Sentimento de dependência emocional, não aceitar um término e ter o sentimento de que sem o outro nã

35 respostas
Sentimento de dependência emocional, não aceitar um término e ter o sentimento de que sem o outro não será feliz, forte crise de ansiedade. Existe tratamento?
Olá! Existe sim um tratamento, para qualquer que seja o sintomas psicológicos que você possa sentir. Os sentimentos que vem a tona após um término de relação são similares a um processo de Luto e que em determinados momentos de nossas vidas, esse sentimento pode ser extremamente difícil de lidar e por conta disso, o processo psicoterapêutico pode ajudar muito a lidar com essas questões. Sentimentos depressivos e ansiosos em meio a situações como essa são comuns e está tudo bem em buscar em ajuda. Qualquer coisa que precisar, sou psicólogo e fico disponível para os atendimentos caso se interesse. Abraços, cuide-se!

Olá! É bastante compreensível que os sentimentos de dependência emocional e a dificuldade em aceitar o término de um relacionamento possam desencadear uma forte crise de ansiedade. Essas emoções intensas integram o seu processo de luto frente ao término da relação. A psicoterapia é um caminho eficaz para lidar com a dependência emocional após um término, proporcionando um ambiente seguro para que esses sentimentos sejam explorados. Com o desenvolvimento de habilidades de enfrentamento e autoconhecimento, você pode superar essas emoções intensas. Tudo de bom para você, abraços!
Olá! Imagino que deve estar sendo muito difícil para você e obrigada por ter perguntado aqui.
Preciso ressaltar a importância de procurar ajuda psicológica para compreensão dessas dificuldades, além de avaliar como elas afetam sua rotina e sua relação com pessoas em sua volta.
É nessa hora que o psicólogo pode colaborar com um encaminhamento e ajudar a buscar recursos para sua saúde mental.
Se você se sentir a vontade, entra no meu perfil e marcamos um atendimento! Estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Existe sim. Dentro de um processo terapêutico conseguimos trabalhar todas essas temáticas, que tem muito haver com toda a sua vivencia gerando uma vida mais leve. E o porque de procurar um acompanhamento? É simples, na terapia você terá um espaço seguro para colocar suas vivencias, para que possamos entender a origem dessa dependência emocional e dessas crises ansiosas. Além de te fortalecer no seu "ser".
Olá!
A dependência/ Codependencia tem tratamento sim!
A Análise Junguiana é excelente para tratar essa e muitas outras questões.
A Psicologia profunda de Jung ajuda a curar os vazios internos que a pessoa carrega.
Te convidamos para uma consulta: Análise junguiana - R$ 360
Olá, Sim, tem tratamento e este é bastante necessário e indicado para quem está vivendo essa situação psíquica tão intensamente, como você coloca na pergunta. Caso essa pessoa seja você, não exite em buscar brevemente um tratamento psicológico . Caso contrário,você irá perpetuar essas emoções e padrões de comportamento / relacionamento. 27.09.2023

Existe sim, e que bom que já está dando os primeiros passos, identificando e expressando seus sentimentos. Procure ajuda de um profissional de psicologia/psicanálise. Com certeza o que você relata tem relação também com diversas outras questões de sua vida. Boa sorte @ lysipsicologa
Claro que existe, pense que a dependência emocional é algo que você sente hoje, mas que tem em sua origem a necessidade de precisar de outra pessoa, que sem essa pessoa você morreria, sentindo-se ameaçado, com medo, sozinho ou como você disse "não será capaz de viver sem a pessoa", com isso sua felicidade "depende" de outra pessoa. Provavelmente irá enxergar que nessa relação, você não estava se vendo e sim a outra pessoa, logo, ao fazer isso, o foco de sua vida estará nela, não em si. A psicoterapia, irá ajudá-lo em conhecer mais a si mesmo e a origem desta dependência. Caso queira me mandar mensagem, direcionada ao assunto ou agenda rum horário, sinta-se a vontade.
Olá!! Sinto muito que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que todos esses sentimentos são inerentes ao Ser Humano... o importante é aprender a maneja-los, lidar com eles da melhor maneira que conseguir.. pra isso é importante o autoconhecimento, saber por que é tão difícil lidar com um ou com outro sentimento, criar estratégias para lidar com isso, pode ser menos doloroso na psicoterapia.

Você vai passar por isso, não acredite em tudo que a sua ansiedade produz!

Cuide da sua saúde mental, hora de investir em você!!

;)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Sim, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ser eficaz no tratamento da dependência emocional, ansiedade e dificuldade em aceitar o término de um relacionamento. A TCC ajuda a identificar e modificar padrões de pensamento negativos, desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis e estabelecer metas pessoais, promovendo a recuperação emocional e a independência. Lembre-se de que a TCC é uma abordagem baseada em evidências e, quando conduzida por um terapeuta qualificado, pode ser muito eficaz no tratamento da dependência emocional e de problemas relacionados ao término de um relacionamento. É importante procurar a ajuda de um profissional de saúde mental para receber orientação específica e suporte individualizado para suas necessidades.
Olá, espero que esteja bem! Claro que existe! A psicoterapia proporciona entender o porquê de ser dependente emocional nos relacionamentos, o motivo inconsciente de estar nessa posição do parceiro(a) ser o fiel depositário de todas suas esperanças, etc...
A crise de ansiedade, em uma perspectiva simbólica, pode representar a questão do medo de estar sozinho(a) e o que o futuro reserva!
Tudo isso pode ser resignificado em uma sessão terapêutica!
Espero ter ajudado!
Sim existe tratamento. E eu amo participar desse tipo de acompanhamento, porque no fim do processo psicoterapico, temos o Amor-proprio resgatado!
Olá, eu sinto muito! E super compreendo o que estás passando. E sim, o sentimento de dependência emocional e a dificuldade em aceitar um término são questões emocionais comuns e tratáveis. Um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, pode ajudar a abordar esses desafios. Inclusive a Terapia cognitivo-comportamental, pode ser eficaz para te ajudar a desenvolver habilidades emocionais, melhorar a autoestima e lidar com a ansiedade.
Além disso, é importante buscar ajuda profissional para que você possa compreender e trabalhar esses sentimentos, pois a dependência emocional pode ter um impacto negativo na sua qualidade de vida e no seu bem-estar mental. Intero ainda que, o apoio de amigos e familiares também pode ser valioso durante esse processo. Sou psicóloga, atendo na modalidade online a demanda de ansiedade. Caso queira, entre em contato, me coloco à disposição.
Sera um prazer ajuda-lo. Me preparei para lhe ajudar nesse momento. leia meu perfil, os depoimentos, as respostas e siga sua intuiçao. Tenho atendimento online.
Boa sorte
Olá, existe tratamento sim!

O término do relacionamento muitas vezes deixa um vazio, uma sensação de que falta algo, já que ocorreu um rompimento das expectativas, dos sonhos contidos no relacionamento do casal.
Com isto, sentimentos podem ocorrer, a angústia da separação, quadros de ansiedade, crenças limitantes como acreditar que não encontrará mais ninguém, uma onda de culpa pelo término da relação afetiva, saudades, ressentimento e tantos outros, e aqui pode surgir esta sensação de dependência emocional
É importante que saiba que há tratamento e você pode buscar ajuda para atravessar este momento.

Espero ter ajudado!
Sim! É possível tratar a ansiedade e a dependência emocional. Parece se tratar de 1 período muito doloroso, mas você está consciente de suas questões, o que poderá contribuir muito para que se recupere.
Olá!
Se você de verdade tem interesse em SABER por que se sente assim, de forma que possa ENTENDER como se sentir melhor, ou seja, a partir do seu próprio entendimento, então, sim, existe tratamento. Existe um trabalho que você pode fazer com ajuda da pessoa que você escolher como seu/sua profissional da saúde mental.
Eu fico por aqui, caso você queira marcar uma conversa.
;)
Olá! O fim de um relacionamento pode causar muitos sentimentos difíceis de lidar, que vão além da perda da relação. Geralmente isto acontece porque precisaremos refazer os rumos da nossa vida. E isto pode causar muita dor emocional. A cicatrização leva um tempo e ter um espaço com um profissional pode ajudar a dar novos contornos ao teu momento, ou seja, encontrar e valorizar novas escolhas para tua vida, além de compreender os sentimentos que te acometem.
Não gosto muito de falarmos de acontecimentos no campo relacional como uma espécie de desvio que devia ser tratada. Podemos usar outro termo? Eu sugiro, cuidado. Quando nós nos sentimos frágeis após o termino de relacionamento, a dor é grande e com isso surgem diversos afetos que precisam de cuidado. A pscioterapia aparece, então, como um espaço para proporcionar esse cuidado a você e a esses afetos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá! Sim ,existe tratamento e o fim de um relacionamento é também um luto com todos os seus processos. Através da psicoterapia é possível entender esses sentimentos e ressignificar muitas questões. A psicoterapia é uma ferramenta poderosa para o autoconhecimento. Se cuide, faça isso por você.
Olá! Todos os sintomas que você descreve são passíveis de tratamento em psicoterapia. Geralmente, questões de dependência emocional têm origem na história de vida e em padrões de funcionamento/dinâmica da família de origem. A ansiedade pode estar relacionada a diversos fatores também de trajetória de vida, contexto atual e perspectivas futuras. Um processo de psicoterapia abordaria e aprofundaria todos esses aspectos, gerando autoconhecimento e construindo estratégias de melhoria. Espero ter contribuído e fico à disposição!
Sim, através de autoconhecimento você vai conseguir ter mais clareza do seu modo de se relacionar, sua dinâmica de funcionamento e então construir ferramentas e recursos para lidar com eles. Psicoterapia vai te ajudar nesse processo.
Sim, existe tratamento. Indico que inicie o processo terapêutico para elaborar melhor essas questões acerca do seu término e sobre conhecer novas pessoas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá. Existem sim. O tratamento ouro em Dependências, seja emocional ou química é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). Recomendo que procure o quanto antes um Psicólogo para que ele possa te ajudar a tratar a dependência emocional e passar por esse processo.
Olá!! A princípio gostaria que soubesse que de certo modo a dependência emocional é algo que está muito presente em nossa cultura, e a resposta à sua dúvida é sim, há como curar o excesso de apego.
E saiba que essa dependência pode surgir em qualquer tipo de relacionamento, embora esteja mais presente nas relações amorosas.
Partindo desse ponto, buscamos fortalecer a sua autoestima, ressignificando e superando traumas de infância, resultando na conquista de sua autonomia.
Felizmente, é possível tratar a dependência emocional e aprender a construir relacionamentos saudáveis.
Com certeza existe! Dependência emocional é um temais mais comum do que parece e constantemente trabalho com meus pacientes alguns pilares do tipo:
Aumento da autonomia e autoestima
Construção de autoimagem positiva
Desenvolvimento da capacidade de dizer “não”
Desenvolvimento de relacionamentos saudáveis
Fortalecimento da individualidade
Visão realista do outro
É muito difícil perder quem se ama. Amar é ter o outro como prioridade sem perder de si mesmo. Algumas vezes podemos errar nessa matemática. Busque um sentido para sua vida, I ajuda no processo de superação da dependência emocional Tente não se humilhar, porque ninguém fica atraente dessa forma. Estou a disposição para ajudá lo. Um forte abraço
Sim, existe tratamento para a dependência emocional e suas consequências. O foco será compreender os motivos de sua dependência e equipar você na busca por autoreferência e autonomia. Todo fim de relacionamento envolve um processo de luto, mas em casos de dependência emocional o luto se torna ainda mais intenso e difícil de lidar. É possível se recuperar, sim, e aprender a cultivar relacionamentos saudáveis. Procure terapia especializada.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Oi! Imagino que esteja bem difícil lidar com essa situação
A terapia pode ajudar bastante nesse caso!

Trabalho com a TCC e é uma excelente abordagem para ajudar na demanda de ansiedade e dependência emocional. Buscar um profissional dessa área vai te ajudar bastante!

Espero ter ajudado e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 150
Existe, sim, tratamento. Os sentimentos que surgem após o fim de um relacionamento são comparáveis a um processo de luto e, muitas vezes, podem ser bem desafiadores. A psicoterapia é uma boa alternativa para lidar com essas questões, as quais podem incluir sentimentos de depressão e ansiedade. Não hesite em buscar ajuda quando necessário. Fico à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá, existe sim tratamento. Esses sentimentos e sintomas são comuns em pessoas que passam por términos de relacionamento, mas quando se tornam intensos e persistentes, podem indicar a necessidade de intervenção profissional. A psicoterapia pode ser uma ferramenta eficaz no tratamento da dependência emocional e da ansiedade relacionada ao término de um relacionamento. O profissional da psicologia pode ajudar você a entender as raízes desses sentimentos, explorar padrões de pensamento e comportamento que contribuem para a dependência emocional e desenvolver estratégias saudáveis de enfrentamento e autoestima. Estou à disposição para ajudar nesse processo.
Sim, definitivamente existem tratamentos eficazes para lidar com dependência emocional, dificuldade em aceitar términos e crises de ansiedade. Essas questões são bastante comuns e podem ser abordadas com sucesso através de várias modalidades terapêuticas.

O primeiro passo é reconhecer que esses sentimentos e comportamentos estão afetando negativamente sua vida, o que você já parece estar fazendo ao buscar informações sobre tratamento. Isso é um sinal importante de sua disposição para mudar e melhorar sua saúde emocional.

Psicoterapia: Terapias como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) podem ser muito eficazes. A TCC ajuda a identificar e modificar pensamentos e comportamentos problemáticos, desenvolvendo estratégias para lidar com emoções dolorosas e construir relacionamentos mais saudáveis. Outras abordagens, como a terapia focada na emoção ou terapia psicodinâmica, também podem ser úteis, dependendo das suas circunstâncias pessoais e da profundidade dos padrões emocionais que você deseja explorar.

Grupos de apoio: Participar de grupos de apoio pode ser benéfico. Compartilhar suas experiências com outras pessoas que enfrentam problemas semelhantes pode ajudar a diminuir a sensação de isolamento e fornecer estratégias práticas que outros encontraram úteis.

Desenvolvimento de habilidades de enfrentamento: Aprender e praticar habilidades de enfrentamento, como mindfulness (atenção plena), técnicas de relaxamento e manejo do estresse, pode melhorar significativamente a sua capacidade de lidar com a ansiedade e a dependência emocional.

Auto-cuidado: Incentivar-se a participar de atividades que promovam o bem-estar físico e mental também é crucial. Isso inclui exercícios físicos, hobbies, socialização e manutenção de uma rotina diária.

Se você está passando por uma forte crise de ansiedade ou sente que não consegue lidar com a dor de um término por conta própria, procurar o apoio de um profissional de saúde mental é essencial. Eles podem avaliar sua situação específica e oferecer um plano de tratamento personalizado. Lembre-se, é completamente possível recuperar a autonomia emocional e encontrar contentamento e satisfação na vida, independentemente das circunstâncias externas.
Oi :) Superar o fim de um relacionamento é doloroso, mas nada que o tempo e a terapia não ajude. Vamos identificar seus padrões de pensamento e comportamento que contribuem para a dependência emocional? Assim como trabalhar na melhoria da autoestima e na valorização pessoal? Se precisar de ajuda estou aqui! Lembre-se as vezes, o fim de um relacionamento é o começo de um crescimento pessoal profundo.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 50
Lidar com sentimentos de dependência emocional, dificuldades em aceitar o término de um relacionamento e crises de ansiedade pode ser extremamente desafiador, mas existem passos concretos que você pode tomar para encontrar alívio e iniciar o caminho para melhorar o seu bem estar. A psicoterapia individual pode ajudar, e muito! Trabalhar com um psicólogo clínico em sessões individuais proporciona um espaço seguro para explorar suas emoções e desenvolver estratégias de enfrentamento que fortalecerão sua autoestima. Isso pode ajudá-lo(a) a confiar mais em si mesmo e a reduzir a sensação de dependência emocional. Nesse processo, será possível identificar suas próprias qualidades e conquistas e reconhecer seu valor, independentemente do relacionamento.
Por outro lado, cultivar relações saudáveis com amigos, familiares e participar de atividades sociais pode proporcionar um sistema de apoio emocional valioso. Não hesite em buscar apoio de pessoas de sua confiança que possam oferecer compreensão e consolo. Atividades físicas regulares, uma alimentação balanceada e um sono adequado podem ter um impacto positivo na sua saúde mental e emocional.
Aprender algo novo ou se dedicar a um projeto pessoal ajudam a construir confiança e sensação de independência.
Considere iniciar um processo terapêutico com um psicólogo para que juntos vocês possam desenvolver um plano de tratamento adequado às suas necessidades, ajudando-o a recuperar o equilíbrio emocional e a construir uma vida gratificante, independente e mais feliz. Espero ter ajudado. Um abraço, Psicóloga Cibele Cristina Moreira Sancha
Olá, existe tratamento sim!
A psicoterapia é indicada para que você se autoconheça e identifique as crenças que você tem a respeito do relacionamento. É natural o sofrimento após o termino de uma relação, mas você deve buscar a ajuda de um profissional e aprender a lidar com a situação de uma forma assertiva e mais leve, dentro das possibilidades.
Fico à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 150