Sinto que estou me apaixonando pelo meu terapeuta e até mesmo tendo desejos por ele, oque eu faço ne

14 respostas
Sinto que estou me apaixonando pelo meu terapeuta e até mesmo tendo desejos por ele, oque eu faço nessa situação ? Informando isso a ele, ele me encaminhará para outro profissional ? Faço terapia com ele a muito tempo e gosto do trabalho dele, não gostaria que mudasse
Olá! Informar isso ao seu psicólogo é uma forma que você tem de trabalhar esse sentimento dentro da situação terapêutica. Você pode buscar entender se você se apaixonou pela escuta e pelo acolhimento, por exemplo, e quais relações que isso tem com sua vida. A partir daí várias questões relevantes podem ser trabalhadas com este profissional, caso ele se disponha a isso, claro.

Olá! Estar se apaixonando pelo seu analista não é algo que determinará o fim da análise, mas conversar com o profissional sobre esse assunto possibilitará que sejam trabalhadas as questões geradas por essa forma de transferência ( sua relação com seu psicanalista). Espero ter ajudado, estou á disposição!
Olá! Conversar com o seu analista sobre essa sensação é algo que te permitirá fazer alguma coisa a partir dela. Deixar de dizer te coloca em uma posição defensiva na sessão, semelhante a de quem esconde um segredo, e isso pode comprometer o andamento da sua análise. Depois de dito, vocês poderão avaliar como o tratamento pode seguir a partir disso. Um abraço!
A transferência amorosa pelo analista é algo comum e pode estar ligado diretamente a alguma de suas questões e deve ser trabalhada em sessão. O ideal é que você informe o que está acontecendo ao seu analista para que seja possível a análise desse sentimento.
É importante que, caso você esteja com vergonha de falar sobre isso com o seu analista, se esforce para quebrar essa barreira, pois nós profissionais estamos preparados para lidar com esse tipo de demanda e você será não será julgado, mas sim acolhido.
Essa situação é bastante comum nas sessões de Psicoterapia, pois com o acolhimento do psicólogo, a cliente se sente muito bem e pode confundir essa sensação com uma espécie de paixão por ele. Esse processo ocorre e damos o nome de transferência, quando a cliente projeta no terapeuta todas os seus conteúdos inconscientes. Mas isso deve ser trabalhado nas sessões para que isto não se torne mais um problema para a cliente.
Boa tarde. Claramente tem algo a trabalhar mais profundamente em psicoterapia, pode ser sua carência, fantasias, codependencia emocional. Primeiro sugiro pensar seus objetivos terapêuticos, depois conscientizar-se que você esta envolvida demais ou sem consciência de projeções, e isso precisa precisa ser comunicado ao seu psicólogo ou você trocar de profissional para trabalhar esse sentimento platônico, fantasioso. Entendo que terapia envolve confiança e você gosta do trabalho dele mas já existe uma transferência que precisa ser urgentemente resolvida para garantir sua psicoterapia.
Olá. Recomendo que você leve o tema para a sua sessão e assim abra uma oportunidade de tratá-lo junto ao seu analista/ terapeuta.
É bastante comum desenvolver sentimentos pelo terapeuta, um fenômeno conhecido como *transferência*, onde as emoções, desejos ou sentimentos inconscientes são projetados no profissional. Esses sentimentos podem refletir desejos, experiências ou dinâmicas de relacionamento anteriores. O mais importante é comunicar isso ao seu terapeuta. Ele provavelmente está preparado para lidar com esses sentimentos de maneira profissional e ajudar você a compreendê-los no contexto da terapia.

É improvável que ele vá te encaminhar para outro profissional apenas por causa disso, a menos que sinta que a situação possa comprometer o progresso terapêutico. O objetivo é explorar esses sentimentos juntos e ver como eles podem ajudar no seu autoconhecimento.

Fico a disposição
Fale com seu psicoterapeuta sobre isso e exponha a sua dúvida. Juntos vocês poderão investigar esses sentimentos e tomar a melhor decisão. Abraço!
Olá! Se apaixonar pelo terapeuta é muito mais comum do que se imagina. No ponto de vista técnico profissional chama-se "transferência " Os sentimentos e sensações que surgem no contexto de uma psicoterapia fazem parte do tratamento, Quanto a comentar ou não com seu Terapeuta, fica a seu critério para que juntos possam analisa-lo. Minha sugestão como profissional falar sobre essa questão irá promover grandes aprendizados, tanto para você, quanto para o profissional que está lhe atendendo. Não se culpe, A principal questão é o seu bem estar antes de tudo. Se caso decidir levar a questão , se espera dele um comportamento ético em relação a vc e a posição profissional. Desejo boa sorte!
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise - R$ 250
Apaixonar-se pel@ terapeuta é totalmente normal, pois é uma forma de resistência. Em outras palavras, a paixão é o caminho mais fácil imaginado pelo seu inconsciente para escapar das dificuldades que inevitavelmente ele deve estar sentindo na relação. Falar ou não falar? Na psicoterapia sempre se fala tudo e qualquer coisa que vem à mente. É a regra numero um. Só assim @ cliente avança.
Oi! Se apaixonar pelo terapeuta é bem comum. Chama-se "transferência " e fazem parte do tratamento, comentar ou não fica a seu critério. Mas seria bom para que juntos possam analisar este sentimento. Assim irá promover bons aprendizados, Não se culpe, A principal questão será como agir depois dessa questão, o esperado será um comportamento ético. Desejo boa sorte
Boa noite, como está?
Se apaixonar pelo terapeuta é algo que pode acontecer mesmo, mas talvez você tenha se apaixonado pelo que a terapia e ele te oferecem, não por ele em si, ele você nem conhece.
Você pode comunicar isso a ele e ele tomará decisões possíveis para a direção do tratamento, seja encaminhar, seja manejar esse afeto de uma outra forma.
Diga a ele que não quer mudar, mas é importante falar.
Espero ter ajudado, até mais.
Olá! Os afetos presentes dentro de um processo analítico poderão ocupar lugar norteador a condução do tratamento. O analista é um outro, e ao outro direcionamos afetações através do que nos remete. Falar sobre o que supõe que aconteceria e o que deseja falar poderá dizer sobre outras coisas além da dita. Não existe saber prévio. Abraço.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!