Sertralina junto com fluxetine faz mal estou com formigamento na boca e nos braços

4 respostas
Sertralina junto com fluxetine faz mal estou com formigamento na boca e nos braços
Não é habitual se prescrever as duas medicações conjuntamente, seja porque realmente interagem e, dependendo da dose e da sensibilidade da pessoa, isto pode trazer efeitos colaterais desagradáveis ou mesmo perigosos; seja porque têm um perfil de ação muito semelhante, de modo que faz mais sentido usar um ou outro, mas não ambos. Por vezes, quando se inicia uma substituição de uma pela outra, pode haver um breve período em que a pessoa toma os dois e se, porventura, ela melhorar muito durante este período, se mantêm as duas drogas - mas, é raro se fazer isto. Quanto ao formigamento, pode ser alguma sensação física desagradável causada por qualquer uma das medicações ou por sua associação e pode ser que melhore com o tempo de uso, mas pode ser (não necessariamente) eventualmente sintoma inicial de intoxicação (dependendo de sensibilidade e dose usada) ou mesmo ter causa independente da medicação (por exemplo, sintoma físico de ansiedade). Fale com seu psiquiatra, pois por aqui não há como saber corretamente a causa ou orientar a melhor conduta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

O uso combinado de sertralina e fluoxetina, dois inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), não é comum e pode aumentar o risco de efeitos colaterais, incluindo síndrome serotoninérgica, que pode causar sintomas como formigamento. É essencial procurar um médico imediatamente para avaliar a situação e ajustar o tratamento conforme necessário.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 400
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, como vai?
Sertralina e fluoxetina são medicações que pertencem à mesma classe farmacológica, logo buscam cumprir uma mesma função. O uso conjunto das medicações além de dificilmente apresentar um efeito mais significativo pode potencializar os efeitos colaterais como o de formigamento que você está relatando. Nesse caso acredito que vale a pena consultar o especialista para reavaliar a estratégia farmacológica do tratamento.
Melhoras!
Entendo sua preocupação, e lamento que esteja passando por esses sintomas. O uso simultâneo de sertralina e fluoxetina não é uma prática comum, pois ambas pertencem à mesma classe de medicamentos, os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS). Isso significa que, ao serem combinadas, podem aumentar o risco de efeitos colaterais sem proporcionar benefícios adicionais significativos.

O formigamento que você descreve, na boca e nos braços, pode ser um sinal de que algo não está bem. Esse sintoma pode ser uma reação adversa ao uso dessas medicações em conjunto, e, em casos mais raros, pode ser um sinal de uma condição chamada síndrome serotoninérgica. Essa síndrome ocorre quando há excesso de serotonina no organismo e pode provocar uma série de sintomas, desde formigamento e tremores até sintomas mais graves, como aumento da pressão arterial e confusão mental.

Como essa combinação de medicamentos não é usual e pode trazer riscos, recomendo que procure seu médico o quanto antes para discutir esses sintomas e reavaliar sua medicação. O mais seguro é que seu tratamento seja ajustado por um profissional que conheça seu histórico e possa monitorar sua resposta ao tratamento.

Se precisar de uma avaliação rápida ou esclarecer dúvidas com um especialista, a Telemedicina pode ser uma ótima opção para evitar idas ao consultório e garantir sua segurança. Plataformas como Doctoralia oferecem acesso a médicos altamente recomendados, que podem ajustar seu tratamento de forma segura e prática. Além disso, com a teleconsulta, você economiza tempo e se protege de exposições desnecessárias, especialmente em tempos de COVID-19 e outras doenças.

Estou à disposição para te orientar em uma teleconsulta e esclarecer suas dúvidas. Mesmo que não precise de mim agora, sugiro guardar o nosso contato para futuras consultas.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1242 perguntas sobre Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.