contando até seis. Essa técnica pode ajudar a acalmar o sistema nervoso e reduzir a sensação de falta de ar.

Além disso, considerar a possibilidade de buscar suporte profissional é fundamental. A psicoterapia, especialmente a terapia cognitivo-comportamental, pode ser muito eficaz para trabalhar com a ansiedade e ajudar a identificar e modificar os padrões de pensamento que podem estar contribuindo para essas sensações. Um profissional pode guiá-lo no desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e no entendimento das causas subjacentes a essa angústia.

Estou à disposição para ajudar nesse processo e forneço apoio para que você possa encontrar um caminho mais leve e saudável. Para mais informações e para agendar uma consulta, você pode acessar os seguintes links: Doctoralia e Humanamente Falando.

Com afeto,
Leonir Troscki - CRP12/12755.
 Camila Sadala
Psicólogo
Belo Horizonte
O que você está sentindo pode estar relacionado à ansiedade ou ao transtorno do pânico, e essa necessidade constante de respirar fundo pode ser um reflexo do seu corpo tentando lidar com essa ansiedade. Muitas vezes, quando estamos ansiosos, nossa respiração fica irregular ou superficial, o que pode gerar a sensação de falta de ar e a necessidade de inspirar profundamente. Isso pode acabar se tornando um ciclo: quanto mais você presta atenção à respiração e tenta controlá-la, mais ansioso se sente quando não consegue respirar como gostaria.

Se isso tem acontecido com frequência e está causando sofrimento, é importante buscar ajuda de um especialista, como um psicólogo e um psiquiatra. A terapia pode te ajudar a compreender melhor esses sintomas e a aprender estratégias para lidar com a ansiedade, enquanto um psiquiatra pode avaliar se há necessidade de algum tratamento medicamentoso para te ajudar a regular esse processo.
Buscar ajuda profissional pode fazer uma grande diferença para que você consiga entender melhor esse processo e encontrar formas mais eficazes de lidar com a ansiedade. Você não precisa enfrentar isso sozinho!
A sensação de não conseguir respirar fundo (não "completar" a respiração), mesmo puxando o ar normalmente, é um sintoma muito comum da ansiedade - e é normal causar esse medo porque foge do comum. Isso acontece porque, em momentos de estresse, o sistema nervoso ativa o modo de alerta e altera o padrão respiratório, ficando mais desregulado. Esse ciclo pode gerar a sensação de sufocamento, mesmo sem um problema físico real.

O mais importante nesse momento é não entrar em pânico! Tente regular sua respiração: inspire pelo nariz contando até 4, segure por 2 segundos e solte lentamente pela boca contando até 6. Outra técnica eficaz é soltar o ar primeiro, esvaziando os pulmões antes de inspirar novamente. Isso ajuda o sistema nervoso a se acalmar e interrompe o ciclo da hiperventilação.

Se essa sensação persiste há dias e não existe um fator emocional aparente, é sempre válido buscar uma avaliação médica para descartar outras causas. Mas, se estiver relacionada à ansiedade, o acompanhamento psicológico pode te ajudar a entender e controlar esses sintomas a longo prazo! Procure um(a) psicólogo(a)!
 Maria Hime
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Olá, isso pode ser um ataque de pânico. Seria interessante você buscar ajuda para entender as causas subjacentes. Marque com um psicólogo para poder avaliar melhor!

Especialistas

Heloísa Lorenzoni

Heloísa Lorenzoni

Psicólogo

Araraquara

Carolina P. de Castro Freitas

Carolina P. de Castro Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Lucas Vasconcelos

Lucas Vasconcelos

Psicólogo

Goiânia

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Sheila Crespo

Sheila Crespo

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 151 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.