Se uma grávida re m crises de ansiedade toda semana, que dura de três a quatro dias os sintomas, sem

4 respostas
Se uma grávida tem crises de ansiedade toda semana, que dura de três a quatro dias os sintomas, sem fazer uso de medicação, a criança pode nascer com problema mental? Ex: esquizofrenia? Obs: Estou com 21 semanas.
Há indícios de que o estresse materno possa trazer alterações no recém-nascido e crises de ansiedade repetitivas ocasionam estresse para o organismo. Não há indícios de que esquizofrenia esteja relacionada com ansiedade durante a gravidez. Fale com um psiquiatra para que possa orientá-la sobre possíveis tratamentos durante a gravidez.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Podemos trabalhar essas crises de Ansiedade para que Vc não sofra como está sofrendo, fica bem Vc e a criança
Olá! Existem diversos estudos que abordam a ansiedade materna e possíveis implicações na saúde do bebê, entretanto não há embasamento que associe a esquizofrenia com a ansiedade gestacional.
A gravidez é um período de transformações tanto físicas, como emocionais e psicológicas, por isso, é esperado que hajam momentos de incerteza e alguma ansiedade. Porém quando a ansiedade é desadaptativa, ou seja, vem em momentos sem nenhum estressor claro, é preciso se atentar e buscar formas de enfrentamento.
O acompanhamento psicológico durante a gravidez é interessante tanto no que diz respeito a prevenção de condições como depressão pós parto e ansiedade generalizada, como também para que a mulher e sua família se preparem para a chegada da criança e todas as mudanças que se acontecerão no sistema familiar.
Desenvolvo trabalhos com gestantes, então sita-se a vontade para entrar em contato comigo para dúvidas ou consultas.

Abraço.
A ansiedade existe em todo ser humano, em quantidade maior ou menor, assim sendo não é algo completamente fora da realidade dos bebês, porém, se não está conseguindo lidar com a ansiedade neste período delicado da vida, a ponto de ocorrerem frequentemente as crises, é possível que haja um esgotamento além do comum, e tenha influências na vida do bebê. Esta influência, por si só, não significa que seu filho(a) terá uma condição grave, como a esquizofrenia, mas gostaria de frisar, assim como os colegas, que busque um acompanhamento psicológico neste período, para auxiliá-la a compreender e lidar com a sua ansiedade.

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.