Será que a depressão pode ser motivada por falta de perdoar a nós mesmo?
10
respostas
Será que a depressão pode ser motivada por falta de perdoar a nós mesmo?

Sim pode ser.
Att
Sayonara Machado
Att
Sayonara Machado
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?

Sim, pode ser um dos motivos.
Aceitar a si mesmo e seu passado e também respeitar seus limites podem ser bons caminhos para se trabalhar contra a depressão.
Aceitar a si mesmo e seu passado e também respeitar seus limites podem ser bons caminhos para se trabalhar contra a depressão.

De uma forma geral todos os transtornos têm em sua origem formas distorcidas de apreender a realidade e erros na interpretação desses acontecimentos levando a comportamentos que não respondem adequadamente as situações que todos temos que lidar diariamente e ao longo da vida.
A dificuldade em perdoar pode estar ligada a uma negação dos nossos próprios erros ou a uma falta de compreensão dos motivos e do arrependimento dos nossos pares.
O não conseguirmos dar as respostas e nos comportar como gostaríamos podemos sofrer uma baixa na auto estima, o que pode sim levar a um processo depressivo.
A dificuldade em perdoar pode estar ligada a uma negação dos nossos próprios erros ou a uma falta de compreensão dos motivos e do arrependimento dos nossos pares.
O não conseguirmos dar as respostas e nos comportar como gostaríamos podemos sofrer uma baixa na auto estima, o que pode sim levar a um processo depressivo.

Concordo plenamente com a Prof. Tereza Cristina, acrescento que a Depressão tem um forte viés químico, quer serja ( excesso de Cortisol e Adrenalina), por isso é necessário a medicação e a psicoterapia.
abraço
abraço

A depressão, no meu modo de entender, deve ser cuidada por psicoterapia e tratamento medicamentoso. Sua causa não é fácilmente detectável, podendo-se afirmar com relativa segurança, que de modo geral, o "start" é emocional, mas encontrando já um substrato fisiológico apropriado. Por esta razão, entendo ser necessário o encaminhamento a um neurologista, que via de regra pode avaliar também o quadro, receitando os medicamentos antidepressivos adequados.
Com esta medida, a psicoterapia além de ser mais produtiva, tem um respaldo clínico de segurança para o paciente.
Com esta medida, a psicoterapia além de ser mais produtiva, tem um respaldo clínico de segurança para o paciente.

Não, se você estiver falando de depressão maior que é uma doença, devendo ser tratada com medicação e abordagem psicoterapêutica responsável. Um auxiliando o outro. É uma doença séria e se não houver uma abordagem adequada pode até levar o individuo a morte.

É muito interessante a forma que você faz a sua pergunta, nela já está contida a sua resposta. Você percebe uma forma depressiva, triste, angustiada em si, ou a alguém a que você se refere, relacionada a mágoas.A próxima pergunta que lhe faço é , o que fazer com as mágoas.Mágoa pode se dizer assim, é uma mistura de tristeza com raiva voltada para si.Analise estes sentimentos e o quanto é possível dizer sobre eles. Se ficar inacessível avançar nestas reflexões sozinha, procura um profissional da área psicológica para lhe acompanhar. Espero ter esclarecido algo das suas inquietações.

Perdão - Eu me aceito, mas não significa que que concorde. Ou seja, o que tenho que mudar. Pode ter um rebaixamento do humor, devido ao pensamentos automáticos negativos, distorções cognitivas. Mas, não é apenas isso. Exitem vários fatores (genético, social, ambiental, bioquimico...) que levaria a um quadro depressivo. Antes de mais nada, procure um médico (psiquiatra) para avaliação e, se necessário uma terapia medicamentosa. Juntamente realize um processo psicoterapeutico. Ai sim você vai se analisar e ver se é falta de perdão ou outras coisas a mais.
Abraços,
Rosa - psico
Abraços,
Rosa - psico

A depressao é dificel de diagnosticar atraves de sintomas,e qto a causa é dificilima detectar,mas se vc ta com esse impasse procure um psicologo que vai clarear seu quadro e melhorar sua qualidade de vida

Penso que a depressão se mostra sempre como um sinal da falta de algo, algo que dê sentido para própria existência. Se o sujeito é tomado por um grau de exigência muito alto consigo mesmo, é possível que ele sofra constantemente com a falta de algo em si próprio que ele desconhece. Em muitos casos , o indivíduo não suporta a falta, não se tolera diante das suas limtações e portanto não se aceita; se depara com o vazio, com a falta de sentido em tudo que se faz. A terapia pode ser uma possibilidade para olhar para essa falta, para o vazio que se instalou dentro de si e buscar formas de lidar com as angustias que provém deste vazio.
Especialistas






Perguntas relacionadas
- sou usuaria de sertralina 25 mg, mas com o tempo venho tendo pensamentos intrusivos com tudo todas as horas, ate com quem amo,isso me deixa ansiosa e com medo de um surto, faço terapia e o medico aumentou minha dose de sertralina
- Qual a relação entre florais e homeopatia? .
- O que Homeopatia e Florais têm em comum? .
- Existe ansiedade/depressão pós parada do anticoncepcional?
- Eu não estou sentindo nada! Não consigo mais me preocupar com o que antes me preocupava, e não estou tendo paciência pra interagir com outras pessoas. (Me dá uma preguiça,as vezes irritação ou pior as vezes eu não consigo entender o que ela quis dizer) to parecendo que estou em transe,como se não estivesse…
- Olá , tenho uma filha de dois anos , mas sinto que nunca me curei da depressão pós parto , estou a cada dia mais triste e sem motivações , me sinto muito irritada o tempo todo e não sinto prazer em absolutamente nada , não tenho mais paciência com minha filha e sinto que estou começando a rejeita-la…
- Um vazio existe dentro de mim, consigo preencher me distraindo com as coisas normais da vida, trabalho, familia, mas essa sensação de vazio sempre volta acompanhada de uma vontade de desistir de tudo, vivo uma vida feliz aos olhos de todos, tenho amigos, um marido, as vezes sinto que aprendi a conviver…
- Como o terapeuta floral avalia seu paciente para fazer a prescrição dos florais para tratamento ?
- Tava tomando sertralina de 75 a minha mãe ficou me pedindo pra tomar de 50 aí baixei. Só que esses dias tive um abalo emocional e voltei tomar de 75 por conta própria. E agora abaixei pra 50 de novo. Isso é perigoso?
- Quais doenças os florais de Bach podem ajudar a tratar ou prevenir?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1179 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.