Síndrome do pânico ou estado de profunda ansiedade podem causar arritmia sinusal respiratória? Depois

5 respostas
Síndrome do pânico ou estado de profunda ansiedade podem causar arritmia sinusal respiratória? Depois que me diagnosticaram com Síndrome do pânico e comecei a tomar escitalopram e buspirona, notei que minha FC aumenta na inspiração. Antes não tinha essa alteração. É reversível? Pode ser os remédio?
Espero, realmente, que você esteja sendo acompanhado(a) por bons profissionais (psiquiatra e psicólogo). Porque quando você diz que depois de ter sido diagnosticado(a) com síndrome de pânico e ter começado com a terapia medicamentosa, passou a perceber os efeitos colaterais que também tem lhe incomodado. Não se fixe no diagnóstico. Procure entender porque está com tanta ansiedade! O seu corpo está dando sinais de que algo não vai bem.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A síndrome de panico pode gerar algumas alteração físicas, como coração acelerado, sudorese, tonturas, isso vai variar para cada pessoa ou do grau de ansiedade. Mas como você relatou que não havia sentido as reações antes de tomar a medicação pode ser que esteja relacionado ao medicamento, aconselho procurar o seu médico para tirar essas duvidas e se for o caso trocar a medicação, aconselho também procurar um psicologo da terapia cognitivo comportamental que irá te ajudar nas questões do panico. Fico a disposição.
A síndrome do panico comumente gera sintomas físicos como: palpitação cardíaca, FR aumentada, sudorese, tontura, náuseas, formigamentos entre outros..

A medicação também pode gerar efeitos colaterais!
Recomendo que você consulte o medico psiquiatra responsável pelo seu acompanhamento para averiguar se é este o caso. As vezes, é possível ajustar a dose, ou buscar uma nova medicação que se adeque.
Sim, pode ser efeito colateral do escitalopram e é reversível se você suspender a medicação.
Os remédios para esse tratamento tem efeitos colaterais, e precisam de um ajuste principalmente no inicio.
Recomendo que converse com o Psiquiatra que lhe passou para as devidas orientações.
Além do tratamento medicamentoso, a Psicoterapia para autoconhecimento, pode lhe auxiliar a entender os seus apsectos psiquicos e emocionais que contribuem e assim atingir seu equilibrio.
Abraços

Especialistas

Adriano Freire

Adriano Freire

Psicólogo

Campina Grande

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 402 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.