Se uma pessoa com sintomas psicóticos reconhece que está tendo uma crise, mas seu cérebro faz com

5 respostas
Se uma pessoa com sintomas psicóticos reconhece que está tendo uma crise, mas seu cérebro faz com que ela não queira se tratar, há como ela fazer a crise parar?
Quais são estes sintomas psicóticos? Quem fez uma avaliação destes sintomas? Se estivermos falando de psicose e um momento de crise eu recomendo que a pessoa procure por ajuda de um psiquiatra, um Psicanalista ou um terapeuta. É importantíssimo ser assistido por um profissional. Por que a pessoa não procura ajuda? Se vc estiver perto de alguém que esteja com estes sintomas ajude-a a procurar um médico. Se vc é essa pessoa então peça ajuda.
Um abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, os sintomas psicóticos trazem diversos sentimentos que dificultam até mesmo a tomada de decisão. Alguns deles como: Delírios, alucinações, alterações de sentimentos, comportamentos alterados, pensamentos confusos etc. Sendo assim esta pessoa precisa de ajuda. Providencie a ida a um psiquiatra para que possa ser melhor orientado. Importante também um acompanhamento terapêutico para completar o tratamento médico. Boa Sorte.
A pessoa que sofre com sintomas psicóticos não detém o controle por estes sintomas, portanto não é possível "melhorar" apenas com a "força da mente". Os próprios sintomas podem levar os pacientes a pensar que são capazes disso, até mesmo porque a pessoa na maior parte das vezes teme o tratamento medicamentoso pelo ranso que ficou no imaginário das pessoas a respeito dos medicamentos antipsicóticos. Entretanto é importante ressaltar que a indústria farmacêutica através de pesquisas constantes desenvolveu novos medicamentos nos últimos anos, que permitem um tratamento
eficaz e confortável, auxiliando as pessoas a se recuperarem de seus transtornos psicóticos e se tornarem produtivas. Claro que toda medicação psicoativa necessita de seu período de ajuste e adaptação, mas é importante que a pessoa saiba, que sem o tratamento medicamentoso e psicoterápico não é possível a reabilitação.
Olá. Interessante a cisão apontada: numa mesma pessoa há uma parte que reconhece que algo não vai bem (relatado como as crises psicóticas) e outra (apontada como o "cérebro") que não quer o tratamento. Nisso, que me parece uma luta, como seria possível a essa mesma pessoa administrar e fazer a crise parar? Parece-me que a crise apenas intensifica um conflito já existente. Dependendo do tipo de crise, é preciso recorrer a medicamentos (que devem ser prescritos por um psiquiatra), mas também a um psicólogo ou psicanalista para dar ouvidos a esses conflitos que ora podem ser latentes ora atuados.
Quando um paciente está em crise psicótica é importante que ele faça uma avaliação psiquiátrica e um acompanhamento psicológico, pois dependo dos sintomas esta pessoa pode por sua vida e de outras pessoas em risco. A aderência e permanência nos tramentos são fundamentais para que a pessoa com sintomas psicóticos possa se reabilitar.

Especialistas

Felipe Arruda

Felipe Arruda

Psiquiatra

São Paulo

Claudia Domingues

Claudia Domingues

Psicólogo, Psicanalista, Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Zelia Carmo

Zelia Carmo

Psicanalista

Rio de Janeiro

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Gabriela Silva

Gabriela Silva

Psicanalista

Petrolina

Lucas Palma Nunes

Lucas Palma Nunes

Psiquiatra

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 89 perguntas sobre Transtornos Psicóticos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.