Sinto dor no "pé da barriga" como uma cólica mto intensa durante a relação, q depois solta meu intestino

3 respostas
Sinto dor no "pé da barriga" como uma cólica mto intensa durante a relação, q depois solta meu intestino que é preso-tenho SII. O intervalo dos episódios varia de 2meses ou mais e dura no máx 10min, isso há 10anos. Nenhum médico concluiu pois exames dão normal. O q pode ser e quem procurar?
OLá, toda dor pélvica deve ser investigada. Pode ter origem intestinal, vesical ou ginecológica. Os exames devem ser avaliados e ampliados se necessário. O fato de ter síndrome do intestino irritável (que pode ser a principal causa de sua dor) não exclui outras patologias como endometriose, cistos ovarianos, miomatose, dentre outras.
À disposição

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. A sua dor pélvica na relação precisa ser investigada. Todos os órgãos precisam ser investigados como bexiga, ureter, útero, trompa, ovário, intestino, reto, parte muscular, parte óssea, etc. Aproximadamente 60- 80% das causas da dor pélvica são de origem intestinal. A sua síndrome do intestino irritável pode ser a causa da dor na relação.
Outras causas de dor na relação precisam ser investigadas como varizes pélvicas e endometriose.
A dor na relação pode ser apenas posicional, isto é, presente em algumas posições.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Geralmente o ginecologista consegue fazer a avaliação inicial, solicitar os exames necessários e iniciar o tratamento.
Estou de acordo com os outros profissionais que responderam anteriormente, que precisa ter uma investigação mais detalhada para compreender o porquê da dor. Caso seja realmente apenas a SII, ela deixa a região pélvica mais sensível. A literatura já apresenta alguns estudos que sugerem o uso de eletroestimulação parassacral em pacientes com SII para melhora dos sintomas intestinais, mas não em dispareunia (que é a dor na relação sexual). Podemos avaliar também a presença de pontos de dor (pontos gatilhos) em períneo, pois toda dor gera uma contração muscular e formam estes pontos de dor, que podem estar piorando a sua dispareunia. Sugiro também que procure um fisioterapeuta pélvico para avaliar estes músculos.

Especialistas

Roberto Pires

Roberto Pires

Fisioterapeuta

Porto Alegre

Liliane Souza

Liliane Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Nuno da Silva Nunes Neto

Nuno da Silva Nunes Neto

Ginecologista

São Paulo

Charles Arruda de Souza

Charles Arruda de Souza

Ginecologista

Lages

Plinio Tostes Berardo

Plinio Tostes Berardo

Ginecologista

Rio de Janeiro

Sandra Barradas Marques

Sandra Barradas Marques

Ginecologista, Mastologista

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 24 perguntas sobre Dor pélvica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.