Senhora de 80anos diagnosticada pelo neurologista com desequilíbrio postural, não consegue se locomover

4 respostas
Senhora de 80anos diagnosticada pelo neurologista com desequilíbrio postural, não consegue se locomover sozinha devido a vertigem, principalmente em locais amplos. Ressonância no cerébro ok, testes audiométricos ok. O problema é com os cristais. Qual o tratamento mais indicado?
Olá! Nesse caso a paciente deverá ser submetida à uma avaliação fonoaudiológica para que seja constatada mesmo a alteração vestibular e o local da lesão; dessa forma será indicada a melhor manobra de tratamento. Pelos dados fornecidos, parece ser realmente um "problema" nós cristãos de cálcio, que classificamos como VPPB, e o tratamento mais adequado seria a reabilitação vestibular.

Olá!
O fonoaudiólogo é o profissional indicado para o tratamento da reabilitação vestibular.
Na fonoaudiologia existem diversas especialidades, portanto procure um profissional capacitado na área de reabilitação vestibular.
Os otolitos, que são os famosos cristais, estão associados a vertigens com características posicionais e de curta duração. Os pacientes relatam que sentem a vertigem ao deitar, levantar, abaixar, ou seja, com o movimento cefálico. Existe outras doenças que afetam o sistema vestibular, como por exemplo as hipofunções uni e bilaterais. Para que o tratamento seja mais assertivo e efetivo, se faz necessário uma boa avaliação funcional do sistema vestibular que deve ser realizada por um fonoaudiólogo especialista.
O deslocamento dos "cristais" (otólitos, que são basicamente um agrupamento de cálcio que existe na orelha interna, em dois locais, saculo e utriculo) caracteriza um quadro que chamamos de VPPB, vertigem posicional paroxistica benigna, cujo tratamento indicado é a reabilitação vestibular para execução de manobras específicas, de acordo com a avaliação realizada pelo profissional que irá tratar. Contudo, essa queixa de dificuldade de locomoção em locais amplos pode estar relacionada a outras disfunções do sistema de equilíbrio, devendo ser avaliada por profissional especialista em Otoneurologia. O objetivo principal do tratamento, além de aliviar a tontura, é minimizar o risco de queda, fator relevante para a população desta faixa etária.