Se meus pais são bipolares, quantas chances eu tenho de ser bipolar também ?

6 respostas
Se meus pais são bipolares, quantas chances eu tenho de ser bipolar também ?
Concordo plenamente com a resposta do Dr. Ilton. Porém devo fazer uma consideração importante. Existem pesquisas que mostram que TCC (terapia cognitivo comportamental) pode ajudar na prevenção de transtornos. Pesquisas feitas com jovens com grande possibilidade de desenvolver esquizofrenia mostrou que o processo terapêutico reduziu as chances de desenvolver essa patologia. Portanto, se a sua pergunta se refere a um medo de desenvolver o transtorno o processo terapêutico poderá ajudá-lo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se você convive com pais bipolares e já conhece bem as características do bipolar, e quando se percebe realizando ações típicas dos bicolores consegue desenvolver o diálogo interno e não cair em tentação e mergulhar na tendencia maniaca ou depressiva. Isto é excelente sinal de autopercepção e lucidez.
Continue se automonitorando e faça terapia,
Um abtaço,
Léa
A história familiar positiva para o transtorno bipolar (TB) é um dos fatores de risco mais fortes e consistentes para o TB. O aumento do risco para o TB é de cerca de 10 vezes para parentes de indivíduos com esse transtorno. Ou seja, se o risco habitual de alguém desenvolver o transtorno bipolar for em torno de 1 em cada 100 indivíduos (esse número varia de acordo com estudos), esse risco aumentaria para 1 em cada 10, se houver histórico familiar. A magnitude do risco aumenta com o grau de parentesco (p. ex. gêmeos idênticos) ou caso ambos os pais apresentem esse diagnóstico. Apesar de a predisposição para esse transtorno ser, em grande parte, hereditária, diversos fatores ambientais são potencialmente relacionados com o desencadeamento e gravidade do transtorno (como o uso de álcool ou drogas, por exemplo).

Fonte: American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental diosders, 5th ed. Arlington VA, American Psychiatric Association, 2013.
O fator genético é relevante. Porém, o ambiente familiar, social, cultural são importantes. E, nossa capacidade de pensar os sentimentos, discernir e elaborar é determinante na saúde física e psíquica.
Boa tarde! O Transtorno Humor Bipolar (THB) é uma patologia que apresenta um componente hereditário muito forte, mas o mesmo carece de influencias multifatoriais com meio em que a pessoa portadora dos genes vive. Não é possível afirmar se uma pessoa filha de de pais portadores de THB ira também desenvolver a doença. Depende dos genes, do meio e da constituição emocional para lidar com os conflitos do dia a dia.
Apesar de ter um componente genético na etiologia do transtorno bipolar, isso não significa que todos os pais com transtornos bipolares terão filhos bipolares. Existe apenas uma chance maior do que a encontrada na população geral, mas outros fatores estarão envolvidos no surgimento ou não do transtorno bipolar e não somente a hereditariedade.
Abraços

Especialistas

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Rúben Hugo R. de Sousa

Rúben Hugo R. de Sousa

Psicólogo

Fortaleza

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.