Sei que é comum o paciente se apaixonar pelo psicólogo, mas o contrário também pode ocorrer? Caso si

27 respostas
Sei que é comum o paciente se apaixonar pelo psicólogo, mas o contrário também pode ocorrer? Caso sim, qual seria a maneira mais ética de lidar?
Olá! Sim. O contrário também pode ocorrer, Psicólogos também se apaixonam. Se ocorrer, a questão deve ser levada e trabalhada na terapia pessoal do Psicólogo e também na Supervisão do caso clínico em questão. A transferência( em Psicanálise), ou o vínculo terapêutico, é fundamental para que a análise (a terapia) avance. Ela é a mola-mestra na Psicanálise, porém a transferência amorosa de ambas as partes, pode atrapalhar o avanço do tratamento. Por isso a análise pessoal do analista é importante, para discernir o que é dele e o que é do outro no sentido dos afetos que atravessam essa análise.

Olá! Assim como o paciente pode se apaixonar pelo psicólogo/a, o contrário também pode ocorrer, uma vez que os dois são seres humanos, passíveis de emoções e sentimentos; ainda que a segunda alternativa seja menos frequente. Entendo que é preciso você analisar de que forma este profissional demonstrou essa paixão. Se declarou? Você percebe pela forma como ele a trata? A forma mais ética seria conversar com ele a respeito para compreender melhor, uma vez que você parece incomodada com a situação e isso pode interferir no seu tratamento. Espero ter ajudado. Abraço
O contrário, quer dizer você detesta o seu psicólogo? É a mesma coisa que como você se apaixonasse: Você focaliza no psicólogo e não em você mesma ou mesmo. É uma maneira de resistência à psicoterapia. A sua mente se protege contra a intervenção e contra a mudança, pois assim ela se construiu. Ela apreendeu a viver do jeito que vive apesar de talvez ser um jeito neurótico, ou seja, que lhe priva de certos prazeres e sucessos aceitando com prazeres e sucessos menores que o necessário ou até nocivos para você e talvez as pessoas com quem você convive. Esta mente sua, digo o inconsciente seu, aproveita qualquer pretexto para ser deixada em "paz." Ódio do psicólogo é uma manobra inconsciente para não mudar. Precisa ser suportado para a psicoterapia continuar. Claro que existem psicoterapeutas realmente odiáveis. Mas podem ser bons assim mesmo. De toda maneira, sentimentos fortes seus para com o psicoterapeuta pode ser um sinal da terapia estar num bom caminho.
Olá, tudo bem? Muito importante sua questão. A resposta é sim, isso pode acontecer. A relação com o paciente é transferencial e contratransferencial. Quando o psicólogo - seja em sua terapia pessoal ou em supervisão de caso - percebe esse fenômeno, pode então analisar e avaliar como trabalhar essa emoção (utilizando o potencial que o sentimento traz) ou ainda concluir que se trata de uma situação que limita e prejudica o processo terapêutico. Nesse último caso a indicação é encaminhar o paciente a outro profissional.
No mais, a interpretação que a Psicanálise nos traz é a ideia de projeção. A compreensão deste conceito facilita o manejo dos sentimentos que o contato com o outro pode despertar.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Sim pode acontecer, o melhor é conversar isso com seu psicólogo, e mudar de psicólogo.
Boa tarde, sim pode acontecer sim, caso o psicólogo consiga manejar isso em sua terapia e trabalhar na supervisão cabe a ele observar se pode dar conta de continuar o tratamento ou não com paciente. O ideal na minha concepção seria encaminhar o paciente a outro profissional e conversar com o paciente sobre o que está ocorrendo.
Sim, pode acontecer.
O psicólogo deve trabalhar isso em análise.
Se você está com esse tipo de dúvida, o ideal seria falar sobre isso com o profissional que te acompanha.
Espero ter ajudado!
Oi! Tudo bem?
É claro que sim, apesar de psicólogos somos todos humanos não é. No entanto se isso ocorrer é provável que atrapalhe a análise, por isso recomenda-se que o psicólogo leve para sua própria análise e supervisão. Caso a paixão seja muito intensa e difícil de manejar, recomenda-se que o terapeuta interrompa o tratamento e encaminhe o caso para outro colega.
Não é ético por exemplo que o psicólogo tenha uma relação amorosa com seu paciente.
A transferência é comum, o mais aconselhável é conversar com o paciente e falar que a partir do momento é melhor que ele ou ela procure um outro especialista, eu normalmente indico alguém de minha confiança.
Sim pode acontecer, o ideal é que se for da parte do paciente ele conversar com o profissional que o acompanha para que ele tome a decisão mais assertiva, no caso teria que encaminhar o paciente para um outro profissional pois a terapia pode ficar intoxicada e isso poderá atrapalhar o andamento e o desempenho do tratamento, em relação ao psicólogo se apaixonar pelo cliente tb pode atrapalhar os resultados da terapia o ideal é o psicólogo levar para seu psicólogo a situação e tomar também uma decisão mais assertiva para que não atrapalhe o tratamento do paciente, o profissional tem que ter uma postura neutra em relação a seus atendimentos e quando tiver um sentimento de paixão envolvido não tem como ter a neutralidade do tratamento...também há a necessidade de encaminhar o paciente a outro profissional... :) espero ter ajudado...
Sim, pode acontecer do psicólogo(a) se apaixonar pelo paciente e o o contrario também, pois os dois são humanos e possíveis de serem dominados pelas emoções. Porem o profissional deve estar de bem com a vida no relacionamento e ser firme no vinculo terapêutico para que não intoxique o processo terapêutico. O processo terapêutico deve ser com a água do riacho vai escorrendo de macio e moldando sem machucar.
Sim, de fato pode acontecer da psicóloga se apaixonar pelo paciente, como dito por outros colegas, é necessário que a psicóloga leve essa demanda para a terapia dela e, caso não dê conta de manejar essa situação encaminhe o paciente para outro profissional.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Olá! Pode acontecer sim do psicólogo se apaixonar pelo paciente, pois como sabemos, trata-se de suas almas humanas. O psicólogo deve levar isso para sua terapia e supervisão. Também se faz necessário encaminhar o paciente para outro profissional, visto que esse envolvimento pode prejudicar o tratamento e a relação entre ambos. Um abraço!
Sim, isso pode acontecer por se tratar de relações humanas, o ideal é o psicólogo tratar essas questão na sua terapia individual ou na supervisão, caso queira iniciar uma relação amorosa, terá quer deixar de ser a psicóloga da pessoa em questão.
Olá! Caso você esteja passando por isto e não se sente à vontade com a situação, seria interessante conversar sobre o assunto, e conduzir de forma respeitosa e sempre com ética. Se entenderem que não tem como dar continuidade com a terapia por interesse mútuo, ou por não conseguir separar a questão tratamento e pessoal, aconselho buscar um novo Psicólogo.
É comum existir transferências e contratransferências em ambientes de escuta psicanalítica, portanto é necessário transparecer entre ambos o sentido dos acontecimentos que possam extrapolar para além da escuta analítica. Em caso de constatação extra análise é importante que o atendimento seja interrompido para uma possível relação independente do vínculo psicanalista-paciente.
Bem interssante essa pergunta. Comum não é mas pode acontecer sim , fale para seu psicologo sobre a sua percepção, caso ele nao tenha verbaliado que esta apaixonado por você , pode ser que seja a sua percepção.
De qualquer forma verbalize a sua percepção para o profissional, pode ser um fato ou uma interpretação.
Olá! Isso pode acontecer, dentro da linha teórica em que trabalho, chamamos isso de transferência, onde o paciente vive diversos afetos de suas relações interpessoais com a figura do terapeuta, podendo vivenciar, amor, ódio, raiava entre outros, assim como o contrário também é verdadeiro. Caso se sinta a vontade converse com ele e juntos vocês podem analisar isso melhor. Um abraço!
Sim, isso pode acontecer e chamamos de contratransferência. Em primeiro lugar o profissional deveria levar isso para um supervisor para entender o porque da contratransferencia e lidar com isso. Psicólogos são humanos e também podem se apaixonar por um paciente. Esse envolvimento pode comprometer a aliança terapeutica e o trabalho como um todo, sendo recomendado caso o terapeuta nao consiga entender e superar esse sentimento que se interrompa a terapia e encaminhe o paciente para um colega. É uma situação bastante complicada posto que o paciente é vulneravel e pode se perder a confiança.
Pode oorrer, ele deveria falar para você ou você perguntar e decidirem o que fazer, boa sorte.
Pode acontecer, mas não seria profissional.
Sim, de fato pode acontecer da psicóloga se apaixonar pelo paciente. Caso a profissional não consiga diferenciar o paciente do sentimento transferencial, é necessário que faça supervisão, e se mesmo assim não conseguir seguir o tratamento, o mais indicado é que ela indique outro profissional para continuar o tratamento. Abraço!
Ola, td bem?

A paixao é uma fantasia, e psicologos também fantasiam, certo ;) ?

O que a gente espera é que ele proprio tenha a condicao adequada em saber como manejar sua propria fantasia! No caso do analista nao dar conta, o adequado é a indicacao do paciente para outro profissional! :)

Um grande abraco!

O psicólogo pode tratar sua contratransferência na Terapia dele, entender porque ele está "se apaixonando" por um(a) paciente seu.
Sim, pode acontecer. Nesse caso o psicólogo deve lidar com a questão, decidindo se segue o processo com o paciente ou não.
Pode acontecer sem problemas porque o psicólogo é um ser humano como outro qualquer, cabe a ele conversar com você e te encaminhar para outro profissional, pois com ele já era a terapia.
Sim, é uma situação que pode ocorrer, contudo, cabe ao profissional uma postura ética e responsável para com o paciente. O psicólogo precisa trabalhar suas próprias emoções em seu processo de psicoterapia, para que isso não comprometa o vínculo profissional estabelecido com o paciente.