se faço uma coisa hoje daqui duas semanas nao lembro muito bem sera que pode ser sintomas de uma do

7 respostas
se faço uma coisa hoje daqui duas semanas nao lembro muito bem sera que pode ser sintomas de uma doença?
Sua memória remota está abalada, o que não acontece com as demais, pois já tive vários pacientes nesse sentido, alguns já trazendo tomografia ou ressonância magnética, ou seja, já havia ido ao neuro ou psiquiatra. E passado alguns meses de terapia, quando indagado sobre a questão dos esquecimentos, a mente por estar sendo bem trabalhada, faz com que memória volta ao normal. Ou seja, a ansiedade, o estresse, as preocupações do dia a dia, podem fazer isso aparecer. Dessa forma, digo para procura um bom psicólogo e iniciar seu tratamento, o quanto antes, pois a demora pode trazer mais complicações, o que fatalmente, irá fazer vc tomar medicações mais adiante. Agora, quando a situação aparece devido a um acidente qualquer, que deixa sequelas, aí sim, a procura inicial deve ser a de um neuro, que posteriormente poderá encaminhá-lo também para fazer terapia. Resumindo, se um bom terapeuta notar que, além da terapia vc precisa de medicação não deixará de encaminhá-lo ao médico.
Att.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em relação à medicina, quase tudo pode ser relacionado à alguma patologia . Lembre-se que para fechar um diagnóstico e esclarecer essa situação, é necessário avaliar a sua capacidade de memória. Sem isso, não é possível constar nada. Procure por um neuropsiquiatra ou neuropsicólogo para avaliação de suas funções cognitivas.

Um forte abraço
Nem sempre o esquecimento de atividades, situações, nomes e datas, significam alguma doença.
Excesso de atribulações e preocupações, tendem a provocar momentos de estresse e cansaço mental, que poderiam ser os responsáveis por lapsos de memória.
Outra possibilidade, seria a falta de atenção a aquilo que se está fazendo e, essa falta de atenção dificultaria a memorização do ato.
Busque um profissional, caso perceba que esses lapsos de memória se tornam constantes e frequentes.
Você deverá procurar ajuda psicoterápica que pode estar associado há um fator estressante, lhe impedindo de achar algo perdido e bloqueando seu cérebro . Procure fazer uma avaliaçao neuropsicologica para avaliar as funções executivas e o grau de comprometimento da memòria para um diagnóstico preciso se for o caso.
At.,
Monica Araújo
Neuropsicologa
Vou lhe dizer aspectos bem gerais ao que você questiona, para lhe dar uma diretriz no fazer. A falta de memória pode estar relacionada a fatores neurológicos e portanto orgânicos, neste caso, o neurologista é o primeiro profissional a procurar. Pode também estar relaciona a fatores psíquicos ou emocionais, neste caso, o profissional psicólogo é quem vai fazer uma avaliação e posterior tratamento. Se ainda assim, você tiver dúvidas em quem procurar, o mais indicado é procurar o neurologista e descartar uma alteração neurológica, assim, a área das emoções será a próxima a ser avaliada.Espero ter contribuído no seu questionamento.
Importante que realize uma avaliação neuropsicológica , para detectar algum deficit. Fica muito vago apenas esse sintoma. O diagnóstico de episódios de esquecimento é complexo e precisa ser bem avaliado as questões cognitivas e emocionais que podem influenciar.
A resposta sem avaliação prévia não deve ser positiva e nem negativa. Existem diversos fatores que podem ocasionar esse sintoma: ansiedade, estresse, demência, déficit de atenção, etc. Para você ter certeza do que está acontecendo você deve procurar um neurologista para fazer diversos exames e, também, um psicólogo para fazer uma avaliação psicológica. A somatória das anamneses, exames e avaliação psicológica poderá realizar o diagnóstico de uma doença ou excluir o diagnóstico de uma doença. Vale lembrar que você deve procurar o quanto antes o profissional pois existem doenças que têm controle e não cura. Abraço.

Especialistas

Irlane de Deus

Irlane de Deus

Neurologista

São Luís

Victor Cintra

Victor Cintra

Neurologista

Belo Horizonte

Luiz Fernando dos Santos

Luiz Fernando dos Santos

Médico clínico geral

Taubaté

Flavia Cerqueira de Almeida

Flavia Cerqueira de Almeida

Neurologista

Colatina

Rairis Barbosa

Rairis Barbosa

Neurologista

São Paulo

Carolina Moreira Feijó

Carolina Moreira Feijó

Geriatra

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 102 perguntas sobre Transtornos Da Memória
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.