Se o Alprazolam tem maior potencial de causar dependência que o Clonazepam devido à sua meia-vida que

10 respostas
Se o Alprazolam tem maior potencial de causar dependência que o Clonazepam devido à sua meia-vida que é menor, então por que os médicos costumam prescrevê-lo mais frequentemente do que o Clonazepam para controlar crises de ansiedade e tratar transtornos de sono?
Na verdade o clonazepam é muito mais prescrito do que o alprazolam no Brasil.
Desde que utilizados corretamente, evitando uso crônico e doses elevadas, essas medicações são seguras e eficazes para tratamento da insônia e como coadjuvantes para os transtornos de ansiedade.
A escolha de qual benzodiazepínico (família do clonazepam e alprazolam) leva em conta uma série de particularidades do paciente e experiência do médico.

É importante considerar a particularidade de cada paciente.
A partir dos relatos clínicos, nota-se que é comum o paciente recorrer ao tratamento quando o sintoma está bastante intenso e isso também interfere na medicação a ser prescrita pelo médico Psiquiatria.
Muitas vezes a medicação prescrita não responde conforme esperado e/ou a melhora que o paciente deseja.
Sendo assim, normalmente o médico prescreve tanto Clonazepam, quanto Alprazolam.
A escolha do medicamento depende muito de cada pessoa, do seu histórico e da resposta que ela tenha. Geralmente são utilizados como coadjuvantes nos tratamentos de ansiedade e insônia sendo associados a algum antidepressivo que tratará o problema de fato.
Os riscos desses medicamentos, entre eles o risco da dependência, estão no uso inadequado, se o uso for com o acompanhamento de um Psiquiatra (que é o profissional adequado para tal), a medicação vai tratar os sintomas corretamente.
O remédio que foi bom para uma pessoa pode não ser bom para a outra, seja pelo tipo da medicação, seja pela quantidade, cada caso é um caso, enfim, o correto é que um Psiquiatra esteja acompanhando.
E naturalmente que esse tratamento medicamentoso seja paralelo com um acompanhamento psicológico, para tratar de forma completa.
Se for o senhor que faz uso da droga pode perguntar ao seu psiquiatra o motivo que leva a prescrever um ou outro medicamento, pode ser que ele explique melhor a razão que diz respeito mais a você. Eu enquanto psicóloga sugiro sempre que o uso da droga seja sempre acompanhado da psicoterapia, para alcançar num tempo menor a cura e não criar dependência do fármaco.
Cada organismo reage de maneira diferente, dependendo dos sintomas relatados em consultório o medico fará a devida avaliação. É importante destacar que o paciente deve procurar tratamento psicoterápico para melhor alivio dos sintomas, além disso a terapia faz com que o paciente desenvolva auto conhecimento para aprender a lidar com situações que aumentam o nível de ansiedade.
Geralmente o médico atraves da ananimese ira avaliar o mais indicado ao paciente.
o uso indiscriminado de qualquer que seja a medicação poderá trazer danos orgânicos, no entanto, quando utilizado de forma correta, poderá trazer melhorias na qualidade de vida de quem os utiliza. o interessante é fazer uma boa investigação sobre os efeitos da medicação e procurar compreender qual a causa do problema, para que assim possa ser feito um trabalho conjunto entre medicação e tratamentos alternativos.
Olá! A escolha entre os medicamentos depende muito de cada caso, pois cada paciente tem suas especificidades. Em caso de dúvidas, é sempre bom questionar o/a médico que o prescreveu. Boa sorte!
Olá, sou Psicóloga Comportamental e de Bem-estar Emocional. Se você tem dúvidas, pergunte ao seu médico. Seria bom se pudesse fazer acompanhamento psicológico, também. Cada profissional tem sua área de atuação. Os profissionais são fundamentais para o processo mas, existem ações que você pode fazer para se ajudar no controle da ansiedade, tais como, fazer atividade física, cuidar da alimentaçao e organizar sua agenda, nas diferentes áreas da vida. Por outro lado, o transtorno do sono interfere na ansiedade. Para ajudar a controlá-lo, fazer uma rotina do sono que ensine o cérebro a hora de desligar, pode ajudar.