Sempre tomei Efexor e agora mudei p.Venlift dei uma recaída chorona depressivo.sera a troca do reméd

2 respostas
Sempre tomei Efexor e agora mudei p.Venlift, dei uma recaída, chorona depressiva. Pode ser a troca do remédio ?
Olá, é uma possibilidade que tenha correlação com a troca da marca da Venlafaxina. Sugiro que você converse com seu Psiquiatra para avaliar outras questões e assim a melhor conduta em seu caso específico!

Olá, primeiramente é preciso que você saiba que ambas as medicações possuem o mesmo princípio ativo e tem o mesma função no seu organismo. O que vai variar entre as duas é que o VENLIFT OD® é uma marca similar produzida pelo empresa Torrent e o Efexor é a marca referência da empresa Pfizer.
No geral, o que acontece é que temos três classes de medicamentos: o referência, os similares e os genéricos. O referência é a marca que lançou o remédio, no caso da Venlafaxina é o Efexor, produzido pela Pfizer. Os similares e os genéricos são “cópias do referência”, devendo manter os mesmos princípios ativos, a mesma concentração, mesma dose e mesma forma farmacêutica. Além disso, os genéricos devem obrigatoriamente ser mais baratos (Mínimo de 35%) que o original e devem conter no mínimo 80% da biodisponibilidade (Quanto da dose administrada do fármaco é efetivamente absorvida) comparando-se com o Referência.
Na prática, acontece que para conseguir um custo menor no produto final ou conseguir maior lucro algumas empresas que produzem genéricos colocam na fórmula do medicamento o mínimo necessário de princípio para serem aprovadas (no caso, 80% da biodisponibilidade). Isso faz com que essas medicações sejam “menos eficazes” que o Referência e também que alguns similares, sendo que parte delas podem ter também mais efeitos colaterais.
Se for necessário mudar para uma medicação mais acessível (Seja um similar ou genérico) tente dar preferência para que seja produzida pela mesma empresa do que você já utiliza (No seu caso, da Pfizer). Se não for possível, que seja de uma marca mais conhecida e validada pelo seu médico de acordo com a prática dele.
Outro ponto, ao ser feita a troca observe os efeitos no seu corpo e a resposta do tratamento. Casos apareçam efeitos colaterais diferentes do esperado ou o medicamento não esteja tendo o efeito que se esperava no tratamento sugiro que converse com seu médico. Os dois juntos devem avaliar as possiblidades e ver a melhor solução para seu caso, considerando inclusive o custo do medicamento no seu orçamento. Uma boa Aliança Terapêutica deve contemplar um cuidado pleno.