Sinto pânico em fazer exames médicos porque isso acontece?

29 respostas
Sinto pânico em fazer exames médicos porque isso acontece?
Porque é uma pergunta que requer todo um olhar, uma conscientização de quem está sendo, de quem foi, o que aprendeu, como se sente na vida, como se sente nos exames, enfim, algo a ser percorrido por você e um psicólogo de forma a estar mais inteiro e apoderado de si mesmo em relação a esse medo que deve falar muito de medos mais antigos. É uma proteção consigo mesmo, mas que hoje em dia não é mais necessária, pelo menos em relação a exames. Estou às órdens.

Olá! As fobias podem ter diferentes causas, como por exemplo alguma situação que você tenha vivido ou ouvido falar durante sua história de vida. Você pode ter pistas dessas causas prestando atenção a seus pensamentos quando sentir esse pânico associado a exames médicos. De qualquer forma, a terapia pode ajudar a entender e trabalhar o enfrentamento gradual da situação para minimizar o problema. Abraços!
O medo pode ter várias origens, as fobias geralmente não representam um perigo real,mas causa uma ansiedade extrema que acarretam sintomas físicos como falta de ar, taquicardia, ataques de pânico...
É muito importante você procurar ajuda de um psicólogo para que juntos descubram o por quê e a função desse medo na sua vida, o que ele representa para você.
Espero ter ajudado!
Olá! O medo, pânico ou fobia podem surgir por vários motivos e podem causar uma ansiedade extrema, gerando assim alguns sintomas físicos e\ou psíquicos. Para você compreender melhor o porque desse pânico aparecer, sugiro que procure um profissional de psicologia com uma abordagem psicanalítica. Uma boa análise proporcionará um melhor entendimento sobre esse sintoma que parece te incomodar. Colocar esse desconforto em palavras vai permitir você não somente entender o que ele representa pra você, mas a lidar com esse pânico quando ele surgir. Espero ter contribuído. Abraços!
É possível que você carregue crenças negativas e disfuncionais acerca de contextos que envolvam exames. A partir dessas crenças, seu organismo responde ansiosamente quando você está diante dessas situações. E por fim, você interpreta negativamente os sintomas de pânico que surgem, o que acaba inflamando ainda mais os sintomas. No entanto, essa é somente uma hipótese explicativa dentre muitas outras que são possíveis.
Vale ressaltar que é importante que consulte um psicoterapeuta para avaliar melhor a questão.
Provavelmente por conta dessa situação trazer algum significado para você que desperta medo, ansiedade, e outras emoções. Entender seus pensamentos, o que pensa e como pensa, ajudaria você a entender melhor essa situação e com o tempo amenizar os sintomas. A psicoterapia pode proporcionar esse conhecimento. Procure um psicólogo.
Bom dia! Seu medo pode ter diversas motivações; seria enganoso e soberbo eu apontar quaisquer possibilidade para tal, sem um prévio conhecimento e/ou acompanhamento individual.
Sugiro que, para melhor compreensão e logo, possibilidade de direcionar seus sentimentos de forma mais produtiva e/ou adequada à você (subjetivo), inicie assim que possível, com análise pessoal individual.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Olá, é importante analisar em relação aos exames o quão esse pânico te prejudica, e/ou impossibilita você de realizá-los. Pode se tratar de uma fobia ou um trauma, questões que serão trabalhadas da melhor forma possível com um psicólogo e juntos encontrarão quais são essas limitações e maneira de lidar com elas.
Olá, pânico, fobia, medo, podem estar relacionados a uma infinidade de acontecimentos reais ou até mesmo imaginários, o ideal seria buscar ajuda de um profissional de psicológia para entender qual a causa e trata lá.
Boa tarde,

As origens do seu medo podem ser inúmeras, mas em linhas gerais, você provavelmente teve alguma experiência aversiva/traumática ou presenciou alguma, e isso provavelmente foi reforçado em outras experiências com o "micro universo dos exames" e assim seu cérebro registrou esses momentos de forma consistente ou não, fato é que você tem cognições negativas concernentres aos exames e só um processo de dessembilização e reestruturação cognitiva poderão tornar esses momentos menos tensos.

Espero ter ajudado

Psi. Domingos Fernandes

A análise sobre o real motivo sempre é muito individualizada. A investigação sobre o motivo do seu pânico se dará em sessões de análise ou psicoterapia, que é o mais indicado.
Oriento que seja avaliado qual é o seu medo ao realizar uma consulta médica?
Ressalto que síndrome do pânico é um transtorno de ansiedade.
Olá. É interessante procurar a ajuda de um psicólogo para lhe orientar. Dentro de uma avaliação psicológica e psicoterapia talvez seja possível identificar de onde esse medo vem. Espero que tenha ajudado. Atenciosamente.
Boa pergunta. Porque isso acontece ? Ou melhor, para que isso acontece ? Ninguém melhor do que você para entender sobre você mesmo. Caso não ache essa resposta, uma psicoterapia poderia te ajudar, te aproximando de você mesma e repondendo perguntas que só você poderia responder.
Há muitos fatores, entre eles uma questão ligada à ansiedade do subtipo pânico. Neste caso procurar um psicólogo e em determinados casos um psiquiatra também para ver a intensidade do caso, se necessita de medicação. Ambos os tratamentos em conjunto costumam ser efetivos.
Olá! A aversão que sentimos por algum estímulo neutro pode ocorrer em decorrência do condicionamento a algum estímulo aversivo. Ou seja, pode ser que em algum momento de sua vida, os exames médicos tenham sido condicionados a algo que te levou a sentir desconforto emocional. A partir desse momento o seu cérebro registrou que exames médicos são aversivos, trazendo o mesmo sofrimento sempre. Mas isso é apenas uma hipótese, o ideal seria que você buscasse uma avaliação com um Psicólogo. As abordagens indicadas para tratar a sua dificuldade são o EMDR e a Terapia Cognitivo Comportamental.
O medo excessivo pode se expressar diante de diversas situações ou objetos.
É extremamente difícil responder essa tua pergunta objetivamente aqui neste espaço.
Fato é que você possui um medo extremo que parece te preocupar ou prejudicar. É fundamental você procurar um profissional da psicologia para lhe auxiliar na compreensão dessa situação, assim como na busca do que motiva essa resposta sua de medo diante dos exames.
Procure um profissional que lhe inspire confiança e competência.
Boa sorte na busca.
Um abraço.
Olá! A origem deste medo é singular e não é possível ser entendida sem um acompanhamento próximo. Porém reitero que se for exames como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada, pode ser claustrofobia (medo de lugares fechados). Também precisa verificar o medo do resultado de tais exames não ser como o esperado e isso ocasionar o pânico. Ambas as possibilidades precisam de um acompanhamento psicológico para ajudar a trabalhar o medo excessivo, haja vista que é necessário realizar exames periodicamente para manutenção da saúde.
Olá! Para responder essa pergunta é importante entender o que exatamente em sua história te faz ter medo de exames médicos e isso pode ter N fatores. O ideal seria procurar um psicólogo para te auxiliar a entender quais questões te trazem esse medo. Boa sorte.
O MEDO sempre faz parecer bem maior, do que de fato é... Entender do que se trata o exame, porque está fazendo e como ele será feito já o diminuirá bastante... Porém quando se trata de pânico a proporção tem uma dimensão superior, é preciso o auxílio de um profissional para lhe conduzir ao entendimento deste medo, racionalizando-o iremos enfraquecer todo este poder que lhe entregamos até então sobre nossas ações e até mesmo nossa vida.
Olá, toda pessoa tem uma história de vida particular, e na psicanálise podemos construir uma ponte de acesso aos sentimentos, emoções e pensamentos que podem estar influenciando no que você descreve como pânico em realizar exames médicos.
Olá! É interessante compreender os sintomas que acompanham e descrevem o sentimento de pânico indicado por você. Esse movimento de análise desses traços de comportamento, implicarão na condução clínica, se for o caso, mais adequada.

Qualquer dúvida, é só entrar em contato.

Abraço,
Depende do que chama de panico, Pode ser sintomas relacionados a ansiedade. Lembre se que tratamento de psicoterapia pode te ajudar a lidar com o problema.
Olá! Algo te levou a ter esse medo e você interpreta fazer um exame médico como uma espécie de perigo. É necessário investigar todos os sintomas para um possível diagnóstico do transtorno, mas o pânico é o surgimento da ansiedade acerca do que acontece com o seu corpo e você fica com medo das próprias sensações. A psicoterapia pode te auxiliar a avaliar a racionalidade desse medo e a enfrentá-lo. Espero ter ajudado e fico à disposição.
Boa tarde. É importante compreender o que você diz quando diz "pânico" e "fazer exames médicos". Pânico é medo? É ansiedade? É paralisia? E exames médicos? São todos os exames? São os que demandam toque do especialista? Métodos invasivos? O que me aflige é fazê-los? É colher os resultados? Descobrir algo sobre mim que ainda não sei?
Olá! Compreendo que sentir pânico em fazer exames médicos pode ser uma experiência desagradável e desconfortável. De fato, essa reação é bastante comum e pode ter origens psicológicas.
Uma das explicações possíveis é que a realização de exames médicos pode desencadear a sensação de vulnerabilidade e perda de controle sobre o próprio corpo. Isso pode trazer à tona medos e inseguranças que já existiam antes, mas que foram reprimidos ou negados. Além disso, o ambiente de uma clínica ou hospital pode ser percebido como ameaçador e hostil, contribuindo para o aumento da ansiedade.
Outro aspecto importante é que a experiência anterior com exames médicos pode influenciar a forma como lidamos com eles no futuro. Se uma pessoa teve uma experiência traumática durante um exame, como sentir dor intensa ou ser diagnosticada com uma doença grave, é possível que ela desenvolva uma aversão aos exames em geral.
No entanto, é possível lidar com o medo de exames médicos de maneira mais positiva. Uma estratégia é buscar informações sobre o procedimento que será realizado e esclarecer todas as dúvidas com o médico. Isso pode ajudar a reduzir o medo do desconhecido e aumentar a sensação de controle sobre a situação. Além disso, técnicas de relaxamento, como a respiração profunda e a meditação, podem ser úteis para aliviar a ansiedade.
No entanto, se o medo for muito intenso e estiver interferindo na qualidade de vida, é recomendado buscar ajuda de um profissional de saúde mental, que poderá oferecer orientação e tratamento adequados. Sempre à disposição.
Olá. Algo na sua história te faz perceber a situação de fazer exame físico como perigosa ou arriscada, aí vem a manifestação da ansiedade. Para poder entender melhor as causas e como lidar, é preciso investigar, investir em autoconhecimento. Psicoterapia vai te ajudar nessa direção. Abraço.
Bom dia, como vai? O pânico que relata pode estar ligado a uma ansiedade/ fobia, que podem ter várias causas que precisam ser investigadas. O medo de médicos e procedimentos médicos é muito comum, e muito vem de questões que ouvimos ou até mesmo de situação que pode ter vivenciado em uma experiência negativa. Sugiro que procure um psicólogo para investigar e te ajudar a entender e enfrentar este medo. Sou psicóloga e me coloco a disposição para conhecer meu trabalho @psiluanamarys
Bom dia! Precisamos considerar a situação como um todo, mas, com base no que você descreveu, esse medo ou "fobia" de exames médicos pode vir do receio do que os exames podem revelar, como a descoberta de uma doença. Perder o controle sobre nossa vida diante de uma situação nova pode ser assustador. Também há a questão dos métodos usados nos exames, como agulhas ou procedimentos mais invasivos. Essas são algumas possíveis causas, mas cada caso é diferente. Convido você a conversar comigo para que eu possa entender melhor os seus medos.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 50