Se um paciente apresenta sinais de comportamento perigoso ou criminoso, o psicólogo teria de avisar

5 respostas
Se um paciente apresenta sinais de comportamento perigoso ou criminoso, o psicólogo teria de avisar algum tipo de autoridade?
Olá. O que seriam sinais de comportamento perigoso ou criminoso? A princípio, muitos pacientes quando estão no consultório, falam sobre as suas fantasias. De como fariam ou fazem isto ou aquilo. Cada caso é um caso e deve ser visto com cuidado. Em caso de desconfiança de que a pessoa possa provocar dano a si ou a terceiros, o ideal, na minha opinião, é contatar a família, para a verificação da veracidade das afirmações, antes de se reportar às autoridades. E isto vai estar a cargo do (a) psicólogo (a) mediante análise do caso e de acordo com a anamnese e diagnóstico do paciente em específico. Espero ter ajudado um pouco. Um abraço,

Os comportamentos previstos pelo código de ética para a quebra do sigilo, são comportamentos que coloquem em risco sua integridade ou de outros.
Quanto a comportamentos criminosos como furtos e similares não cabem na quebra de sigilo.
Espero ter sanado todas as suas duvidas.
Ola, pode fazer uma avaliação sobre isso em terapia, me deixo a disposição para futuros agendamentos.
Concordo com as colegas acima pois temos aí uma linha muito tênue por onde caminhar onde qualquer imprecisão pode ser fatal! Se for um caso mal compreendido, procure ajuda rapidamente seja no CRP, supervisão individual ou um profissional mais experiente nestas questões!
bom dia!
O psicólogo é regido por um Código de Ética que garante ao paciente sigilo de suas informações, é claro que se o psicólogo se sentir em perigo ele poderá deixar de realizar os atendimentos, mas ainda sim não poderá contar a ninguém sobre suas impressões, ao menos que se tornem certeza. Todo cuidado em relações as informações obtidas em consulta estão sob o sigilo, e o paciente têm ciência disto. O psicólogo até quando chamado em juízo, deverá avaliar o que pode ou não ser dito. Se você está fazendo um atendimento do tipo, sugiro que procure orientação no seu CRP, pois a sua pergunta está muito curta para que eu possa lhe dar uma orientação mais completa. Boa sorte!