Sempre fui estudiosa na escola. No ensino médio fui aluna ok não reportei. Na faculdade percebi que

16 respostas
Sempre fui estudiosa na escola. No ensino médio fui aluna ok não reportei. Na faculdade percebi que eu sempre deixava pra estudar pras provas de última hora, mas dava certo. Passei na prova da OAB raspando. 5 anos depois estou com uma imensa dificuldade em estudar pra concurso. Não consigo me concentrar. Fiz exame p300 e deu que tenho mesmo desatenção. Gostaria de saber se tenho tdha, como isso pode surgir na fase adulta e se tem cura.?
A diminuição ou dificuldade no nível de concentração pode ser trabalhada em psicoterapia de modo que não seja um impeditivo de conquistas pessoais. Neste contexto, a psicoterapia visa a melhora na qualidade de vida como um todo.

A dificuldade de hoje pode ser por algumas situações de conflito, tensão ou estresse. É preciso avaliar detalhadamente e se positivo existe tratamento efetivo. Busque acompanhamento.
Olá! Essa dificuldade pode estar relacionada a uma série de fatores, acho legal procurar uma psicoterapia para buscar as fontes que estão causando dificuldade de concentração. Acredito que nesse processo, o profissional saberá te dizer se seria interessante ou não uma investigação mais profunda sobre isso, além de te ajudar a desenvolver mecanismos para elaborar esses fatores. Boa sorte!
Olá. O estudo para concursos é diferente do estudo da graduação. Exige mais tempo e mais dedicação mesmo para ser aprovada. Em relação a um TDAH, você pode passar por um processo completo de avaliação psicológica para confirmar ou não o diagnóstico, bem como ser encaminhada para o melhor tratamento, criando também estratégias que facilitem o seu aprendizado.
O TDAH na vida adulta é diferente. Você vai poder trabalhar com uma equipe multiprofissional: Neurologista (caso seja indicado uso de medicação), Psicopedagogo e Psicólogo. Confesso que me sinto estimulada a trazer pontos interessantes em sua fala para uma psicoterapia, mas isso seria muito para um simples momento de perguntas e respostas. Não deixe de se cuidar com estes profissionais. Você certamente verá muitas melhorias. Fique bem.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Olha, diagnosticar TDAH não é tão fácil assim, porque é um diagnóstico que pode ser confundido facilmente com outros que apresentem impulsividade como sintoma (quando uma pessoa tem um grau muito baixo de controle sobre seus impulsos, os mesmos clamam por mais atenção que a atividade que ela possa estar desempenhando naquele momento), bem como, desatenção pode ser causada por questões situacionais, como a possibilidade pessoa não gostar do que está estudando, cansaço ou preguiça, entre outros. Portanto, o recomendável é fazer uma avaliação criteriosa com um psicólogo da sua confiança.
Ola, tudo bem? Acredito que um diagnóstico pode ser feito, mas é preciso passar por um processo para poder entender se esse transtorno realmente existe no seu caso. Mas além disso a terapia como um tratamento pode te ajudar a entender melhor os seus comportamentos e como mudá-los, são dois caminhos possíveis e que podem te ajudar.
Olá querida, obrigada pela pergunta. O TDAH normalmente surge na infância e você leva isso para a vida adulta enquanto não fizer um devido acompanhamento. O que acontece é que a forma dela se manifestar acaba sendo um pouco diferente na infância e vida adulta, afinal, você vai aprender a lidar com ela como pode. O ideal é que você faça uma avaliação para confirmar efetivamente a presença de TDAH, pois desatenção não está ligada apenas a esse quadro ou algum transtorno. Procure auxilio profissional, isso vai te ajudar!
Olá!! O TDAH aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida, quando a pessoa não identifica e busca tratamento adequado aprende a lidar com a questão da forma que dá e consegue. Sua dificuldade pode estar relacionada com vários outros fatores como muito estresse, altas expectativas, cobranças entre outros. Sugiro procurar a terapia, na terapia será possível identificar e lidar com as questões que causam desconforto e assim desfrutar de melhor qualidade de vida.
Olá! Questiono o que faz você pensar em TDAH... Algumas fases de estudo, são fáceis... e o indivíduo aprende a se esforçar menos... E ainda assim dá conta do recado. Por outro lado, se fosse difícil demais, talvez desistisse... Quem aprende a usar o mínimo de suas funções, quando algo requer um pouco mais de esforço, surge uma certa ansiedade, o que tira do foco o que realmente deveria ser (saiu do controle... não foi como o usual... Alguns diagnósticos podem ser tardios, mas não se engane: diagnóstico não deve servir de bengala... Serve para nortear o enfrentamento, e sair melhor do que entrou. Fico à disposição. Até mais!
Depois de 5 anos que obteve a OAB provavelmente você já está trabalhando e vivendo uma zona de conforto que é diferente das situações anteriores em que você precisava lutar para conseguir passar nas provas. Até que ponto passar em um concurso é realmente seu objetivo, sua meta profissional? Se você não sentir aquela motivação forte que a fez passar na OAB, provavelmente passar num concurso não está sendo o seu foco. E você acaba se distraindo, e tentando explicar isso com uma disfunção de TDH. Talvez um acompanhamento com um psicólogo a ajudará a rever esses objetivos e descobrir o que realmente quer.
Olá. Desatenção não é exclusivo de TDAH. Um dado importante. Sempre foi estudiosa e aluna ok.
TDAH pode ser diagnosticado a partir dos 07 anos de idade. Se antes foi tudo ok em seus estudos, não será agora TDAH. É genético. Não é aprendido. Numa avaliação inicial é possível saber o seu possível diagnóstico. Sugiro inicialmente, agendar consulta com um psicólogo cognitivo comportamental para lhe ajudar e se necessário, posterior tratamento.
Olá! Como vai?

A desatenção pode estar relacionada a diversos fatores, não estritamente ao quadro de TDAH ou outros transtornos de atenção/concentração. Pode ser interessante procurar um acompanhamento psicológico ou psicanalítico para investigar melhor quais são as possíveis causas da falta de atenção e quais suas origens.

Abraços!
Olá
Pode ser devido a algo que você esteja vivenciando. Sugiro que vc procure um profissional para fazer adequadamente seu diagnóstico e vc possa ter uma vida com mais qualidade.
Estou à disposição.
Olá! Entendo sua preocupação. Recomendo que você busque um especialista para investigar e entender melhor o que você está vivenciando! Desatenção pode estar ligado a vários fatores, não só ao diagnóstico de TDAH. Não conseguimos te falar apenas por esse relato!
Sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade pode, sim, ser diagnosticado na fase adulta, O TDAH na fase adulta pode se manifestar devido a demandas aumentadas, estresse ou mudanças significativas na vida. Busque uma ajuda, para uma avaliação completa e para discutir as melhores opções de tratamento para você. Abraços!

Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 165
Olá! O diagnóstico de TDAH envolve uma bateria de avaliações e só pode ser realizado após acompanhamento profissional. Ele pode se manifestar na fase adulta quando novas demandas, como trabalho ou estudos, tornam as dificuldades de concentração mais evidentes. Embora não exista cura, há formas de amenizar os sintomas. Reforço que é fundamental procurar uma avaliação profissional para um diagnóstico adequado e estratégias de tratamento, que pode incluir a ajuda de profissionais de várias áreas, como psiquiatras, psicólogos, pedagogos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!