Sempre fui uma pessoa q apresentava pensamento suicidas e esses pensamentos me faziam chorar muito,

17 respostas
Sempre fui uma pessoa q apresentava pensamentos intrusos e esses pensamentos me faziam chorar muito, mas hj quando o pensamento me veio a mente não fiquei triste e sim tive uma sensação de alívio imediato. Essa mudança de pensamento é comum?
Olá. Primeiramente é difícil responder se é comum ou não, pois seria indicado uma conversa em um ambiente seguro onde você se sinta confortável, como sessões de psicoterapia. Assim poderia entender melhor sobre essas mudanças.
Como é para você pensar essas coisas que antes te deixavam triste e hoje te trazem alívio? Seria importante conversar com um profissional para entender essas mudança, o que ela significa para você, como você a sente, o que elas fazem ai, qual a função desses pensamentos intrusivos. Se quiser conversar estou a disposição.

pensamentos é a interpretação que fazemos das situações do mundo e é uma função psíquica relacionada ao juízo de realidade e linguagem. Sim é super comum, inclusive você pode ter diversos tipos de pensamentos afinal esta viva, o que mais importa verdadeiramente são suas atitudes perante ao pensamentos.
Então, com a sua descrição não dá para dizer se é comum ou não essa mudança. Acho que o primeiro caminho não é necessariamente taxar entre ser ou não "comum", mas sim entender melhor quais eram as circunstâncias associadas às primeiras manifestações (pensamentos intrusivos e a tristeza), ou seja, quando você vivenciava isso; as possíveis origens desses pensamentos/sentimentos; possíveis relações com o contexto (ambiente; pessoas; atividades), assim como para essa mudança que você percebe hoje, buscando identificar, por exemplo, o que pode ter contribuído para isso e quais os efeitos práticos no seu dia a dia (antes e depois), dentre outros aspectos. Tudo isso precisa ser compreendido com mais detalhes e mais cuidado, o que geralmente acontece em um contexto de psicoterapia, no qual buscamos responder essas perguntas e mais várias outras visando a melhora da sua saúde mental e o desenvolvimento de autoconhecimento. Estou à disposição.
Olá, essas mudanças podem ocorrer sim. Ao longo de nossa vida nossos pensamentos e forma de lidar com eles podem se transformar e gerar diferentes sentimentos. Inclusive essa mutabilidade é interessante, sinal de que nossos afetos estão em movimento, ao invés de fixados em uma eterna repetição. Escute o que foi esse pensamento para você nesse momento em particular e que alívio foi esse que te gerou. Caso isso te mobilize a seguir se interrogando busque o acompanhamento de um profissional.
ola, essa mudança pode ser comum sim. costumo dizer que a cada dia que acordamos, somos uma pessoa diferente.Ao longo do tempo temos sempre novas vivencias , novas experiencias.
a cada dia que vivemos nos tornamos pessoas mais amadurecida.
Olá. Sim, é comum mudar a forma de pensar sobre um assunto ou mesmo mudar a forma de lidar com alguma questão. Penso que é importante avaliar como essa mudança está te afetando no momento. Abraço.
Na Terapia Cognitiva Comportamental a forma como interpreta determinada situação reflete na forma que se sente e se comporta. Quando ressignificamos o pensamento consequentemente nosso comportamento e emoção mudam, sendo portanto algo natural que acontece. Nós podemos apresentar crenças enraizadas e disfuncionais que estão por traz desses pensamentos então durante o processo terapêutico buscamos flexibilizar e reestruturar a forma de perceber para algo mais funcional. Vale ressaltar que para se certificar da questão, seria necessário uma avaliação mais aprofundada. Espero ter ajudado, estou a disposição!
Olá. Classificar como comum ou não não é a maneira mais adequada de pensarmos sobre isso, mas a forma como enxergamos as coisas, como lidamos com nossos sentimentos pode mudar, essa transformação talvez signifique que algo em você conseguiu se modificar!
Essa mudança na resposta emocional aos pensamentos intrusos pode ser influenciada por diversos fatores, como a sua resiliência emocional, estratégias de enfrentamento adotadas e possíveis insights obtidos ao longo do processo terapêutico. Embora as mudanças individuais variem, essa evolução sugere um desenvolvimento positivo no seu modo de lidar com esses pensamentos. Vamos explorar juntos essas experiências para compreender melhor e fortalecer essa transformação.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120
Olá! Pode ser comum você se conscientizar de um "Selfie" mais autônomo e perceber que esses pensamentos intrusivos não "são você". E nesse caso é um avanço no seu processo de desenvolvimento e auto-percepção.

Olá, espero que esteja bem e que fique melhor ainda.
Pelo pouco que escreveu pode ser comum caso esteja em tratamento também pode ocorrer melhorias significativas, mas e difícil falar no momento com poucas informações, mas fique feliz e que pode ser um indice de melhora, e se estiver em tratamento continue para que eses pensamentos não atrapalhe o seu dia a dia.
Espero ter contribuido.
Abraços.
Olá! Pensamentos intrusivos todos temos, a questão é o que fazemos com eles. Se anteriormente, tais pensamentos te fizeram chorar e se sentir mal, é importante entender quais são e como eles aparecem. Qual seria esse pensamento? O que você sentia quando ele vinha à sua mente? E agora, como se sente quando pensa nele? São tantas questões. Ou seja, como foi sugerido acima, seria importante sabermos de maiores informações para poder te ajudar. Procurar um (a) psicólogo (a) e iniciar um processo psicoterapêutico pode certamente te ajudar com essas e outras questões.
Sim, essa mudança de reação a pensamentos intrusivos pode ser comum, especialmente como resultado de processos de adaptação psicológica, aprendizado de estratégias de enfrentamento, ou mudanças na percepção pessoal e significado atribuído a esses pensamentos. Às vezes, o desenvolvimento de uma maior resiliência emocional ou a prática de técnicas de mindfulness e terapia cognitivo-comportamental podem levar a uma mudança na forma como os pensamentos intrusivos são percebidos e gerenciados, resultando em menos angústia e mais sensações de alívio.
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é bastante focada nos pensamentos e sentimentos, sugiro tentar essa abordagem.
É difícil estabelecer uma afirmação sobre ser comum ou não. A forma como você lida com estes pensamentos, seja com choro ou alivio devem ser analisadas. Os analisando mais profundamente será possível a compreensão da (s) raiz (es) destes pensamentos, através de sessões onde o psicólogo ou psicanalista a auxiliará nesta descoberta. Espero ter respondido a sua dúvida, e tenha um excelente fim de semana.
Boa tarde! A mudança na reação aos pensamentos intrusivos, passando de tristeza e choro para uma sensação de alívio imediato, pode indicar um progresso significativo no seu processo de enfrentamento e adaptação emocional. É possível que você esteja desenvolvendo uma melhor capacidade de lidar com esses pensamentos, reduzindo o impacto emocional negativo que eles tinham anteriormente. No entanto, se os pensamentos intrusivos ainda forem frequentes ou perturbadores, é recomendável continuar acompanhando a situação com um profissional de saúde mental para garantir que você esteja no caminho certo. Tenha um ótimo dia!
Olá! Não há saber prévio. Há saber a se construído. Para nomear algo a partir do que lhe ocorre, o espaço de psicoterapia/psicanálise é uma possibilidade a se traçar para esta construção, e de seus destinos possíveis. Sobre o comum, em primeiro momento, coletivizar algo que possa lhe ser particular pode ser um caminho a deixar elementos importantes fora de jogo. É importante olhar para além do momento presente.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!