Sempre acho que as pessoas pensam algo negativo ao meu respeito. Tinha amigos muito críticos e me afastei

33 respostas
Sempre acho que as pessoas pensam algo negativo ao meu respeito. Tinha amigos muito críticos e me afastei de todos. Não gosto de ser criticada e não consigo me relacionar direito com as pessoas por causa disso. Esses sintomas podem ser resolvidos numa psicoterapia ?
Olá. De fato, não saber o que as outras pessoas pensam a respeito de você, ou achar que pensam algo de mau, pode dar margem a sentimentos desagradáveis que por vezes resultam em relações difíceis. Por isso mesmo é importante se perguntar por que, afinal de contas, essas ideias lhe vêm à mente de maneira tão determinante. Talvez, inclusive, o incômodo que você diz sentir ao ser criticada já aponte, de certo modo, para um movimento de tentar entender o que essas relações dizem de você mesma, ou seja, quem você é, ou imagina que deve ser, aos olhos das outras pessoas, e aos seus próprios.
Em grande medida, o tratamento psicanalítico busca trazer à tona interrogações como essa, a fim de serem pensadas de maneira mais profunda e abrangente, que só a partir daí poderão ser resolvidas. Abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Caro/a leitor/a, sim, o psicólogo pode te ajudar a compreender esse momento da sua vida, investigando o significado da crítica e do julgamento na sua vida, as consequências da escolha de se afastar das pessoas e que escolha é essa. Importante também investigar questões sobre confiança X não confiança, sobre suas necessidades atuais, seus pensamentos, sentimentos, sensações e suas escolhas diante das suas vivências, pois ter uma compreensão mais ampla e consciente de como você estrutura sua percepção para perceber algo como figura e não como fundo e vice-versa é altamente significativo. A Gestalt-Terapia, como uma abordagem da Psicologia, poderá te ajudar a ampliar seu conhecimento e consciência de si, o que promoverá mais saúde e bem-estar.
Olá. Com o seu desejo de ir em busca da mudança dessa situação em sua vida, com certeza a terapia pode lhe ajudar de maneira significativa. No processo terapêutico, você tem a possibilidade de encontrar recursos internos que a levará ao encontro de respostas para várias questões da sua história de vida.
Olá, quando você relata que acha que as pessoas pensam algo negativo a seu respeito, ou estão sempre lhe criticando, é porque no fundo você sabe e sente que tem algo em você que precisa mudar. E essa mudança depende de um "mergulho", um olhar voltado para dentro de si, para buscar essas respostas. Procure ajuda psicológica! Abraço!
Olá, sim, a Terapia Cognitiva Comportamental auxilia bastante, produz efeitos emocionais duradouros.Você disse que tem pensamentos negativos, isso pode ser trabalhado nas sessões.
Olá!

Essa autoavaliação da sua maneira de funcionar, é um bom sinal. Um sinal de que existe monitoramento de suas características pessoas, porém algumas delas podem estar arraigadas em crenças disfuncionais, o que pode resultar nesse comportamento de evitação.

É aconselhável que busque uma psicoterapia, de preferência Cognitivo Comportamental, para te ajudar a avaliar essas situações sob uma outra ótica.

Espero ter ajudado!
Olá! A terapia cognitivo-comportamental pode te ajudar a lidar com os pensamentos negativos que desencadeiam esses sentimentos desagradáveis. Estou à disposição.
Olá. É comum observar que pessoas que se desenvolveram em um meio que colocava condições duras para aceitar, reconhecer ou aprovar o outro(a) ficam com consequências emocionais e psicológicas para trabalhar no futuro. O envolvimento vem sempre com a ameaça da rejeição, reprovação ou abandono, coisas que se estendem para as relações em geral. O problema central pode estar em uma fragilidade de "eu" que ainda não aprendeu a se ponderar sozinho, depende excessivamente de confirmação externa e ainda não confia nas próprias potencialidades. Sim uma terapia pode ajudar.
Bom dia. Esses sintomas podem sim ser melhorados com a terapia. E mais do que melhorá-los, você pode desenvolver comportamentos e estratégias para lidar com críticas de forma mais saudável e mais positiva. Não é fácil conviver só com pessoas críticas, então cuidar e acolher os seus sentimentos de tristeza, raiva, vergonha e/ou culpa é fundamental. Ao mesmo tempo, não conseguimos viver uma vida feliz ilesos de críticas, então aprender a lidar com elas vai ser importante pra sua melhora de qualidade de vida. Boa sorte e fica bem.
Olá, suas relações são parte muito importante da sua vida por isso é importante que elas sejam cuidadas sim, e você como anda se relacionando consigo mesma? Acredito que a terapia possa te ajudar sim!
Esses são sintomas de autoestima baixa, com certeza a psicoterapia pode te ajudar com essas questões.
A psicoterapia se baseia muito no autoconhecimento e na autorreflexão. O objetivo do psicólogo e ajudar ao paciente a encontrar respostas e autoconhecimento. Ao longo da terapia, você consegue refletir sobre os possíveis caminhos e se fortalece para tomar a melhor decisão. Desenvolvendo sua autoestima respeitando seu sentimentos e valores pessoais .
Sim. No que tange o trabalho realizado com a psicoterapia cognitivo comportamental, é estimulado a reestruturação desses pensamentos que você citou. É feito uma psicoeducaçao sobre as distorções cognitivas e suas influências em nossos pensamentos e como maneja-las.
Para iniciar uma psicoterapia é muito importante que haja um desejo ou uma abertura para olhar para si, o que através da sua pergunta parece haver. Vai fundo, a psicoterapia pode sim te ajudar.
Sim, a psicoterapia cognitivo comportamental, poderá ajuda-la a compreender as interpretações distorcidas sobre a realidade, permitindo que a partir das desconstruções de suas crenças limitantes, passe a ter uma vida mais leve, sem se preocupar exageradamente com o que os outros vão pensar, devido a sua autoaceitação que irá resgatar. Irá aumentar sua autoestima e propiciar estratégias mais adaptativas nos seus relacionamentos interpessoais.
Esta sua busca em tentar solucionar estes pensamentos e questionamentos caminha lado a lado com o objetivo de um processo terapêutico, de descortinar o que estaria por detrás destas ideias, do motivo pelo qual elas emergem em sua consciência, e assim auxiliaria no principal, que seria realmente entender o que cada uma destas dúvidas representam para você.
Olá!
Acredito, que devido suas experiências negativas com algumas pessoas críticas e talvez elas sendo importantes pra vc, gerou esse sentimento de inadequação. Seria interessante buscar um terapeuta EMDR, para ajudar no reprocessamento de suas experiências negativas, certamente vc vai conseguir ressignificar tudo isso.
Olá! Sim, a psicoterapia ajuda bastante nesta situação. As relações próximas têm muita influência na construção da autoestima e também, se não cuidada, pode gerar bloqueios quando não desempenham um papel positivo em nossas vidas. Por ter sido demasiadamente criticada, isso a deixa desconfortável e consequentemente atinge o seu pensamento do self (de si mesma). A terapia ajudará no autoconhecimento e trabalhará a autoestima, os seus pensamentos distorcidos e você aprenderá a lidar com críticas de forma construtiva (quando realmente tiver este teor). Já, quando as mesmas forem destrutivas, você estará consciente de si, entendendo que a opinião do outro não define quem realmente é. Por fim, a psicoterapia trabalhará de forma consistente tais sintomas e te ajudará na reestruturação cognitiva.
Durante o acompanhemento psicológico você poderá compreender o significado das criticas e julgamentos . E olhar também a autoestima
Olá
É muito desagradável, achar que as pessoas têm avaliações negativas de você, inclusive os amigos.
Acredito que a psicoterapia poderá te ajudar a rever esses pensamentos e impressões, e a entender porque eles ocorrem.
Boa sorte

Essa autoavaliação da sua maneira de funcionar, é um bom sinal. Um sinal de que existe monitoramento de suas características pessoas, porém algumas delas podem estar em crenças disfuncionais, o que pode resultar nesse comportamento de evitação.

É aconselhável que busque uma psicoterapia, de preferência Cognitivo Comportamental.
Abraço
A Psicoterapia lhe trará ainda mais compreensão sobre o que tem mantido esse seu modo de funcionamento e promoverá o desenvolvimento de habilidades necessárias para que você consiga se relacionar de modo mais adaptativo e assertivo. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá Pessoa Linda, veja bem esta questão que você levantou, você pode começar com a psicoterapia, e nas sessões você pode esclarecer sobre suas dores e desta forma entender e eliminar aquilo que está te incomodando, desta maneira você irá se sentir mais segura, sua autoestima mais revigorada e com certeza vai começar a se colocar em primeiro lugar e os outros de certa forma serão os outros. E com isto tudo seus relacionamentos podem ficar mais assertivos e positivos. Tenha um belo dia.
Sem dúvida a terapia poderia ser muito benéfica para você. O que nos afeta diz muito sobre nós, sobre o que pensamos sobre nós mesmos, o que rechaçamos e não admitimos ser apontado, o que lutamos pra suprimir e o outro escancara. É possível construir modos de relação em que você não sofra tanto com a opinião que constroem sobre você e construir um conhecimento maior de si mesma para discernir sobre o que, nessas críticas, pode ser tomado como produtivo, e o que nelas só dizem respeito à quem emitiu.
Olá! O tratamento psicológico pode te trazer benefícios, ajudando a entender como você se relaciona com os outros e com você mesma. A terapia cognitivo comportamental pode te ensinar a lidar com as suas percepções e pensamentos que não te ajudam e que acabam gerando emoções desagradáveis. Espero ter ajudado. Um abraço!
Com toda certeza. A psicoterapia vai lhe ajudar a entender a dificuldade que você apresenta de olhar para si mesmo, para seus defeitos - eles existem e todos temos! - e aceitá-los. É fato que ninguém gosta de ser criticado, mas o que se coloca aqui a ser trabalhado é a tamanha dificuldade e total intolerância que você tem em relação a isso. Será que seus amigos que são críticos , ou apenas apontam algo em sua personalidade o qual você tem dificuldade de reconhecer? Muitas vezes, essa incapacidade de receber críticas provem da dificuldade de se autoperceber e de como se relaciona com o mundo ao seu redor, entendendo que nossas atitudes por vezes podem chatear ou incomodar as pessoas.
Você tem baixa autoestima, psicoterapia com certeza ajuda.
Sim, a psicoterapia certamente pode ter ajudar, você não tem como controlar a opinião das pessoas sobre você, mas pode escolher como lidar com isto, até mesmo entende e questionar seus pensamentos
Olá,
A psicoterapia pode oferecer um espaço para que você reflita o motivo de não conseguir lidar com críticas. Porque para você é tão difícil escutar algo que vai contra a sua opinião ou que tem um tom mais agressivo? Porque a discórdia ou o conflito é tão aversivo? São algumas questão a se pensar em conjunto com o terapeuta no seu processo.
Espero ter oferecido algum insight :)
Olá, como tem passado?
Sim esses sintomas, impressões e pensamentos podem ser solucionados em uma psicoterapia. É um trabalho que será realizado tanto por você quanto pelo(a) profissional e que chegará a resolução dessas questões que te angustiam.
Vai poder elaborar mais sobre esses supostos pensamentos negativos, quais pessoas estariam pensando, como eles são, em quais momentos se manifestam, desde quando e a que eles se associam, além de outros pontos mais de sua vida que forem aparecendo.
Poderá falar, pensar e elaborar mais sobre essas críticas, quem critica, como você as vê e as entende, entre outras coisas mais.
Espero ter ajudado, se possível procure um psicólogo.
Olá! A psicoterapia poderá te ajudar, já que terás a oportunidade de entender a origem dessa ideia de que as pessoas sempre pensam algo negativo ao teu respeito. Através do processo analítico poderás compreender melhor também a relação dessa ideia com as questões relacionadas à crítica. Poder adentrar nas tuas vivências e perceber a reverberação dessas é um dos processos fundamentais para que determinados sentimentos e percepções sejam abrandados e/ou até mesmo extintos.
Com certeza.
Sem dúvida. O primeiro foco de ataque de certas terapias é colocar em suspenso o conjunto de crenças que mantemos a nosso respeito e que nutrem nosso amor-próprio. Pode parece anti-intuitivo, mas muito sofrimento pode ser explicado a partir de uma personalidade demasiado forte. Procure por uma psicanálise de orientação lacaniana.

Especialistas

Ana Paula Alves dos Santos

Ana Paula Alves dos Santos

Psicólogo, Psicanalista

Caruaru

Agendar uma visita
Amanda Menegaz

Amanda Menegaz

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Luar Violeta Perez

Luar Violeta Perez

Psicólogo, Psicanalista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 14 perguntas sobre Psicoterapia adulto
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.