Se os antidepressivos aumentam a quantidade de neurotransmissores e os antipsicóticos diminuem, é correto

4 respostas
Se os antidepressivos aumentam a quantidade de neurotransmissores e os antipsicóticos diminuem, é correto dizer que um anula o efeito do outro?
Os antidepressivos são fármacos eficazes para o tratamento de transtornos depressivos, e seus efeitos se tornam melhores quando associados à Terapia Cognitivo-Comportamental. Já os antipsicóticos atuam com efeitos sedativos e psicomotores em casos de psicoses. Alguns antidepressivos e antipsicóticos podem ser ministrados mutuamente, sem que um anule o efeito do outro. Porém, somente o médico especialista (psiquiatra) pode receitar remédios apropriados para cada tratamento específico. Vale lembrar que os remédios não modificam pensamentos e crenças disfuncionais, pois, essa mudança só é atingida através de psicoterapia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em primeiro lugar, tal como as colegas já afirmaram apenas um médico (idealmente psiquiatra) pode prescrever e sugerir um esquema medicamentoso. A sua dúvida, é um tanto genérica, pois existem várias medicações que agem de forma especifíca no organismo e quando indicados pelo seu clínico significa que ele espera pelo melhor resultado tal como precreveu: uma medicação específica ou em conjunto.
Além disso, o ideal é realializar psicoterapia (com psicólogo) para cuidar e manejar das necessidades emocionais durante o tratamento. Eu indico a Psicanálise Winnicottinana. E lembre-se não tenha medo de perguntar ao seu médico, a confiança no tratamento é muito importante para o sucesso dele.
O que ocorre é um equilíbrio do organismo em razão dos dois efeitos. Ou seja, ao contrário do que a pergunta sugere, o que ocorre é que os medicamentos equilibram a produção e absorção dos neurotransmissores, com o resultado de homeostase do organismo. E, reverberando o que já foi dito pelos demais colegas, o essencial é consultar com um profissional especializado (psiquiatra) para entender melhor no caso concreto os efeitos dos medicamentos relatados.
Desejo sucesso! Sempre às ordens!
É possível a combinação de um antidepressivo e um antipsicótico, pois este ultimo acaba funcionando com um estabilizador de humor, por tanto um não anula o outro.
Mas, só o psiquiatra estará apto para prescrever o tratamento medicamentoso mais favorável para o seu paciente, lembrando que cada organismo reage de uma forma ao medicamento.
Além de não esquecer que para obter bons resultados a medicação precisa está em conjunto com a psicoterapia, pois esta trabalha as causas enquanto a primeira os sintomas.
Espero ter ajudado na sua duvida!

Especialistas

Maria Helena Silva

Maria Helena Silva

Psicólogo

Volta Redonda

Juliana Xavier

Juliana Xavier

Psicólogo

Rio de Janeiro

Karina Aimee Ouchana

Karina Aimee Ouchana

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 126 perguntas sobre Transtorno depressivo maior
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.