Se eu falar ao psiquiatra que penso em me matar o que ele faz? Mesmo sendo particular tenho medo que

4 respostas
Se eu falar ao psiquiatra que penso em me matar o que ele faz? Mesmo sendo particular tenho medo que ele me exponha. Ninguém sabe que faço tratamento. Eu não faço terapia pois não quero expor minha vida pro psicólogo.
Ele respeitará sua privacidade seguindo os princípios éticos da profissão, assim como qualquer outro profissional da saúde. Idealmente, consultar um psicólogo não deveria ser considerado exposição, ele está lá para ajudar você a se sentir melhor e não ter mais idéias que surgem do sofrimento excessivo, não invadir sua privacidade de formas que você não permita.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A primeira e absoluta coisa que vc deve fazer é contar seus pensamentos pro seu psiquiatra e pra seu Psicólogo. Existe o sigilo médico e psicológico e eles não sair contando pra ninguém. E esses pensamentos são preciosos para a escolha correta das medicações e para a construção do processo de terapia com o psicólogo. Não guarde pra vc esse pensamento tão sofrido. Para esses profissionais porque são eles que vão te ajudar a sair dessa fase. Não há nenhuma vergonha nisso. Pelo contrário, te vejo com coragem pra enfrentar isso, senão vc não estaria procurando ajuda aqui. Procure tb com eles, pq eles tem conhece, e sanerão como aliar seuspfrimento. Melhoras!
Olá!

Psiquiatra e Psicólogo são “ acostumados” com assuntos sigilosos.

Somos guardiões de segredos por questões de ética profissional. Entendo sua preocupação, mas não agimos como amigos. Entendemos o sofrimento do paciente.

Não deixe de buscar ajuda.
Olá! Como o colega acima falou, é mais do que esperado que o profissional seja ético, respeitando sua privacidade e seus afetos, pois imagino que tu deve estar bastante angustiado! Nesse sentido, será uma conquista terapêutica importante poder contar isso para um profissional, seja um psiquiatra, seja um psicólogo. Mas há, por fim, uma razão maior pra tu poder contar isso para seu psiquiatra: o critério clínico!! O profissional precisa saber melhor o que se passa contigo pra adeqprofissional

Especialistas

Paulo Rubens Gaspar Filho

Paulo Rubens Gaspar Filho

Psiquiatra

São Paulo

Ana Laura Zeferino

Ana Laura Zeferino

Psiquiatra

Mogi Mirim

Camila Izar

Camila Izar

Psicólogo

Balneário Camboriú

João Henrique Piva Boeira

João Henrique Piva Boeira

Psicólogo, Psicanalista

Maringá

Karolyni Martins

Karolyni Martins

Psicólogo

Palhoça

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 18 perguntas sobre Risco de suicidio
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.