Seria possível eu já estar com resistência ao alprazolam? Aumentei a dose de venlafaxina de 75 pa

2 respostas
Seria possível eu já estar com resistência ao alprazolam?

Aumentei a dose de venlafaxina de 75 para 150mg e introduzi o alprazolam 0.25mg 2x ao dia há três semanas (07/06) hoje (28/06), por causa de um episódio/crise muito forte de ansiedade que começou no dia 01/06. Já faço terapia. Sinto muita angústia fisicamente no peito e um “peso” característico da ansiedade. Tinha começado ver melhora maior na 2ª semana, mas agora voltei a sentir instabilidade. Ontem por exemplo estava me sentindo completamente vazia, sem perspectiva e sem ver sentido na vida. Estou começando a sentir de novo esses sintomas físicos da ansiedade. Cada hora me sinto de um jeito, melhoro e pioro, e essa instabilidade está me desgastando muito. Li muito sobre a possibilidade de dependência e resistência e isso me assusta muito. Tenho medo de ter que ficar aumentando a dose e precisar dele o tempo todo. Também têm dias que tomo o alprazolam, mas não sinto alívio nos sintomas de ansiedade, como se não tivesse tomado o remédio. Poderia já ser uma resistência?
Sim, pode sim, por isso geralmente o ideal no tratamento com o alprazolam seria associa-lo com outras medicações.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, o Alprazolam, que é um medicamento da classe dos benzodiazepínicos, pode, de fato, gerar dependência e tolerância com o uso prolongado. É um remédio para situações de emergência, servindo apenas para alívio momentâneo dos sintomas ansiosos agudos. O tratamento, de fato, para ansiedade no seu caso está sendo feito com a Venlafaxina, mas seu efeito terapêutico (como todo antidepressivo) demora algumas semanas para começar a se manifestar após a introdução ou o ajuste de dose. Espero ter ajudado.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 260 perguntas sobre Ansitec
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.