Sinto a ansiedade crescer depois de um período de calmaria, e ela envolve o medo que que algo ruim p

17 respostas
Sinto a ansiedade crescer depois de um período de calmaria, e ela envolve o medo que que algo ruim possa me acontecer. Faço tratamento psicológico, mas, como falei, parece que vou bem e depois sinto esse medo novamente. Seria isso uma recaída?
Oi oi! O que você está passando faz parte de um ciclo comum na ansiedade, e nas emoções em geral. Podemos sentir uma emoção de forma mais intensa por um período, seguido de uma calmaria. As emoções são causadas por algo, seja um evento externo ou interno. Isso não significa necessariamente uma recaída, mas sim uma parte do processo. Na TCC, trabalhamos para entender e lidar com esses medos, desenvolvendo estratégias para que, quando esses momentos surgirem, você possa enfrentá-los de forma mais tranquila. Como você já está em tratamento, leve esse medo de algo que possa acontecer para ser trabalhado na sua terapia. Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180

Olá! O que você está descrevendo sobre o medo de que algo ruim aconteça parece estar relacionado ao pânico e não à ansiedade, pois a ansiedade é o medo de que algo no futuro saia do controle, dê errado e temos um objeto palpável, como por exemplo: ansiedade para uma apresentação. Diante disso, aconselho que converse com o profissional que está te acompanhando, pois para a psicanálise as questões mencionadas estão associadas á angústia inconsciente e quando forem trabalhadas, acolhidas, interpretadas os sintomas cairão em desuso. Espero ter ajudado, estou à disposição!
Olá!

Primeiramente sinto muito por essa dinâmica da ansiedade ser frequente em sua vida. Imagino que possa gerar muita tensão mesmo diante de momentos calmos e agradáveis.
Com relação a ansiedade, por mais que ela seja desconfortável, ela possui uma função muito saudável em nossa vida que é de nos preparar diante de algo que pode nos fazer algum mal. Dessa forma, quando você passa a sentir a ansiedade novamente podemos entendê-la como algo para além de uma recaída, ela pode ser também um termômetro que indica que algo não está bem.
Te convido a conversar com a sua ansiedade para entender o que ela está te contando e quais perigos ela identifica no seu cotidiano e no seu mundo interno.
Espero ter contribuído.
Boa tarde. No meu ver parece que as raízes do seu medo não foram trabalhadas na psicoterapia, por isso ele esta presente dessa forma. Também pode ser recaída, nesse caso são mais frequentes, ligadas a ansiedade, ocorrem mais no inicio de tratamentos. Sugiro conversar com quem te atende ou tratar o profissional para entender melhor a ansiedade e tratar as causas. A disposição.
Olá! É interessante o fato de você estar notando sinais, emoções que possam estar relacionadas com uma possível crise. Seu interesse em estar questionando, sanando sua dúvida aqui nesta página, também evidencia ao meu ver algo positivo. Na Terapia Cognitiva Comportamental é proposto esse necessário auto conhecimento e planejamento de estratégias para lidar com os sintomas indesejados. Fico à disposição.
Boa tarde. É muito comum sentir que a ansiedade retorna após um período de melhora, mesmo durante o tratamento psicológico. Isso não significa necessariamente uma recaída, mas sim uma parte normal do processo de lidar com a ansiedade.

Procure um terapeuta: Ele é a pessoa mais indicada para te ajudar a entender o que está acontecendo e te oferecer estratégias para lidar com essa nova onda de ansiedade.
Não se culpe: Lembre-se que você está fazendo o possível para se cuidar e que é normal sentir medo às vezes.
Pratique as técnicas aprendidas na terapia: A respiração profunda, a meditação e outras técnicas podem te ajudar a controlar a ansiedade no momento.
Seja paciente: A recuperação da ansiedade leva tempo e exige persistência.

Qualquer coisa estou à disposição, fique bem.
Na **Fenomenologia Existencial**, a ansiedade que volta depois de um período de calmaria não é um “retrocesso” ou fracasso, mas parte normal da forma como vivemos nossas vidas. Segundo essa abordagem, a ansiedade surge porque estamos sempre pensando no futuro e nas coisas que podem dar errado, o que nos deixa inseguros. Ela nos lembra que não temos controle sobre tudo e que a vida é incerta.

Em vez de tentar "se livrar" da ansiedade, a ideia é vê-la como uma oportunidade para entender melhor a si mesmo e as suas escolhas. Esses momentos podem te ajudar a perceber como você lida com o tempo, o futuro e as decisões que toma. Encarar a ansiedade como uma chance de crescimento, e não como um erro, pode te ajudar a viver de forma mais verdadeira e a entender melhor suas emoções.
Boa noite, o ciclo de ansiedade muda de pessoa à pessoa, e dura mais ou menos meia hora, no entanto, mal-estar, medo e alguns sintomas físicos, continuam depois deste período. Há várias causas para o aparecimento de uma crise de ansiedade, e varia de acordo com a história de vida da pessoa. Momentos de tensão e estresse, problemas financeiros e emocionais, condições físicas e mentais dentre outros mais, podem desencadear estas crises. Profissionais de saúde mental, como o psicólogo, poderão te oferecer apoio necessário para enfrentar este transtorno. A abordagem comportamental cognitiva é eficaz para identificar gatilhos e desenvolver estratégias saudáveis para promover melhor compreensão do que te gera sofrimento, promovendo a saúde mental e desenvolvendo melhor qualidade de vida. Coloco-me à disposição para atendimento na abordagem sugerida.
É comum que, mesmo com tratamento, a ansiedade possa voltar em momentos inesperados. Isso não necessariamente indica uma recaída, mas sim parte do processo. O importante é reconhecer esses momentos, usar as ferramentas que você já aprendeu na terapia e conversar com seu terapeuta sobre isso. A oscilação entre fases de calmaria e ansiedade faz parte do caminho de recuperação.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Parece que você está trabalhando em Psicoterapia, pode ter melhorado o quadro, mas ainda apresenta a ansiedade. Siga o tratamento, a TCC, psicologia positiva e Mindfulness trazem muitas técnicas eficazes para a regulação das emoções. ...boa sorte!!
Olá!! É importante lembrar que oscilações fazem parte do processo emocional e que o caminho para se sentir melhor raramente é linear. Mesmo com acompanhamento psicológico, é comum experimentar altos e baixos. Reconhecer que esses períodos fazem parte do processo de autoconhecimento e de aprendizado pode ajudar a lidar com eles com mais compaixão e paciência.
Tente observar o que desperta essa sensação de ameaça, e continue explorando isso no seu tratamento, o que certamente ajudará a manter esse ciclo mais controlado.
Olá! Existe saber a ser construído. Estando em processo terapêutico, poderá ser um caminho possível a construção deste saber de forma que lhe seja própria, através da temática no ato de uma sessão. É necessário olhar para além do momento presente. Abraço.
O processo terapêutico leva um tempo para fazer vc ressignificar as questões emocionais que esta te causando esse medo, mantenha a terapia e seja persistente que logo isso vai acalmar!
Olá! Compreendo sua angústia, para conseguir lidar melhor com a ansiedade o primeiro passo compreender um pouco do seu funcionamento. Há três componentes que estimulam o ciclo de ansiedade são eles o cognitivo, físico e comportamental. e a sua ansiedade pudesse falar o que ela diria? Com o que ela está preocupada que aconteça? Pensamentos ansiosos podem soar como “E se…?” “Se … acontecer, então…!”
A parte cognitiva envolve nossos pensamentos, quando estamos ansiosos geralmente nossas preocupações giram em torno do que pode dar errado e no que isso pode implicar mais à frente. Como você sente seu corpo quando fica ansioso? A parte comportamental é o que geralmente você faz como resultado da ansiedade. Um dos comportamentos mais comuns é a evitação, sentir ansiedade é incômodo, então, é natural que queiramos evitá-la. Espero ter te ajudado. Abraço!

Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 130
Boa tarde! Apesar das oscilações nesses casos serem muito comuns, é importante salientar a importância de um acompanhamento psicoterapêutico contínuo, antes de mais nada, sugiro que você retorne a consulta com o médico especialista atualizando-o dos sintomas como possíveis comorbidades. O seu relato é sugestivo de inúmeros diagnósticos que para serem definidos precisam de mais detalhes. O psiquiatra vai ajustar o tratamento de acordo com sua demanda e orientá-lo possivelmente a dar continuidade a psicoterapia. Uma abordagem interessante e que tem respondido bem a casos similares é a terapia cognitivo-comportamental.
Olá! Na ansiedade costuma ocorrer esses períodos mais calmos e depois com crise. O importante é procurar um especialista que possa te auxiliar em estratégias para lidar com os momentos de crise. Estou a disposição.
Olá! Quando vivemos longos períodos de estresse ou situações traumatogênicas ao longo do nosso desenvolvimento, esse estado de alerta, com preocupação de que algo ruim poderá acontecer ou de que contextos de calmaria antecedem um evento estressante, são comuns. Imagine que seu cérebro aprendeu que você deve estar sempre preparado para lidar com situações de ameaça, te mantendo em alerta. Esse estado ansioso é uma estratégia de proteção e sobrevivência. Claro que tem seus impactos negativos também, pois te mantém sob estresse num contexto em que tudo está bem no momento presente. Sendo assim, o trabalho no processo psicoterapêutico é identificar as raízes disso, elaborando as vivências do passado, considerando que elas ainda te afetam no momento presente, desenvolvendo recursos de autogestão desse estado emocional e reprocessando as crenças de que algo está para acontecer. Algumas vezes esse estado ansioso também demanda avaliação psiquiátrica por afetar a funcionalidade cotidiana da pessoa, não temos elementos aqui para saber se é seu caso, mas sugiro discutir esse assunto com o profissional que te acompanha para contribuir com seu desenvolvimento. Por último, gostaria de compartilhar que a Terapia EMDR, abordagem indicada para reprocessamento de traumas, propõe a construção de um plano de tratamento que envolve três vertentes: passado (memórias dos eventos estressantes ou traumatogênicos), presente (gatilhos atuais dessas memórias) e futuro (processar novas formas de enfrentar essas memórias e situações no futuro, bem como desenvolvimento de recursos de autorregulação emocional). A psicoterapia com essa abordagem terapêutica é indicada para situações como essa que descreveu aqui. Um abraço.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!