Sertralina atrapalha engravidar? Tomo sertralina há um ano interfere em algo o uso do medicamento?

2 respostas
Sertralina atrapalha engravidar? Tomo sertralina há um ano interfere em algo o uso do medicamento?
A sertralina aumenta os riscos de malformações cardíacas no embrião, de hipertensão pulmonar no feto, ao final da gravidez, de sangramentos maternos e hipertensão materna. Como o não-tratamento pode também ter consequências graves, antes de decidir engravidar, deve discutir a questão com seu psiquiatra e o obstetra. Isto, em relação à sua questão sobre gravidez. Quanto à segunda pergunta, "Tomo sertralina há um ano interfere em algo o uso do medicamento", sugiro refazê-la, completando-a e/ou pontuando-a de modo que fique mais compreensível para que possa responder.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Assim como a maioria dos antidepressivos, a sertralina pode elevar níveis de prolactina, que é um hormônio que pode atrapalhar o ciclo menstrual e, por consequência, dificultar a gravidez. Um exame de dosagem de prolactina pode tirar essa dúvida, mas a necessidade desse exame deve ser avaliado por seu médico assistente. Outra coisa que os antidepressivos podem causar é diminuição de libido, o que pode diminuir a frequência das relações sexuais e também pode atrapalhar a concepção.
Em relação à manutenção do antidepressivo durante a gestação, estudos recentes apontam favoravelmente para a segurança do uso da sertralina durante o período da gestação e da amamentação. O risco de malformação é comparável ao risco das mulheres que não fazem uso do antidepressivo e, portanto, a tendência atual é que o tratamento seja mantido. Uma mulher que tem indicação de tratamento com antidepressivo e o suspende na gestação tem um risco muito elevado de depressão puerperal, além do risco de afetar o vínculo com o bebe, o que pode trazer consequências mais graves do que a manutenção do tratamento. Mas obviamente isso deve ser discutido com seu psiquiatra no planejamento pré natal

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2680 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.