Sempre que tenho que fazer alguma coisa "importante" sinto dor de barriga e tenho certeza que é devido

3 respostas
Sempre que tenho que fazer alguma coisa "importante" sinto dor de barriga e tenho certeza que é devido a ansiedade. Sempre tive esse problema, mas sempre consegui controlar. Porém, nos últimos tempos, isso tem me incomodado bastante a ponto que já afeta a minha vida social e etc. O que posso fazer?
Olá. Sugiro que busque auxilio em uma terapia. Os sintomas que sente estão, possivelmente, relacionados aos quadros de ansiedade, como afirma. O quadro tende a se agravar na medida em que os desafios se tornam mais exigentes, pois a ansiedade está relacionada a falta de confiança, pressa e pouca paciência para que os resultados amadureçam. A terapia pode ajuda-lo a compreender estes "gatilhos" e trabalhar para que sinta mais confiança nos compromissos que assume. Tente e seja feliz.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
OIá, estes sintomas que você descreve são típicos de ansiedade e precisam ser controlados para evitar estes problemas em sua rotina que você descreve. Você identificando quais situações que despertam isso já é um grande passo, é fundamental enfrentar as situações, sem fugir ou criar empecilhos. Além disso, a ajuda de uma psicólogo é fundamental, sugiro a abordagem TCC, outras também dão uma boa ajuda, mas a TCC você trata diretamente o problema. Quando entrar em contato com o psicólogo pergunte se ele atende pela abordagem TCC. Enquanto isso, tente identificar, enfrentar e tentar controlar a ansiedade com uma respiração profunda e lenta. Fazendo tudo isso a tendencia é melhorar, mas não deixe de procurar um psicólogo! Boa sorte!
Olá! Vários podem ser os motivos para a ocorrência dessa dor de barriga. Quando é um sintoma de ansiedade, é comum que venha acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, sensação de aperto no perto, tremores, etc. Se esse problema estiver gerando prejuízos em sua vida, sugiro fazer uma avaliação médica para excluir possíveis causas orgânicas e, em paralelo, procurar a ajuda de um psicoterapeuta especializado na área. Durante o processo de psicoterapia, esse profissional irá, junto com você, identificar como essa resposta de ansiedade foi instalada, para, em seguida, ajudar você a fazer um descondicionamento dessa resposta. Espero ter ajudado! Boa sorte!

Especialistas

Júlia Henrique Nascimento

Júlia Henrique Nascimento

Psicólogo

Tubarão

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.