Sinto que a medicação que uso nao tem mais o mesmo efeito que antes. Pode uma medicação usada por

8 respostas
Sinto que a medicação que uso nao tem mais o mesmo efeito que antes. Pode uma medicação usada por longo período diminuir sua eficácia? ou foi o meu quadro que se agravou?
Olá. A medicação indicada para quadros de depressão é eficaz na medida em que auxilia no controle dos sintomas, trazendo alivio e bem estar. A cura efetiva, ou até mesmo o avanço para a diminuição dos remédios passa por mudanças de comportamentos, sentimentos e atitudes. Para que o tratamento seja conclusivo é necessário também um acompanhamento psicológico para que você possa ser auxiliada na identificação das mudanças necessárias. Sem isso, o organismo começa a absorver os medicamentos, criar defesas contra ele e consequente acomodação. Tente uma ajuda terapêutica, principalmente para entender o que você atribui como agravamento do problema. Faça isso e seja feliz.

É importante saber qual a medicação em questão.
Sua pergunta está relacionada ao conceito de tolerância medicamentosa (medicação não ter mais o mesmo efeito que antes).
A tolerância medicamentosa pode acontecer com algumas medicações, como os benzodiazepínicos (p.ex., Rivotril, Diazepam). Quando há tolerância medicamentosa, é necessário o aumento da dose da medicação em uso para que se tenham os mesmos efeitos obtidos com a dose anterior. Isso não ocorre com os antidepressivos. Não há diminuição da eficácia dos mesmos, porém, muitas vezes, é necessário o aumento da dose ou mesmo a troca da medicação quando o paciente não apresenta uma boa resposta.
Caro internauta, em primeiro lugar seria importante saber a medicação em uso. Os melhores resultados pertencem a categoria dos antidepressivos e não aos ansiolíticos. Esse é o primeiro ponto a aclarar.

Em segundo lugar, na minha opinião é um erro pautar o tratamento só na medicação. A psicoterapia é fundamental para que você reconheça quais são os pensamentos e sentimentos em relação ao passado, presente ou futuro que são disfuncionais e aprenda estratégias para lidar com eles de forma ir na direção do estado mental e emocional desejado. Há um trabalho a ser feito que vai além das medicações. Repense o seu tratamento e converse com seu médico assistente. Cordialmente, Dra Rita Cytryn
Quanto a medicação são muitos itens a serem avaliados a começar com a pergunta se vc toma mais de uma medicação? Como administra? O que seu médico diz referente este quadro? Você consulta regularmente seu médico? Por não sabermos exatamente como se desenvolve a condição ao qual você está vivenciando não tem como alcançar uma resposta exata. Concordo com o que indicaram sobre repensar no tratamento e verificar com seu médico o tratamento atual,. E a psicoterapia vai lhe auxiliar na melhoria da qualidade de vida por trabalhar a sua individualidade. Um forte abraço!
Boa noite, é possível que seu organismo tenha se adaptado a medicação de forma a não mais fazer efeito, pedindo dessa forma uma dose mais forte da medicação usada. Por isso é importante o acompanhamento psicológico através de terapias que o ajudarão a com o tempo ir diminuindo o uso de medicamento gradativamente até não mais precisar do mesmo. Acho uma boa, no caso, a visita a um psicólogo de Terapia cognitiva comportamental e uma visita a um psiquiatra para avaliação da medicação e doses.
Espero tê-lo ajudado
Att. Beatriz Sá
Seria necessário saber qual a medicação em uso, mas é possível que seja um caso tolerância medicamentosa. Após uso prolongada o corpo pode precisar de doses maiores para obter os mesmos resultados. Converse com seu médico. No entanto, aumentar as doses de remédios psiquiátricos sem tratar das causas do seu sofrimento não é um bom caminho. Tais remédios possuem efeitos colaterais que podem prejudicar sua qualidade de vida (libido, concentração, memória etc). Busque acompanhamento com um psicólogo para que posso entender as causas e buscar estratégias para passar a se relacionar com suas questões de outra forma. Estou a disposição
Olá, dependendo de qual medicação vc usa, o organismo pode se habituar a dose e ai se torna necessário fazer um reajuste da mesma. Sugiro que vc volte no seu médico e converse sobre essas suas dúvidas com ele. Só ele poderá te orientar de maneira adequada
Bom dia, como os colegas a cima já falaram não se pode confiar a cura somente aos medicamento, é importante frequentar a psicoterapia para adquirir mais consciência de que nos deprime e nos deixa pra baixo, sozinhos é difícil sair do estado de rebaixamento emocional. Procure ajuda de um psicologo/a para entender melhor o que está acontecendo com você e superar a preocupação de agravamento e/ou perda de eficacia dos medicamentos