Sempre fui muito ansiosa e preocupada,ontem tive uma recaída muito grande e meu pai me deu metade do

10 respostas
Sempre fui muito ansiosa e preocupada,ontem tive uma recaída muito grande e meu pai me deu metade do comprimido de Rivotril de uso dele, sei que só tomei uma vez, e meio comprimido ainda, mesmo assim, fico com medo de sofrer do efeito colateral de perda de memória e concentração, corro risco?
Em uso a curto prazo, esses efeitos só podem ocorrer durante o tempo de ação da medicação. Terminando o efeito (menos de um dia para dose única) termina qualquer reação colateral.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O uso de qualquer medicação deve ser feito com cautela e preferencialmente de acordo com orientação médica. Mais importante do que entender os possíveis efeitos colaterais (que vão depender de cada organismo), acredito que seja importante pensar com carinho no que você expõe logo no início de sua questão. Quando você diz que sempre se sentiu "ansiosa e preocupada" você está se referindo antes de qualquer coisa a forma como você se percebe. A ansiedade é um movimento cada vez mais frequente e não necessariamente problemático, mas como você usou a palavra "recaída" suponho que a mesma venha trazendo prejuízos a sua vida.

Para melhor entender e lidar com esses prejuízos é de grande valia consultar um psicólogo. Um bom profissional poderá inclusive entender com você a necessidade medicamentosa e fazer uma indicação para, caso necessário, você seja medicada e acompanhada tanto nos efeitos esperados quanto nos possíveis efeitos colaterais. Espero ter ajudado. Forte abraço.
Olá, risco não corre, como exposto acima. Porém, é importante ressaltar que não é adequado tomar medicações psiquiátricas como se fossem analgésicos comuns, por causa dos efeitos colaterais e dos efeitos esperados do remédio, pois eles têm efeitos muito fortes. Caso tenha mais dúvidas, estou à disposição.
Boa tarde!
O uso continuado de qualquer medicamento pode gerar efeitos adversos, mas o uso pontual raramente causa problemas. O ideal é que você vá à um médico de confiança para que você fale sobre essa ansiedade, ou mesmo, vá à um psicologo, se isso for recorrente.
Olá. Como ja mencionado acima, não corre risco. Mas como você salientou que tens muita ansiedade e preocupações, sugiro que procure uma terapia e de preferencia com psicologos que trabalhem com a linha da terapia cognitivo comportamental, vai lhe ajudar bastante nessa sua questão. Fico a disposição!
Boa tarde, tomar comprimido psiquiátrico não é legal se não tem prescrição medica tenha cuidado com você não se automedique, pode ter efeitos adversos e te procurar outros problemas. Se se sente estressada, tensa, cansada procure conversar com um psicologo para escolher uma forma mais adequada de se ajudar.
Todo uso de medicação deve ser acompanhado e prescrito pelo médico. A unica maneira de compreender os motivos que lhe levam a ficar ansiosa é atraves da terapia, a medicaçâo controla os sintomas.
Att.
Eduardo
Olá, boa noite, como está? .... respondendo a sua pergunta, o medicamento tem sim efeitos colaterais comprovados em relação a perda de memória, porém devido a ser somente metade do comprimido, a dose é muito baixa para se ter tais efeitos, normalmente é necessário um uso prolongado do medicamento. Abraços!
Esses efeitos adversos na área cognitiva geralmente são sentidos após uso crônico da medicação. Busque um psiquiatra para avaliar outras formas de tratamento para caso a ansiedade venha lhe perturbar novamente e não haja necessidade de fazer uso de medicação sem acompanhamento médico. Além dos remédios, há diversas formas de tratamento não-medicamentosas para o manejo da ansiedade. Uma delas é a terapia cognitivo-comportamental que possui amplas evidências científicas de sua eficácia no tratamento desses quadros.
Olá, pense na possibilidade de fazer psicoterapia comportamental para manejar essa ansiedade. Espero ter ajudado.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.