Se em 6 meses após o mesmame do Hidantal, pode-se consumir álcool?

2 respostas
Se em 6 meses após o mesmame do Hidantal, pode-se consumir álcool?
Dr. Thiago Sant’Anna Coutinho
Cardiologista, Especialista em clínica médica
Rio de Janeiro
O consumo de álcool após o desmame de um medicamento antiepiléptico como o Hidantal (fenitoína) deve ser considerado com cautela e sempre sob orientação médica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Anderson Contaifer
Especialista em clínica médica
Florianópolis
A fenitoína (Hidantal) é um anticonvulsivante que tem interação significativa com o álcool, pois ambos são metabolizados pelo fígado e podem afetar o sistema nervoso central.

Se você parou de tomar Hidantal há 6 meses, o medicamento já foi completamente eliminado do organismo, e o consumo moderado de álcool geralmente não representa risco direto. No entanto, é importante considerar alguns fatores:

Histórico de convulsões – Se o Hidantal foi utilizado para controle de epilepsia, o álcool pode reduzir o limiar convulsivo, aumentando o risco de crises.
Saúde hepática – Se houve uso prolongado da fenitoína, o fígado pode estar sobrecarregado, e o álcool pode agravar possíveis lesões hepáticas.
Interferência no sono e estresse – O álcool pode afetar a qualidade do sono e contribuir para alterações neurológicas, o que pode ser um fator de risco em algumas condições.

Se não há contraindicações médicas específicas para o consumo de álcool no seu caso, o ideal é moderar a ingestão e observar como o seu organismo reage. Caso tenha dúvidas sobre sua condição de saúde e segurança no consumo de bebidas alcoólicas, agende uma consulta para uma avaliação mais detalhada.

Dr. Anderson Contaifer
CRM 11450 | RQE 18790 (Clínica Médica)

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 290 perguntas sobre Fenitoína
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.