sempre acho que os resultados dos meus exames estão errados. isso é hipocondria?

6 respostas
sempre acho que os resultados dos meus exames estão errados. isso é hipocondria?
Parece que vc é muito desconfiada e insegura. Procure ajuda psicológica para descobrir o motivo e trabalhar seus conflitos.

Dentro das sindromes somatoformes, o transtorno hipocondriaco consiste numa preocupacao intensa e persistente com a existencia de uma ou mais doencas. Em exames, por exemplo, sinais dentro da normalidade podem ser interpretados como anormais e perturbadores. Sintomas de depressao ou ansiedade, costumam cursar com esse tipo de acometimento.

A acuracidade dos resultados de exames levam em consideracao o metodo e qualidade do laboratorio escolhidos, isso por si so, nao leva a diagnose da hipocondria.

Fale com o profissional de saude que a acompanha e tire suas duvidas!
Mais importante que classificar o seu comportamento de algum modo, é saber de onde ele vêm. É importante buscar tratamento médico e centros de diagnóstico em que você confie, indicados por profissionais ou de referência em sua cidade. Sintomas podem ocorrer, incomodar e atrapalhar bastante a rotina e sua causa não ser detectável nos exames: pode se tratar de uma síndrome específica, uma doença auto-imune, por exemplo, ou de sintomas de base psicossomática, em resposta a situações difíceis pelas quais você esteja passando. Converse com seu médico e busque compreender que diagnósticos poderiam ser compatíveis com os seus sintomas, e procure observar se aquilo que você sente e imagina ter não acontece recorrentemente, associado a certos eventos na sua vida - o que pode te ajudar a reconhecer um sintoma de ordem psicossomática.
Olá! Pensamentos recorrentes trazem tristezas, e angústias. O corpo responde de forma inconsciente a somatização, de repente está interpretando pequenas reações ou sintomas. Para melhor lidar com essas situações sugiro procurar um psicólogo. Porque é fundamental ser investigado, a causa desse comportamento.
Vale a pena sentir-se melhor e mais seguro e confiante.
Vale a pena investigar o porque destes pensamentos recorrentes para que possa levar uma vida mais leve. Esta característica isolada não reflete necessariamente hipocondria, mas demonstra um grau aumentado de ansiedade.
Se estes pensamentos são recorrentes e trazem um certo grau de angustia, sugiro que procure um psicólogo que ajudara a entender e tratar este tema, contribuindo com a sua qualidade de vida.
É uma hipótese, sim!
Mesmo quando os resultados dos exames médicos não indiquem nada de anormal que expliquem os sintomas, é possível uma pessoa de fato sentir sintomas físicos. É o caso, por exemplo da hipocondria que você citou e da somatização.

Na hipocondria o indivíduo afetado interpreta pequenos desconfortos e dores de forma errônea: crê, sem fundamento, estar com uma doença grave e teme até que esta provoque sua morte.

Na somatização o organismo reage de forma inconsciente com vários sintomas a um problema psíquico, sem o medo e a crença da hipocondria.

A tendência é o paciente concluir que as investigações realizadas não foram bem feitas, por não ter sido descoberto nenhuma disfunção em seu organismo. Sem diagnóstico que atenda as suas expectativas e sem alívio dos sintomas, muitas vezes a pessoa afetada apela para dietas, procura curandeiros, se automedica, ficando deprimida e ansiosa, carecendo de tratamento psicológico e médico (devido às comorbidades que surgem).