Se um paciente apresenta sinais de comportamento perigoso ou criminoso, o psicólogo teria de avisar

5 respostas
Se um paciente apresenta sinais de comportamento perigoso ou criminoso, o psicólogo teria de avisar algum tipo de autoridade?
Olá. O que seriam sinais de comportamento perigoso ou criminoso? A princípio, muitos pacientes quando estão no consultório, falam sobre as suas fantasias. De como fariam ou fazem isto ou aquilo. Cada caso é um caso e deve ser visto com cuidado. Em caso de desconfiança de que a pessoa possa provocar dano a si ou a terceiros, o ideal, na minha opinião, é contatar a família, para a verificação da veracidade das afirmações, antes de se reportar às autoridades. E isto vai estar a cargo do (a) psicólogo (a) mediante análise do caso e de acordo com a anamnese e diagnóstico do paciente em específico. Espero ter ajudado um pouco. Um abraço,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os comportamentos previstos pelo código de ética para a quebra do sigilo, são comportamentos que coloquem em risco sua integridade ou de outros.
Quanto a comportamentos criminosos como furtos e similares não cabem na quebra de sigilo.
Espero ter sanado todas as suas duvidas.
Ola, pode fazer uma avaliação sobre isso em terapia, me deixo a disposição para futuros agendamentos.
Concordo com as colegas acima pois temos aí uma linha muito tênue por onde caminhar onde qualquer imprecisão pode ser fatal! Se for um caso mal compreendido, procure ajuda rapidamente seja no CRP, supervisão individual ou um profissional mais experiente nestas questões!
bom dia!
O psicólogo é regido por um Código de Ética que garante ao paciente sigilo de suas informações, é claro que se o psicólogo se sentir em perigo ele poderá deixar de realizar os atendimentos, mas ainda sim não poderá contar a ninguém sobre suas impressões, ao menos que se tornem certeza. Todo cuidado em relações as informações obtidas em consulta estão sob o sigilo, e o paciente têm ciência disto. O psicólogo até quando chamado em juízo, deverá avaliar o que pode ou não ser dito. Se você está fazendo um atendimento do tipo, sugiro que procure orientação no seu CRP, pois a sua pergunta está muito curta para que eu possa lhe dar uma orientação mais completa. Boa sorte!

Especialistas

Adriana Rocca

Adriana Rocca

Psicólogo

Barueri

Flávia Rates

Flávia Rates

Psicólogo

Belo Horizonte

Thamisa Mara Vasconcelos Nogueira

Thamisa Mara Vasconcelos Nogueira

Psicólogo

Fortaleza

Andrieli Goulart Primmaz

Andrieli Goulart Primmaz

Psicólogo

Passo Fundo

Alessandra Bevilaqua

Alessandra Bevilaqua

Psicólogo

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 78 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Anti-Social
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.