Se por inconsequência eu fizer sexo sem proteção, existe alguma medida que pode minimizar os riscos

5 respostas
Se por inconsequência eu fizer sexo sem proteção, existe alguma medida que pode minimizar os riscos de ser infectado para gonorreia, clamídia e sífilis? O sistema imune fortalecido poderia ajudar a evitar ou diminuir a possibilidade de ser infectado? A gonorreia pode ser contraída mais de uma vez?
A única maneira de se proteger contra doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorreia, é através do uso de preservativos e sempre que fizer desprotegido, estará suscetível a uma nova infecção. Lembrando ainda que algumas doenças, como o HIV, não tem cura.
Cuida-se.
Um abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não existe. Se você tiver relações sem preservativos estará vulnerável a qualquer doença sexualmente transmissível. A única forma de preveni-las é usando preservativo nas relações. Se acaso vc se expuser a parceiros (as) de alto risco para DST, existem protocolos medicamentosos pós-exposição para minimizar o risco de adquirir algumas infecções, como HIV, sífilis, clamidia, gonorréia e hepatite B (esta, para as pessoas não vacinadas). Mas a melhor forma de prevenção é o uso da camisinha e a vacinação para hepatite B.
A gonorréia não cria anticorpos e não imuniza. Em se tratando de doença venérea, ao invés de se preocupar em tratar o problema preocupe-se em evitar o problema usando camisinha. Lembrando que um filho não desejado, esse sim, não tem "cura" gerando despesas e preocupações para sempre.
Tirando a hepatite B, nenhuma infecção sexualmente transmissível confere imunidade à pessoa que já se infectou. Algumas como o HIV, mesmo sem ter cura, a reinfecção por outras cepas do vírus conseguida atraves de sexo desprotegido com pessoas que também têm o vírus podem levar a resistencia do vírus aos tratamentos usados. A gonorreia, em específico, que foi o objeto de sua pergunta, não apenas não confere imunidade a infecção prévia, como vem criando um problema mundial com os gonococos resistentes a antibióticos (parecido com as bacterias hiospitalares), relacionado aos quadros de gonorreia de repetição e ao uso indiscriminado de antibióticos.
Se você tiver relações sem preservativos estará vulnerável a qualquer doença sexualmente transmissível. A única forma de preveni-las é usando preservativo nas relações.

Especialistas

Homar Salim Elias

Homar Salim Elias

Urologista

São Paulo

Karina Adami

Karina Adami

Ginecologista

Salvador

Arthur Andrade Alves

Arthur Andrade Alves

Ginecologista

Governador Valadares

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 473 perguntas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.