Sinto nojo e desprezo pelo ser humano.Chego a rir do sofrimento alheio.Isso tudo me levou a uma solidão

6 respostas
Sinto nojo e desprezo pelo ser humano.Chego a rir do sofrimento alheio.Isso tudo me levou a uma solidão e a um total isolamento social.Nunca namorei,não tenho amigos,não confio em ninguém,nem na minha família.Isso pode ser uma doença?Tem tratamento?
A pessoa saudável consegue ter flexibilidade para avaliar realisticamente a si mesma, aos outros e ao mundo q a cerca, permitindo reconhecer tanto as pessoas amorosas, agradáveis e confiáveis e afastando daquelas que são más, desonestas, maliciosas, prejudiciais. Neste mundo há realmente pessoas muito más, daninhas, como existem espinhos, plantas venenosas e ervas daninhas, mas também há pessoas boas, assim como existem flores, frutos e a boa sombra das belas árvores. Não sei as circunstancias de sua vida mas o fato de vir ao site e fazer esta pergunta pode significar que uma parte sua deseja ser saudável e quer ajuda. Sim, vc tem um transtorno, mas temos bons recursos para poder ajudá-lo.Procure inicialmente um psiquiatra, busque referencias do mesmo, explique a sua situação e como em um passo a passo, terá orientação do melhor caminho terapêutico a seguir. Se estiver depressivo, pode ser necessária alguma medicação. Certamente deverá realizar psicoterapia. Que tal se dar uma chance?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Pelo pouco que relatou percebe-se que existe uma questão crucial que precisa ser observada: Qual o sentimento que tem por você mesma? Essa rejeição que sente pelo outro, muito provavelmente, tem origem em uma rejeição por si própria, originada pelo ambiente que vive, relações familiares etc. Sugiro que busque ajuda para poder rever estes sentimentos, se encontrar e passar a valorizar-se de forma diferente. Tente e seja feliz.
As situações que trouxe em seu questionamento indicam que você vivencia situações de angústia e sofrimento, com as quais têm sentido alguma dificuldade em manejar, em sua vida. Evito falar em doença aqui, por conta da concepção médica do termo, pois através deste breve relato, não se pode afirmar. Evidentemente uma psicoterapia seria indicado para você, isto ajudaria a investigar as suas questões e lidar melhor com elas. Procure um psicólogo.
Pelo seu relato você aponta que sente nojo das pessoas e ri do sofrimento humano, mas aparenta se incomodar com a solidão, a falta de relação e de poder confiar nelas. Chega a cogitar a possibilidade de ser uma doença, inclusive. Aparentemente isso lhe faz sofrer. Acredito que a psicoterapia pode lhe ser útil para entender qual o significado desse desprezo e quais necessidades você tem dessas pessoas. Provavelmente trata-se de questões, necessidades, medos e valores não totalmente conhecidos e conflitantes.
Olá bom dia!
Segundo o seu relato, que mostra a dificuldade de se relacionar com outras pessoas, traz a suposição de que há a necessidade da busca de ajuda para entender o que se passa com suas emoções, e porque tais atitudes estão presentes. Sugiro a procura de um profissional.
Não sei bem em quais situações você quis rir do sofrimento de alguém, nem apartir de que evento passou a sentir nojo pela humanidade. Mas tratar dessas questões como uma doença, uma espécie de mal a ser erradicado, pode ser uma ilusão. Independentemente de diagnóstico, cabe a você avaliar se vale a pena, ou não, continuar funcionando dessa forma, caso você ache que não valha mais a pena funcionar assim, aí inicia-se um trabalho de terapia, para te auxiliar a funcionar de forma diferente. Caso você queira entrar numa terapia (algo que é sempre muito proveitoso), você terá um desafio pessoal de entrada: confiar no seu terapeuta.
Um forte abraço!

Especialistas

Aline Costa

Aline Costa

Psicanalista, Psicólogo

Santa Cruz Do Sul

Irene Teresa Vieira Fabretti

Irene Teresa Vieira Fabretti

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Davi Oliveira

Davi Oliveira

Psicólogo

Salvador

Carlos Ferreira

Carlos Ferreira

Psicólogo

São Paulo

Adriana Carla Land de Oliveira

Adriana Carla Land de Oliveira

Psicólogo

Chapecó

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 70 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Esquizóide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.