Sinto que estou com depressão pois tenho uma tristeza constante, depois que terminei um relacionamento,

7 respostas
Sinto que estou com depressão pois tenho uma tristeza constante, depois que terminei um relacionamento, o que devo fazer?
 Patrícia Martins
Psicólogo
Belo Horizonte
Sentir a perda de um relacionamento de fato é "normal" para o momento, mas se está causando grande prejuízo à sua rotina é preciso que encontre outras formas de ter prazer com a sua rotina ou até mesmo reencontrar o sentido para o seu dia a dia.
O trabalho psicoterápico poderá lhe auxiliar a enfrentar este momento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Nem toda tristeza se resume em depressão. Existe critérios para diagnosticar um quadro depressivo. A tristeza é um sentimento como a felicidade. A perda faz parte do processo de amadurecimento. Existe pessoas que superam mais rápido e existem pessoas que acha que não consegue suportar a tristeza . Dê tempo ao tempo. Caso vc perceba que a tristeza esteja lhe afetando no seu convívio social e profissional, sugiro procurar um (a) psicólogo (a) para uma avaliação. Procure caminhar todos os dias, pois a atividade física ajuda a combater o estresse e a depressão. Hábitos saudáveis e corpo saudável é igual mente saudável! Espero ter ajudado! Boa sorte!

Forte Abraço.
 Karina Petroli
Psicólogo
Bento Gonçalves
Ficar triste faz parte da nossa vida, se este sentimento estiver atrapalhando ou causando maiores problemas na sua vida, sugiro procurar ajuda de um Psicólogo para ajudar a enfrentar a situação e amenizar a dor da "perda".
Depois que você termina um relacionamento é normal que sinta uma tristeza e um certo luto, afinal você teve uma perda e precisa readaptar a sua vida para uma nova realidade sem o seu antigo companheiro. Isso nem sempre é fácil e cada pessoa vive essa dor de um jeito. A depressão requer um critério diagnóstico que vai muito além da tristeza.Então, por enquanto, descarte isso. Se essa tristeza estiver atrapalhando a sua rotina, aconselho que busque uma ajuda psicoterapêutica, para que possa trabalhar e melhorar essa dor. Espero ter ajudado.
 Vilma Oliveira
Psicólogo, Psicanalista, Sexólogo
Londrina
A tristeza faz parte do momento que você diz estar vivendo. Afinal foi uma perda. Se permita ficar triste pelo fim desse relacionamento. Se a duvida é que você percebe que o tempo esta passando e nada melhora converse com um psicologo para uma avaliação do seu quadro.
 Flávia Fleury
Psicólogo
Belo Horizonte
É esperado que diante de uma perda, as pessoas passem por um período de tristeza, em função do processo de luto. Caso essa tristeza esteja prejudicando sua funcionalidade ou esteja muito intensa é aconselhável psicoterapia. Se os sintomas persistirem causando-lhe prejuízo e sofrimento, importante fazer uma avaliação psiquiátrica.
 Tatiana Santos
Psicanalista
Salvador
Sentir tristeza frente a determinados eventos é esperado. Contudo, caso esteja muito difícil manter a rotina diária e os sintomas persistirem por um longo período busque ajuda especializada. A psicoterapia analítica poderá auxiliar. Boa sorte!

Especialistas

Lara Almeida

Lara Almeida

Psicólogo

São José dos Campos

Carolina P. de Castro Freitas

Carolina P. de Castro Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Erik Costa Oliveira

Erik Costa Oliveira

Fisioterapeuta

Eirunepé

Enzo Rezende

Enzo Rezende

Psicólogo

Curitiba

Mary de Morais Durso

Mary de Morais Durso

Psicólogo

Belo Horizonte

Iasmin Eloise Souza Silva

Iasmin Eloise Souza Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 147 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.