Sempre tive uma dúvida, a ansiedade atrapalha mas tomadas de decisões?

3 respostas
Sempre tive uma dúvida, a ansiedade atrapalha mas tomadas de decisões?
Em um primeiro momento devemos separar o termo "ansiedade" dos transtornos de ansiedade (por exemplo: Ansiedade Generalizada, transtorno de pânico, fobia social, etc.). O termo "ansiedade" se refere a uma emoção considerada normal, relacionada a situações de perigo real ou imaginário. Em uma situação de perigo real, por exemplo, pode ajudar a tomar uma decisão rápida, até pelas mudanças fisiológicas e corporais causadas pela possível ameaça. Acontece que nos transtornos de ansiedade, a vivência de perigo pode estar por muitas vezes dissociada dos elementos "reais". Em alguns casos a pessoa pode ter crises de ansiedade e sintomas físicos, sem um estímulo externo ou interno proporcionais. Na maioria das vezes, os transtornos de ansiedade podem causar prejuízos na vida do indivíduo (inclusive na tomada de decisões), necessitando de alguma abordagem terapêutica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Sua pergunta é muito boa. A ansiedade pode limitar muito a vida de uma pessoa.
Preocupar-se demais com o futuro pode levar você a tomar decisões com base no medo ou pior ainda, pode te paralisar. Por preocupação excessiva sobre o que pode acontecer, você pode deixar de fazer o que realmente deseja e limitar os campos de possibilidade para a sua vida.
Quem tem ansiedade mais grave, tem pensamentos muito negativos. Dentro do tratamento, além da medicação, a gente busca identificar estes pensamentos e sempre se questionar se são mesmo reais. Isso possibilita que você tome decisões sem o viés do medo e da preocupação e, assim, não limite a sua vida.
Sim, a ansiedade pode atrapalhar na tomada de decisões. Quando a ansiedade está excessiva, nosso cérebro entra em um estado de alerta que pode dificultar o raciocínio claro e objetivo. A ansiedade excessiva aumenta a preocupação com possíveis consequências negativas, o que pode levar à indecisão, excesso de análise ou impulsividade.

Alguns fatores associados à ansiedade que impactam as decisões incluem:

Medo de errar: A preocupação excessiva em evitar erros pode atrasar ou impedir a escolha.
Dificuldade de foco: A mente acelerada ou distraída dificulta a avaliação das opções disponíveis.
Sensação de urgência: A ansiedade pode levar a decisões apressadas, sem considerar todas as alternativas.
Com o tratamento adequado, como terapia, mudanças do estilo de vida e/ou medicação, é possível reduzir os sintomas de ansiedade e desenvolver estratégias para melhorar a tomada de decisões. Se isso está te impactando, recomendo buscar avaliação de um psiquiatra da sua confiança.

Especialistas

Renata Bechara

Renata Bechara

Psiquiatra

Recife

Heloísa Lorenzoni

Heloísa Lorenzoni

Psicólogo

Araraquara

Lucas Vasconcelos

Lucas Vasconcelos

Psicólogo

Goiânia

Marcelo Aparecido Cursino

Marcelo Aparecido Cursino

Psicanalista

Paraisópolis

Mary de Morais Durso

Mary de Morais Durso

Psicólogo

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 127 perguntas sobre Transtorno depressivo maior
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.