Se for câncer qual minhas chances de cura? E quais os tratamentos?

4 respostas
Se for câncer qual minhas chances de cura? E quais os tratamentos?
Depende do estadiamento que será avaliado pelos exames de imagem como tomografia de torax e abdómen.
Esses exames indicarão se a doença encontra se localizada ou se possui metástase e só assim pode se pensar em um tratamento é chance de cura.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Somos muito cautelosos ao lidar com probabilidades e utilizar palavras como cura. Em geral nos referimos a sobrevida em 5 anos. Chance estatistica, matematica de estar vivo em 5 anos. Voce encontra facilmente no google. Infelizmente o Cancer Gastrico é uma doença muito séria e que frequentemente é diagnosticada em estágios avançados. A sobrevida tem melhorado com cirurgias mais completas e menos invasivas e quimioterapias mais eficientes. As chances de cura serão tão maiores quanto mais localizado for o tumor. Apenas apos o tratamento e a cirurgia, a biopsia do estomago removido com os linfonodos e a visualizacao do abdome com laparoscopia o medico podera dar mais detalhes de como ser a luta nos meses ou anos seguintes. As chances matematicas de estar vivo em 5 anos vao de 5 a 100%. Portanto não é possivel responder antecipadamente essa questão. Coragem! Fica com Deus.
A partir do momento em que se faz diagnóstico de câncer de estômago, a próxima pergunta a se fazer é se a doença está localizada no estômago ou se já se espalhou para outro lugar. Para melhor avaliar isso, fazemos tomografias de tórax, abdome e pelve. Caso a tomografia mostre que a lesão está confinada ao estômago (e nestes casos há boas possibilidades de cura), o próximo passo é saber se é tão pequena a ponto de poder ser retirada apenas por endoscopia (raro acontecer) ou se é melhor partir para cirurgia ou começar quimioterapia e depois partir para cirurgia. Caso a tomografia mostre que o tumor já se espalhou, daí o tratamento é apenas com quimioterapia.
O tratamento ocorre de acordo com o estagio da doença.
Ele pode ser feito desde a ressecção da lesão por endoscopia caso uma lesão muito pequena e superficial, até quimio e radioterapia somente quando a lesão ultrapassa a capacidade de retirada da doença com cirurgia.
Na maioria dos casos, mesmo com doença mais avançada, pode ser realizado um esquema de quimioterapia seguido de cirurgia com boas condições de cura do paciente.
Um caso assim deve ser avaliado de perto.

Espero ter ajudado

Especialistas

Letícia Quinane

Letícia Quinane

Oncologista

Rio de Janeiro

André Lanza Rizzo

André Lanza Rizzo

Cirurgião geral

Matão

Lucas Galvani

Lucas Galvani

Cirurgião geral

Mococa

Rafael Franco

Rafael Franco

Oncologista, Especialista em clínica médica

Natal

Andre Katz

Andre Katz

Oncologista

São Paulo

Maikon Guimarães Fernandes

Maikon Guimarães Fernandes

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Guanambi

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 166 perguntas sobre Câncer de estômago
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.