Se eu e minha namorada (virgens), praticarmos sexo genital-oral e genital-genital, temos riscos de c

4 respostas
Se eu e minha namorada (virgens), praticarmos sexo genital-oral e genital-genital, temos riscos de contrair IST's? Se sim, quais as chances de contrairmos as mais graves e conhecidas, como a AIDS por exemplo?
Aa contração de doenças se estabelece pelo contato anterior ao agente patogênico. Em outras palavras, é preciso estar contaminado com vírus, fungos ou bactérias para contaminar. Caso vocês não tenham ISTs, não há risco de contaminação. A camisinha é a melhor forma de evitar contaminação e gravidez, caso não tenham certeza das sorologias (exame de sangue positivo ou negativo para ISTs).
A melhor forma de saber sobre a sorologia é fazendo exames laboratoriais para verificar se algum dos dois está contaminado com IST.
Caso queiram retirar a camisinha na relação, é recomendável que mantenham os exames de sangue em dia e façam acompanhamento médico para o uso de outros métodos contraceptivos (para evitar gravidez indesejada) - se aplica a relação heterossexual. :)

As chances de contaminação com o HIV (vírus que causa a AIDS) através do sexo vaginal é de, aproximadamente, 0,04% no caso de uma relação sexual com uma pessoa portadora do vírus que não faz tratamento.

Referência:

a. b. Boily M-C, Baggaley RF, Wang L et al (2009) Heterosexual risk f HIV-1 infection per sexual act: systematic review and meta-analysis of observational studies. Lancet Infectious Diseases.9(2):118–29.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sugiro uma consulta com ginecologista/urologista sempre ao iniciar uma vida sexual,independente do tipo de relação.
Como sexóloga atendo vários casos como o de vcs que vem numa consulta para tirar mais dúvidas,pois no momento da consulta sempre surgem outras questões associadas.
Enfim,risco sempre existe se há infecção presente,caso ambos não tenham os virus citados não há como passar.
Lembrando que quando existem dúvidas é necessário uma conversa mais ampla.
Olá, uma informação importante a se acrescentar é que doenças como Sífilis são passadas pela mãe para o bebê, ou seja, você pode ser virgem e nunca ter um outro tipo de contato sexual e ainda sim ter a doença, para tanto é importante fazer os testes de ISTs para ter 100% de certeza sobre a sua saúde sexual, bem como existem outras doenças provocadas por bactérias, protozoários que podem ser investigadas indo ao ginecologista, ou urologista, não significam que elas tem diretamente ligação com o ato sexual, porém é sempre bom investigar sua saúde.

Afinal, informação e prevenção nunca são demais.

Um abraço!

Sim, é possível contrair ISTs ao praticar sexo genital-oral e genital-genital, mesmo que você e sua namorada sejam virgens. Algumas ISTs, como a herpes genital, a gonorreia e o HPV, podem ser transmitidas por contato com as mucosas da boca, pênis ou vagina, mesmo sem penetração. Outras, como a clamídia e a sífilis, podem ser transmitidas pelo contato com o líquido seminal ou vaginal.

Quanto à AIDS, a transmissão ocorre pelo contato com o sangue, esperma, secreções vaginais ou leite materno de uma pessoa infectada pelo vírus HIV. Embora a transmissão do HIV através do sexo oral seja considerada menos arriscada do que a transmissão durante a penetração vaginal ou anal sem proteção, ainda é possível contrair o vírus desta forma, especialmente se houver feridas ou cortes na boca ou nos genitais.

Especialistas

Homar Salim Elias

Homar Salim Elias

Urologista

São Paulo

Karina Adami

Karina Adami

Ginecologista

Salvador

Arthur Andrade Alves

Arthur Andrade Alves

Ginecologista

Governador Valadares

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 473 perguntas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.