Seria sarampo recolhido a causa da otoesclerose?

2 respostas
Seria sarampo recolhido a causa da otoesclerose?
Negativo.

A etiologia da otosclerose, a despeito de ainda não totalmente estabelecida, é de cunho genético, familiar e está, até a presente data, descartada a interferência de fatores ou agentes infecciosos ou infalamtórios adquiridos em sua gênese.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Embora seja este um assunto que mereça ser melhor discutido na literatura médica, existem fortes evidências de que o vírus do Sarampo esteja relacionado com a forma esporádica da Otosclerose. Estudos epidemiológicos revelam uma clara e significantiva redução da incidência da doença após a introdução da vacina contra o Sarampo.
Diversos autores já isolaram antígenos e até mesmo partes de RNA do vírus nos focos de otosclerose na última década. Também, especula-se que o "start" do problema poderia ser a "inflamação" causada pelo vírus e que a progressão e extensão do processo de remodelamento ósseo no osso temporal dependeria de uma certa predisposição genética para tal.
Mas é fundamental reforçar que a origem genética e familiar da otosclerose está muito bem documentada, pois já conhecemos inúmeros genes relacionados com o problema. Desta forma, o vírus do Sarampo, de acordo com o que sabemos até o momento, estaria então relacionado com casos esporádicos (não familiares) da doença.

Especialistas

Marcos Loyola Borém Guimarães

Marcos Loyola Borém Guimarães

Otorrino

Montes Claros

Jeniffer Rickli

Jeniffer Rickli

Otorrino

São Paulo

Marcelo Moro da Rocha

Marcelo Moro da Rocha

Otorrino

Porto Alegre

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Claudia Eckley

Claudia Eckley

Otorrino

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 112 perguntas sobre Otosclerose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.