Se meus pais são bipolares, quantas chances eu tenho de ser bipolar também ?
6
respostas
Se meus pais são bipolares, quantas chances eu tenho de ser bipolar também ?
Concordo plenamente com a resposta do Dr. Ilton. Porém devo fazer uma consideração importante. Existem pesquisas que mostram que TCC (terapia cognitivo comportamental) pode ajudar na prevenção de transtornos. Pesquisas feitas com jovens com grande possibilidade de desenvolver esquizofrenia mostrou que o processo terapêutico reduziu as chances de desenvolver essa patologia. Portanto, se a sua pergunta se refere a um medo de desenvolver o transtorno o processo terapêutico poderá ajudá-lo.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Se você convive com pais bipolares e já conhece bem as características do bipolar, e quando se percebe realizando ações típicas dos bicolores consegue desenvolver o diálogo interno e não cair em tentação e mergulhar na tendencia maniaca ou depressiva. Isto é excelente sinal de autopercepção e lucidez.
Continue se automonitorando e faça terapia,
Um abtaço,
Léa
Continue se automonitorando e faça terapia,
Um abtaço,
Léa
A história familiar positiva para o transtorno bipolar (TB) é um dos fatores de risco mais fortes e consistentes para o TB. O aumento do risco para o TB é de cerca de 10 vezes para parentes de indivíduos com esse transtorno. Ou seja, se o risco habitual de alguém desenvolver o transtorno bipolar for em torno de 1 em cada 100 indivíduos (esse número varia de acordo com estudos), esse risco aumentaria para 1 em cada 10, se houver histórico familiar. A magnitude do risco aumenta com o grau de parentesco (p. ex. gêmeos idênticos) ou caso ambos os pais apresentem esse diagnóstico. Apesar de a predisposição para esse transtorno ser, em grande parte, hereditária, diversos fatores ambientais são potencialmente relacionados com o desencadeamento e gravidade do transtorno (como o uso de álcool ou drogas, por exemplo).
Fonte: American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental diosders, 5th ed. Arlington VA, American Psychiatric Association, 2013.
Fonte: American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental diosders, 5th ed. Arlington VA, American Psychiatric Association, 2013.
O fator genético é relevante. Porém, o ambiente familiar, social, cultural são importantes. E, nossa capacidade de pensar os sentimentos, discernir e elaborar é determinante na saúde física e psíquica.
Boa tarde! O Transtorno Humor Bipolar (THB) é uma patologia que apresenta um componente hereditário muito forte, mas o mesmo carece de influencias multifatoriais com meio em que a pessoa portadora dos genes vive. Não é possível afirmar se uma pessoa filha de de pais portadores de THB ira também desenvolver a doença. Depende dos genes, do meio e da constituição emocional para lidar com os conflitos do dia a dia.
Apesar de ter um componente genético na etiologia do transtorno bipolar, isso não significa que todos os pais com transtornos bipolares terão filhos bipolares. Existe apenas uma chance maior do que a encontrada na população geral, mas outros fatores estarão envolvidos no surgimento ou não do transtorno bipolar e não somente a hereditariedade.
Abraços
Abraços
Especialistas
Perguntas relacionadas
- É verdade que as alterações no humor é um dos principais sintomas para diagnosticar uma pessoa com transtorno afetivo bipolar (TAB)?
- Qual é a diferença entre espectro bipolar e transtorno bipolar afetivo (TAB)?
- . Como posso ajudar alguém com Transtorno Bipolar?
- Existem sinais comportamentais precoces que anunciam o transtorno bipolar durante a infância e adolescência?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) afeta amigos e família de uma pessoa com bipolaridade?
- Gostaria de perguntar quais as mudanças no estilo de vida que ajudarão a melhorar sua qualidade de vida de uma pessoa com o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?
- O que posso fazer para prevenir um episódio de Transtorno Bipolar?
- Como ajudar a criança ou o adolescente com transtorno bipolar?
- Como posso me ajudar se eu for diagnosticada com transtorno afetivo bipolar (TAB)?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) pode afetar a vida do paciente nas diferentes fases da vida?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.