Se fiz uma core-biopsia e o diagnóstico veio de ca in situ ou hiperplasia atipica( casos em que margem

2 respostas
Se fiz uma core-biopsia e o diagnóstico veio de ca in situ ou hiperplasia atipica( casos em que margem deve ser ampliada) é necessário realizar setorectomia para confirmar diagnóstico?
Ola. A biopsia mamaria por "core" tem a finalidade de diagnosticar uma lesão e não de tratar a lesão. Assim, a presença de margens positivas ou negativas nos caso de ca in situ não altera o pensamento, pois o tratamento mais apropriado é a remoção da lesão com margens (setorectomia, mastectomia ou o procedimento cirúrgico que seu/sua mastologista indicar). Ainda que a biópsia mostrasse margens negativas, não temos uma segurança de não realizar o tratamento cirúrgico mais apropriado. Não deixe de retornar com o seu médico para que ele lhe informe a melhor alternativa. Mellhoras!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A core biópsia é um procedimento de obtenção de uma amostragem de tecido mamário, portanto auxilia no diagnóstico, porém não tem nenhum papel no tratamento da lesão. Na verdade, o diagnóstico de hiperplasia ductal atípica/carcinoma in situ de mama através de core biópsia pode ter sido subestimado; tais achados podem estar associados já ao carcinoma invasor e por ter sido um diagnóstico por biópsia de um pequeno fragmento, a cirurgia para excisão ampla tem papel de diagnosticar definitivamente e tratar.

Especialistas

Paulo Henrique de Sousa Fernandes

Paulo Henrique de Sousa Fernandes

Cirurgião oncológico

Uberlândia

Agendar uma visita
Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Alexandre Camara Pecanha

Alexandre Camara Pecanha

Cirurgião plástico

Patos de Minas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 97 perguntas sobre Setorectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.