Sensação de Amnesia Perda de memorias episodicas do ontem e ano passado etc.. causada pela Desperson

16 respostas
Sensação de Amnesia Perda de memorias episodicas do ontem e ano passado etc.. causada pela Despersonalização e reversível posso voltar a me lembrar?
Olá!
Como você falou é a sensação de amnésia, então sim, você pode se recordar desses episódios.
Sugiro que busque uma psicanalista, a associação livre de palavras é uma ótima técnica para trabalhar com esses sintomas.
Estou a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise - R$ 170

Olá. Sim porque trata-se de uma amnésia dissociativa (tem relação com transtorno psicológico), mas é importante que busque ajuda de um psicólogo/psicanalista para que esses sintomas e suas causas possam ser avaliados e tratados. Caso tenha maiores dúvidas ou queira marcar uma entrevista, estou à disposição
Oi.
São reversíveis sim.
A sensação de perda de. memória, quando vem da despersonalização é um processo protético da mente para blindar você né outros estímulos possivelmente estressores, então a mente funciona com menos eficiência e estímulos para se poupar frente profunda angústia devido às despersonalizações.
Acho cuidadoso checar a vitamina B1 que é responsável pela memória, para um possível descarte da situação de deficiência vitamínica.
Sintomas de despersonalização refletem um estado já avançado de defesa da mente e se faz necessário um acompanhamento com uma frequência de qualidade. Claro com alguém que você possa confiar e se identificar.
Fico a disposição.
Olá, é difícil prever se a memória voltará ou não, ainda mais em um episódio de despersonalização que pode estar inserido em diversos quadros, aumentando bastante a imprevisibilidade sem uma boa avaliação. Eu começaria a entender o que foi perdido em questões de memória, como foram os episódios de despersonalização e talvez até desrealização. Desde quando e qual a frequência e intensidade desses sintomas. Bom, com uma boa investigação é possível acessar muitas coisas. Um forte abraço!
Olá!
Nem todo é impossível. O importante é você poder achar um espaço de sigilo, confiança e acolhimento bons que lhe permitam FALAR a respeito disso. O que não lembramos, o que "esquecemos", e o que nos transforma e nos deixa num estado ausente, porém produtivo, pode ser a dor; o medo; a impossibilidade de lidar moralmente com a raiva, por exemplo.
Não dá para saber sem você FALAR, repito. Eu fico por aqui, disponível, se você quiser marcar uma conversa.
Grande abraço!
A despersonalização é um transtorno que faz com que o indivíduo tenha percepção sobre si mesmo alterada. Caracteriza-se por sensações de irrealidade, apatia, amnésia, impressão de que está separado do corpo, perda do controle, pânico, depressão, ansiedade, cansaço e outros. Como vc pode ver acima, a amnésia é apenas uma das características da DESPERSONALIZAÇÃO. Quem te deu este diagnóstico? Acho interessante buscar as respostas com um médico e acompanhamento psicológico também para cuidar da insegurança que essas dúvidas podem te dar. @lysipsicologa
Sim mas so fazendo análise. Eu posso lhe ajudar me procure. ok?
Olá! É importante que consulte um psiquiatra e psicólogo para investigar se esses sintomas podem estar associados a algum transtorno psicológico. Na despersonalização, os sintomas são transitórios na maioria dos casos e por isso é importante investigar fatores ambientais, temperamentais e culturais.
Espero que fique bem. Abraços,
Olá! A avaliação psicológica vai ajudar a identificar se as falhas mnemônicas estão associadas a questões emocionais do momento, neuropsicológicas ou a transtornos de personalidade. A partir desse ponto é possível entender também qual a probabilidade de voltar a lembrar dos episódios esquecidos. Entre em contato para mais esclarecimentos. Estou à disposição.
Boa tarde,
Sim é possível através da psicoterapia.
A sensação de amnésia associada à despersonalização pode ser angustiante, mas é importante saber que a despersonalização não causa perda permanente de memórias. Geralmente, a reversão desse sintoma pode permitir que você se lembre das experiências anteriormente obscurecidas. A busca por apoio psicológico, como terapia com um profissional de saúde mental, pode ajudar a entender e lidar com esses sintomas, permitindo a recuperação da clareza e da recordação das memórias episódicas. Recomendo que discuta essa preocupação com um profissional de saúde mental para orientação personalizada e apoio no processo de recuperação.
Olá,
Primeiramente é necessário avaliar essas "falhas" da memória. Se é algo que não existia antes e começou a existir após um período, a chance de ser algo orgânico diminui. É possível que a organização emocional esteja causando essas falhas. Pessoas com sintomas ansiosos, depressivos ou que passaram por algum trauma podem apresentar essas "falhas" e, quando este é o caso, a psicoterapia é a estratégia mais adequada para o momento.
Quadros de ansiedade, fobia e qualquer crise na saúde mental que tire qualidade de vida precisa ser tratado devidamente com especialistas. Busque ajuda clinica, não deixe o sintoma persistir.
Olá como vai?
É importante reconhecer que a despersonalização pode afetar a percepção de eventos e memórias, resultando em uma sensação de amnésia ou perda de memórias episódicas. A despersonalização é um sintoma associado a vários distúrbios psiquiátricos, como transtorno de ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático e transtorno de despersonalização/desrealização.
É crucial entender que a sensação de amnésia causada pela despersonalização geralmente não é uma verdadeira perda de memória, mas sim uma alteração na percepção ou processamento das memórias. Isso significa que as memórias ainda podem estar presentes, mas podem não ser acessadas ou lembradas da mesma maneira que as memórias normais.
Felizmente, a despersonalização é muitas vezes reversível com o tratamento adequado. A psicoterapia tem se mostrado eficaz no tratamento da despersonalização. Além disso, medicamentos, como antidepressivos ou ansiolíticos, podem ser prescritos em alguns casos, especialmente se houver uma condição subjacente, como transtorno de ansiedade, contribuindo para a despersonalização.

Quanto à recuperação das memórias episódicas, à medida que a despersonalização é tratada e os sintomas diminuem, é possível que a percepção e o processamento das memórias melhorem. No entanto, é importante ressaltar que a recuperação completa das memórias pode variar de pessoa para pessoa e pode exigir tempo e esforço.

Se você está enfrentando dificuldades com a despersonalização e a sensação de amnésia associada, é fundamental buscar ajuda de um profissional de saúde mental qualificado. Um psicólogo ou psiquiatra pode realizar uma avaliação completa, fornecer um diagnóstico preciso e recomendar o tratamento mais adequado para suas necessidades individuais. Não hesite em procurar apoio e orientação para superar esses desafios. te desejo um feliz dia!!!
O sintoma-chave da amnésia é a incapacidade de recordar informações, cenas e acontecimentos, que geralmente estão relacionados a eventos estressantes ou traumáticos. Esta amnésia não está relacionada ao esquecimento comum. No que se refere a despersonalização, pode ser um indicador de doença subjacente, ela se caracteriza por sensação de distanciamento do próprio corpo, como vc estivesse se observando. Se estes sintomas são persistentes, interferem em seu trabalho, prejudicam seu relacionamento, bagunçam seu cotidiano e te causam desconforto, busque tratamentos. Os tratamentos são feitos por médico quando houver necessidade de medicação e por psicólogo para psicoterapia. Busque ajuda clínica.
A sensação de amnésia, especialmente a perda de memórias episódicas, pode ser uma experiência muito angustiante, especialmente quando está relacionada à despersonalização. A despersonalização é um transtorno dissociativo em que a pessoa se sente desconectada de si mesma, de seus sentimentos e de suas memórias. Esse estado pode levar a uma sensação de amnésia ou perda de memórias pessoais, tornando difícil lembrar de eventos específicos do passado.

Causas e Efeitos da Despersonalização
A despersonalização pode ser desencadeada por vários fatores, incluindo estresse extremo, trauma emocional, ansiedade ou depressão. Durante episódios de despersonalização, o cérebro pode "desligar" certas funções cognitivas como uma forma de autoproteção, resultando em dificuldades para acessar memórias episódicas.

Reversibilidade e Recuperação de Memórias
A boa notícia é que, sim, é possível recuperar essas memórias com o tratamento adequado. Aqui estão alguns passos que podem ajudar:

Terapia Psicológica:

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): Pode ajudar a abordar os pensamentos e comportamentos que contribuem para a despersonalização.
Terapia de Integração e Processamento: Terapias como a EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) podem ser eficazes para lidar com traumas subjacentes que podem estar contribuindo para a despersonalização e a perda de memória.
Terapia Medicamentosa:

Em alguns casos, medicamentos como antidepressivos ou ansiolíticos podem ser prescritos para ajudar a reduzir a ansiedade ou a depressão que podem estar contribuindo para os episódios de despersonalização.
Técnicas de Grounding:

Práticas de grounding podem ajudar a reconectar você ao momento presente e a si mesmo, reduzindo a sensação de despersonalização. Técnicas como mindfulness, meditação e exercícios de respiração podem ser úteis.
Manter um Diário:

Escrever sobre suas experiências diárias pode ajudar a reforçar a conexão com suas memórias e emoções. Revisitar o diário pode ajudar a recuperar memórias perdidas e a criar uma sensação de continuidade.
Estilo de Vida Saudável:

Manter uma rotina saudável, incluindo alimentação equilibrada, exercício regular e sono adequado, pode melhorar a função cognitiva geral e ajudar a reduzir episódios de despersonalização.
Importância do Suporte Profissional
É crucial buscar o apoio de um profissional de saúde mental que possa fornecer uma avaliação completa e desenvolver um plano de tratamento personalizado. Um psicólogo ou psiquiatra pode trabalhar com você para identificar as causas subjacentes da despersonalização e ajudar a desenvolver estratégias eficazes para recuperar suas memórias e melhorar sua qualidade de vida.

Conclusão
Embora a sensação de amnésia e a perda de memórias episódicas causadas pela despersonalização possam ser perturbadoras, a condição é reversível com o tratamento adequado. Com o apoio de terapias apropriadas, técnicas de grounding e um estilo de vida saudável, é possível recuperar memórias e reduzir os sintomas de despersonalização. Buscar ajuda profissional é um passo essencial para a recuperação e para voltar a se sentir conectado consigo mesmo e com suas experiências passadas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!