Sentir ansiedade por estar com ciúmes de alguém poderia se enquadrar como dependência emocional?

16 respostas
Sentir ansiedade por estar com ciúmes de alguém poderia se enquadrar como dependência emocional?
Isso é muito relativo e seria melhor não generalizar! A dependência emocional é caracterizada por diversos fatores, tanto quanto a ansiedade.

Oi. Espero que esteja bem. Dependência emocional normalmente é algo muito maior, mas só com algumas sessões e sabendo mais do seu caso que podemos analisar e te informar como vc tem sentindo tudo isso e como está afetada. Fazer terapia é um ato de coragem. Mas quem começa, normalmente se sente melhor. Espero que tenha ajudado. Abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá, observo a sua preocupação em relação à ansiedade que foi despertada pelo sentimento de ciúme. Experimentar esta ansiedade decorrente deste ciúme que identificou não quer dizer que exista uma dependência emocional em relação a esta pessoa, necessariamente. É importante considerar outros aspectos para saber se existe uma dependência desta pessoa, como uma redução da sua autoestima, impactos emocionais surgidos na interação com ela, e o quanto você se mobiliza ou somente se sente bem a depender do andamento desta relação, se isto toma o centro da sua atenção, diminuindo o seu interesse por outras áreas da sua vida.
Olá! Para responder essa pergunta seria preciso de mais detalhes, o correto é buscar um ajuda profissional. Tem vários fatores que devem ser analisados.
Não necessariamente. O ciúmes é uma reação frente os pensamentos que são desencadeados daquela situação. É importante compreender se este é um pensamento real (há evidências que é verdadeiro), ou se é um pensamento distorcido (relacionado a formas equivocadas de interpretar a realidade).
Um especialista em Terapia Cognitivo Comportamental poderá te auxiliar no identificação desses pensamentos e funcionamento.
Te convidamos para uma consulta: Avaliação psicológica - R$ 230
Olá! Não necessariamente você tem dependência emocional, tanto o ciúme quanto a ansiedade, são sentimentos que fazem parte da nossa vida, desde que não estejam interferindo nas suas atividades diárias e no seu relacionamento. Seria importante investigar a causa desses sentimentos, entender como eles se relacionam e em que momentos aparecem! Assim, dentro de um processo de terapia, trabalhando o seu autoconhecimento, você poderá ter as respostas que busca!! Espero que fique bem!
Endossando a respostas dos colegas: tudo depende do contexto. Não podemos afirmar que há ou não dependência emocional com base nessa queixa. Mas já que o ciúmes é algo que te incomoda tanto, por que não entender por que se sente assim? Indico fortemente a psicoterapia na abordagem em que você se sente mais confortável.
Boa noite
Insegurança.
Olá! Busque um profissional para clarificar melhor essa questão, tanto a ansiedade quanto o ciúmes fazem para do nosso cotidiano e precisam ser trabalhados na terapia. Já a dependência emocional quando não tratada adequadamente pode evoluir para sintomas graves, tais como depressão, transtornos alimentares, transtornos de ansiedade, estresse, abuso de substâncias, insônia e autodestruição. Portanto, quanto antes buscar ajuda profissional melhor, e mais eficaz será o tratamento.
Bom dia! Espero que estejas bem! Fico feliz por você estar buscando entender o que estás sentindo, isso já é um grande passo para o autoconhecimento e mudanças, pois a gente só muda aquilo que tomamos consciência... concordo com os colegas, da importância de buscar ajuda com um profissional qualificado, para que seja feita uma avaliação mais profunda, visto que, fica difícil diagnosticar a partir de uma queixa, precisamos de mais dados para analisar como seria o plano de tratamento, pois pode ser que estejas com sintomas ansiosos, mas não necessariamente se trata de dependência emocional, pode ser que seja algo pontual!
Olá! A princípio não, mas significa que sua autoestima está em baixa. O ciúmes é falta de segurança. Tem a ver com a falta de amor próprio.
Realmente esses fatores podem ter alguma correlação entre si. A dependência emocional pode sim se manifestar em episódios de ciúmes excessivos e, consequentemente, contribuir para o surgimento de um quadro de ansiedade mais preocupante. É necessário avaliar para além dos “sintomas”, buscando sempre entender suas causas. Os ciúmes dessa ordem aparecem em todas as suas relações? É um padrão seu? Existe algo em seu relacionamento atual que te faz sofrer tanto assim? Existe espaço para diálogo?
Se existe sofrimento psíquico, a psicoterapia pode ser uma ferramenta importante para auxiliar na compreensão e construção de estratégias para lidar e superar tal situação. Aconselho fortemente que procure um psicólogo.
Olá! Fico preocupada com esses rótulos. Mas me conta uma coisa: essa ansiedade atrapalha sua rotina? Como lida com seu nervoso? Precisa de ajuda? Fico à disposição.
Olá! Não necessariamente sentir ansiedade por sentir ciúmes de alguém representa dependência emocional. A ansiedade pode ser sentida pelo significado que você atribui ao fato de sentir ciúmes. Ex: Uma pessoa pode sentir raiva por estar triste. Se essa pessoa pensar "eu não deveria sentir tristeza nessa situação"; "sou um idiota por me sentir dessa forma"; "só as pessoas fracas sentem tristeza". Essas são representações que a pessoa faz por estar sentindo a emoção tristeza. E esses significados atribuídos a sentir tristeza podem levar a outros sentimentos.
Então, se por exemplo, você pensar: Se eu sinto ciúmes, sou dependente emocionalmente, esse é o significado que você está dando por sentir ciúmes. Logo pensar dessa forma, pode fazer com que você sinta ansiedade por sentir ciúme. Um psicólogo pode te ajudar a entender melhor esses sentimentos e te ajudar a lidar com isso caso seja dependência emocional ou não.
Poderia, mas seria necessário avaliar melhor o contexto, a frequência e intensidade disso. A ansiedade relacionada ao ciúmes estaria mais ligada ao seu medo de perder alguém que gosta, ativando reações de luta e fuga, pois seu cérebro interpreta que você está diante de uma ameaça. Um Psicólogo Cognitivo Comportamental consegue te ajudar a resolver melhor essa questão.
Olá. Para responder melhor a sua pergunta seria necessário ter mais detalhes para compreender mais o caso e o contexto. Independente do que seja, o importante é avaliar se essas questões te causam sofrimento e prejuízos em sua vida. Caso esteja trazendo mal-estar em sua vida, recomenda-se buscar suporte profissional. Um psicólogo pode te ajudar aprofundar melhor essas situações e a lidar com elas. Espero ter ajudado. Cuide-se, abraços! :)
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!