Sinto que sou uma mulher presa em um corpo masculino, durante minha vida toda me senti deslocada, fora

11 respostas
Sinto que sou uma mulher presa em um corpo masculino, durante minha vida toda me senti deslocada, fora de sintonia com quem convivia e em meus relacionamentos. Meus familiares não aceitariam uma transição física para o corpo que cabe melhor a mim. Como devo prosseguir?
Primeiramente você necessita estabelecer alguns passos para que sua decisão sobre a transição físíca se torne completamente esclarecida. De modo geral, uma junta interdisciplinar formada por vários profissionais da saúde como psiquiatras e psicólogos ajudará a compor uma decisão tão importante e definitiva como essa. Parte do trabalho destes profissionais é entrevistar a família para obter informações e também oferecer esclarecimentos e apoio. O parecer desta junta interdisciplinar é imprescindivel para a realização de uma cirurgia criteriosa e segura. O acompanhamento psicológico é também necessário durante esse processo, este atendimento englobará os familiares, favorecendo o diálogo entre todos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Procure um psicólogo, faça terapia para se entender melhor, se conhecer, trabalhar os medos, angústias para depois tomar qualquer decisão de modo tranquilo e natural.
Primeiro nascemos da família e somos completamente dependentes destes. Mas depois, temos que nos independizar e ser o que queremos ser. Portanto, tens o direito de escolher e ser. Com ou sem a ajuda e a aprovação da família. Autonomia psicológica, afetiva, financeira... um percurso e tanto, desafiador mas realizador.
Psicoterapia de conscientização.
Recomendo, como fizeram outr@s em cima, procurar a psicanálise ou psicoterapia profunda (por exemplo humanista) para entender bem os seus desejos e se fortalecer o suficiente para persegui-los. Por exemplo o desejo de mudar o corpo tem várias faces. Não é necessáriamente uma solução para o que você deseja na vida. Outros aspetos relacionais podem ser mais importantes, e estes se apreendem na psicanálise ou psicoterapia. Por exemplo, no caso de você encontrar um homem para uma relação amorosa que gosta do seu corpo como está? Não dá para imaginar isto? Nem todo homem precisa de parceir@ com corpo feminino. Mesmo assim, você pode se expressar como mulher em todos os aspetos do seu ser. Estas questões, em cada caso, precisam ser trabalhadas. Por isso, concordo em recomendar a você procurar ampla ajuda antes de tomar a decisão que, ela, não seria sem risco para sua vida sexual e afetiva.
Oriento vc a procurar uma equipe multidisciplinar (psicóloga, psiquiatra) para fazer um acompanhamento de 1ano e decidir sobre a mudança de sexo ou não.
Você precisa entrar em contato consigo mesmo,se perceber e conscientizar no que está querendo realmente se identificar. Procure primeiro agradar a si mesmo depois o outro. Faça uma psicoterapia que irá se reesignificar enquanto ser no mundo.
At.
Mônica Araújo.
Você mesma já esta falando que sente-se presa num corpo. E não é só no corpo, presa em muitas questões referentes a sua sexualidade. Contudo, certamente, presa em dúvidas, medos, inseguranças e muito sofrimento. Quando nossos desejos são muito tolhidos, sofremos. O que fazer...buscá-los!
Nem sempre conseguimos. Geralmente é muito difícil.
Exige muito de nós. Refletir sobre o quanto faria você sentir-se mais livre, impulsionaria a procurar ajuda.
Um profissional da psicologia/psicanálise com certeza poderá ajudá-la.
Atenciosamente,
Procure atendimento em psicoterapia.
Você me parece bem decidida quanto a sua identidade de gênero, logo sua questão implica as consequências da materialização em seu corpo dessa decisão frente a sua família. A viabilidade da transformação almejada requer uma série de avaliações, por diversos profissionais. Ainda assim, penso que sua dúvida se dirige a algo anterior a esse ponto. Se for isso mesmo, invista em uma terapia para que consiga separar o que é seu, o que é do outro; que peso deve dar para suas questões e para as do outro. Cada decisão comporta consequências que podem ser consideradas satisfatórias de um ponto de vista e insatisfatórias de outro. Muito dificilmente obtemos tudo o que queremos da forma como queremos. É preciso fazer escolhas! Você quer viver de um modo que agrade a si mesma ou aos outros? O que de fato você quer?
Todo cuidado é pouco. Se você está perguntando é porque tem dúvidas, e na dúvida, NÃO tome nenhuma decisão sem uma refinada avaliação psicológica. Pior do que fazer mudança de sexo ou coisa semelhante, é se arrepender depois como já aconteceu com muitos...
Fico a disposição para tirar dúvidas... Um forte abraço e boa sorte!!!

Especialistas

Denes Ferreira Izidro

Denes Ferreira Izidro

Psicanalista

Brasília

William Figueiredo

William Figueiredo

Psicanalista

São Bernardo do Campo

Ataciso Gomes da Silva Júnior

Ataciso Gomes da Silva Júnior

Psicólogo

Águas Claras

Maria Luiza Lins Alves

Maria Luiza Lins Alves

Psicanalista

Palmas

Rogério Rocha

Rogério Rocha

Psicanalista, Terapeuta complementar

Duque de Caxias

Renan Marin

Renan Marin

Psicanalista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 63 perguntas sobre Incongruência de gênero
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.