Se for desencadeada uma retinopatia com o uso de plaquinol, ela é 100% reversível após a suspensão

1 respostas
Se for desencadeada uma retinopatia com o uso de plaquinol, ela é 100% reversível após a suspensão do tratamento? Se não, o que poderá ocorrer com o paciente? Poderá permanecer com distúrbios graves de visão?
O Plaquinol é a Hidroxicloroquina.
A Hidroxicloroquina e a Cloroquina são medicamentos anti-maláricos ( também inicialmente usados contra malária) com ação anti-inflamatória e imunomoduladora.
O uso vem sendo resgatado nos últimos anos, com vários estudos demonstrando benefício em diversas doenças por suas propriedades anti-inflamatorias, imunomoduladoras e antitrombóticas, tais como:
- Lupus eritematoso sistêmico (LES); Artrites Inflamatórias, em especial a Artrite Reumatoide; Síndrome Antifosfolípede
Síndrome de Sjogren; Dermatomiosite; Reumatismo palindrômico; e em casos específicos até na Osteoartrite.
O evento colateral mais temido é a toxicidade na retina ( uma " mancha na retina"), que se não diagnosticada precocemente pode prejudicar a visão, principalmente periférica, e pode ser irreversível, e por isso orientamos o acompanhamento conjunto com o oftalmologista no mínimo 1 vez ao ano, sendo que para alguns casos, ou se o uso passou de 5 anos, o recomendado é avaliação do oftalmologista a cada 6 meses. Com isso, se aparecer essa "mancha" no fundo do olho, o oftalmologista vai fazer o diagnóstico antes de aparecer os sintomas, e suspendemos o remédio.
Atualmente para diminuir a chance da toxicidade retiniana, tende-se a usar a Hidroxicloroquina (menos tóxica) no lugar da Cloroquina, e sempre tentamos usar a menor dose possível.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 50 perguntas sobre Plaquinol
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.