Síndrome do panico pode passar no Clínico Geral ou tem que ser Psiquiatra? Estou há dois dias sem ir

2 respostas
Síndrome do panico pode passar no Clínico Geral ou tem que ser Psiquiatra?
A síndrome do pânico é uma condição de saúde mental que envolve episódios recorrentes e intensos de medo ou ansiedade intensa, geralmente acompanhados de sintomas físicos. É recomendado buscar ajuda profissional para o diagnóstico e tratamento adequados.

Inicialmente, você pode consultar um clínico geral, que é um médico generalista. O clínico geral pode avaliar seus sintomas, realizar exames físicos e descartar outras condições médicas que possam estar contribuindo para seus sintomas. Dependendo da gravidade dos sintomas e da necessidade de um tratamento especializado, o clínico geral pode encaminhá-lo a um psiquiatra.

O psiquiatra é um médico especializado em saúde mental e pode fornecer um diagnóstico mais preciso e um tratamento específico para a síndrome do pânico. Eles podem prescrever medicamentos, se necessário, e também oferecer terapia ou encaminhá-lo a um psicólogo especializado em saúde mental.

Em resumo, tanto o clínico geral quanto o psiquiatra podem desempenhar um papel importante no diagnóstico e tratamento da síndrome do pânico. O clínico geral pode ser o primeiro ponto de contato, enquanto o psiquiatra pode fornecer uma abordagem mais especializada, se necessário.

Ambos os profissionais podem te ajudar no tratamento do Transtorno do Pânico. Muitas vezes, o clínico geral é um primeiro contato importante com o paciente, consegue identificar e excluir se existem causas clínicas associadas ou agravando os sintomas do T. do pânico, e se achar necessário já pode te encaminhar ao psiquiatra. O psiquiatra é o profissional especializado no tratamento dos transtornos mentais e pode investigar se realmente você tem um Transtorno do Pânico, se tem alguma comorbidade associada, avaliar o uso de medicamentos psicotrópicos e fazer o acompanhamento do seu tratamento.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!