Se uma pessoa tem impulsos que acontecem o tempo todo, de cometer erros propositalmente (não evitar

8 respostas
Se uma pessoa tem impulsos que acontecem o tempo todo, de cometer erros propositalmente (não evitar cometer os erros que ela pensa em cometer), e ela segue esses impulsos, ela tem TOC?
Olá, penso que é uma questão que tem que
ser bem avaliada por um profissional seja
psicólogo e/ou psiquiatra. Tem que ser observado
se existe sofrimento psíquico nesse caso. Quem tem Transtorno Obsessivo Compulsivo, não o faz porque quer e sim porque não consegue parar com a compulsão (comportamento), afim de aplacar a ansiedade que a consome.

Att, Renata Freitas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Para obter um diagnostico preciso procure um psiquiatra. Se estiver tendo atos repetitivos e esteja lhe causando prejuizos procure o psicologo para controlar sua ansiedade e seu comportamento para assim ampliar sua percepção.
Att.,
Mônica Araújo!
Nao se deve confundir SINTOMA com DOENÇA, ou TRANSTORNO como a psiquiatria denomina.
O TOC é um transtorno, onde a compulsão pode(ou não, óbvio) estar presente.
Tanto q o CID 10 prevê o diagnostico de TOC com pensamentos obsessivos predominantes, ou seja SEM COMPORTAMENTOS COMPULSIVOS.
Psiquiatria pode parecer fácil, mas existe todo um raciocínio médico por trás de tudo, por isso repito: TOC só pode ser DIAGNOSTICADO por psiquiatra e não por psicólogos, isso, é uma conduta anti-ética e pouco responsável.
Obs. Compulsão é, por definição uma
"Vontade" irrefreável, que apesar de não ser, à primeira vista a vontade do indivíduo--ou seja apesar dele deliberar, pensar sobre fazer ou não fazer, ele faz. Nos casos mais clássicos de TOC, essa compulsão tem como "finalidade" anular a angustia trazida pelo pensamento obsessivo. Ex: ideia de contaminacaox limpar obssessivamente as maos. Nenhum profissional dará um diagnostico de Toc baseado apenas nisso!!
Boa noite. Faça uma reflexão. Tente lembrar a partir de quando esses episódios tornaram-se mais presentes no seu comportamento. Ñ se prenda a um diagnóstico. Até porque para entender o que está por trás desse comportamento, é necessário uma avaliação. Sugiro que converse com um(a) psicólogo(a). Caso, seja necessário complementar com uma avaliação psiquiátrica, o profissional encaminha. Espero ter ajudado!!!

Forte abraço!!!
Cometer erros propositadamente (erros que pensa cometer), impulsos?
Parece haver certo conflito, se há conflito você pode discernir sobre o que acontece. Uma resposta aqui talvez será superficial. Você merece aprofundar no que acontece, entender, aceitar, entrar em contato para depois avaliar a possibilidade de mudança. Acredite, nós podemos ser o melhor de nós mesmos, entretanto às vezes é importante alguém nesta jornada conosco.
Um profissional de saúde mental que você confie, pode ser um passo para a resposta deste processo no qual você se encontra.
Cometer erros propositalmente, não significa ter TOC, pode ser um outro conflito interno que precisa ser desvendado.

Para isso recomendo uma avaliação com um Psiquiatra ou Psicoterapêuta de sua confiança.

Abraços.
Olá, é importante que você seja avaliado por um profissional, como psicólogo e psiquiatra. Nem sempre os sintomas estão ligados a algum transtorno, por isso a importância de se averiguar minuciosamente.
Se algo esta "errado" se dê a possibilidade de cuidados, o emocional é extremamente significativo em nossa vida!,
Cuide -se....
Estimo melhoras,
Abraços,
Seria importante analisá-lo, pois podem ser coisas distintas, é preciso estar sob transferência para podermos analisar esse sintoma. Procure um profissional para ele ou mesmo para você pois isso pode estar gerando a você sofrimento(?).

Danilo Alves da Cruz

Especialistas

Ana Cristina Mascarenhas

Ana Cristina Mascarenhas

Psicólogo

Salvador

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Camilla Casarin Francisco

Camilla Casarin Francisco

Psiquiatra

Umuarama

Caroline Zurawski Sisto

Caroline Zurawski Sisto

Psicólogo

Porto Alegre

Viviane Nóbrega

Viviane Nóbrega

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 269 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.