Sinto apatia, embotamento afetivo após ter sofrido um surto psicotico, me tratei por 4 meses com rispiridona,
6
respostas
Sinto apatia, embotamento afetivo após ter sofrido um surto psicotico, me tratei por 4 meses com rispiridona, mas parei e iniciei o aripiprazol ha 1 semana, ainda me sinto embotada e apatica, qual o motivo? Ha estimativa pra esse sintoma passar? É causado pelo surto ou pelo remedio anterior?
Você está em tratamento com remédio e está cuidando bem de você. Isto é muito bom e promissor. A sua atitude é o melhor remédio. Caso queria cuidar de você de outra forma, conheço o trabalho de uma Terapeuta Ocupacional no bairro de Perdizes em São Paulo, que tem um grupo de pacientes com o seu perfil de auto cuidado. É um trabalho belíssimo pelo acolhimento e seriedade.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,
É muito comum que isso aconteça após um surto psicótico. Isso porquê existe 5 grupos de sintomas comuns em surto, um deles é os sintomas negativos, ou seja, aquilo que "deixa de acontecer" como acontecia. O embotamento afetivo, a alogia, a anedonia e a abulia são comuns e denominados como sintomas negativos.
Sugiro que você peça ao seu médico ou psicólogo que oriente acerca do seu problema, fazendo uma psicoeducação.
Abraço
É muito comum que isso aconteça após um surto psicótico. Isso porquê existe 5 grupos de sintomas comuns em surto, um deles é os sintomas negativos, ou seja, aquilo que "deixa de acontecer" como acontecia. O embotamento afetivo, a alogia, a anedonia e a abulia são comuns e denominados como sintomas negativos.
Sugiro que você peça ao seu médico ou psicólogo que oriente acerca do seu problema, fazendo uma psicoeducação.
Abraço
Um surto psicótico representa muitos ingredientes ao mesmo tempo. Alem dos sintomas negativos que estão presentes no pos-surto, há de se considerar a mudança de medicação. Isto demanda um tempo para equacionar o efeito terapêutico e o efeito clínico, ou seja, o efeito terapêutico seria voltar a ter sua funcionalidade no dia a dia, e o efeito clínico apenas o efeito pela ingestão da droga. O equilíbrio entre esses dados é o q se busca a princípio. É fundamental estar orientado e sendo acompanhada por um Psicólogo Clínico para seu monitoramento e conhecimento de mais detalhes sobre a doença.
Provavelmente esses sintomas são decorrentes da doença mesmo. Chamamos isso de sintomas negativos. Dentre eles o embotamento afetivo que é caracterizado pelo estreitamento e redução das expressões emocionais, o rosto da pessoa fica pouco expressivo, há pouco contato visual e a linguagem não verbal é reduzida. Já a apatia provoca retraimento social com redução de interesses por atividades habituais e dificuldade na realização de tarefas. É muito difícil estimar quando esses sintomas vão passar, se irão remitir totalmente pois cada indivíduo responde de uma forma ao tratamento. De qualquer maneira, o tratamento está correto e a suas chances de ficar bem são maiores se houver uma boa adesão ao tratamento.
São as consequências ainda do transtorno, ou seja, os sintomas negativos. Os sintomas podem ser vivenciados de diferentes formas a partir de cada indivíduo, da adesão ao tratamento e do acompanhamento próspero por profissionais da saúde. Precoce estimar o tempo do sintoma pela particularidade de cada indivíduo. Dentro da possibilidade, busque profissionais que te auxiliaram de forma mais mútua e eficaz.
Esses sintomas são normais pos surto, como se ficasse um rastro. Claro que o medicamento ajudará, porém leva um tempo para uma reação positiva. Procure manter seu tratamento de forma correta.
Espero tenha ajudado
Abraço
Vera Pelizzari
Espero tenha ajudado
Abraço
Vera Pelizzari
Perguntas relacionadas
- É possível que o corpo se acostume com os efeitos esperados da medicação (Risperidona)? Meu filho está tomando 0,25 de risperidona. Nos primeiros 20 dias foi incrível, passado esse tempo, parece que o remédio não faz mais o mesmo efeito.
- Tomei risperidona sem querer qnt tempo dura a sedação
- Qual é mais eficaz, olanzapina ou risperidona?
- Quando uma pessoa interrompe o tratamento com Risperidona, por conta própria. E volta a fazer o tratamento, quanto tempo o Risperidona de 3 MG demora para fazer efeito, diminuir a psicose?
- Passei por encaminhamento de TAB, porém psiquiatra disse que meus sintomas seria ansiedade; com piora de distúrbios de realidade, ter decisões drásticas e outro momento agir como se não tivesse acontecido; ex de alguns dos sintomas e situações ocorridas: "confundir sonho com realidade", insônia, "medo…
- Estou fazendo uso de risperidona e cloridrato de venlafaxina para ansiedade há quatro dias e estou com tremores, taquicardia e minhas pupilas estão muito dilatadas. São sintomas normais? Minhas pupilas vão voltar ao normal?
- Meu filho tem 14 anos e é autista está com esquizofrenia ele ouve vozes ele toma olanzapina mas ele está sem o medicamento eu tenho rispiridona em casa eu posso da pra ele até eu ir ao psiquiatra
- A pessoa com Alzheimer não pode dormir nem após o almoço, pois é difícil manter acordado durante todo o dia????
- Risperidona 1mg engorda? (E partido ao meio) uso antes de dormir! Mais engorda?
- Minha filha começou a tomar risperidona de 2mg mas está muito sonolenta, é normal isso ou posso dar metade para ela?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 91 perguntas sobre Risperidon 1Mg-2Blister C/10 Cps
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.