Se ansiedade pode causar aumento de pressão, como o médico diferencia (no diagnóstico) se o indivíduo

3 respostas
Se ansiedade pode causar aumento de pressão, como o médico diferencia (no diagnóstico) se o indivíduo é hipertenso ou foi consequência da ansiedade?
A pressão varia bastante ao longo do dia conforme as atividades que estamos exercendo sendo que ela está normal se a média das 24 horas estiver normal. Ela pode se elevar transitoriamente frente a situações de "stress". Se você encontra valores mais elevados alternando com valores normais, o mais provável é que sua pressão seja normal. É bom se certificar com o cardiologista sobre o seu caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
MAPA 24h é a resposta correta. Inclusive recomendada pelas novas diretrizes. É fundamental diferenciar hipertensão doença de hipertensão reativa. A doença hipertensiva deve ser tratada cronicamente e a pressão está sempre aumentada. A pressão reativa é uma oscilação entre pressões normais e anormais e deve ser tratada a causa base: ansiedade, hipertiroidismo, estresse, circunstancias específicas. A dificuldade reside quando coexistem os 2 problemas e aí o MAPA é fundamental.
O exame padrão ouro para o diagnóstico de hipertensão é o MAPA de 24 horas, exame em que são feitas repetidas medidas da pressão ao longo do dia. Ao final do exames são calculados alguns valores, incluindo as médias de pressões sistólicas (máxima) e diastólica (mínimas). Em todos nós é normal que existam períodos de aumento dos níveis pressóricos, geralmente em situação de liberação de adrenalina no organismo, como atividades físicas e situações de stress emocional. Casos os aumentos de pressão sejam pontuais, a média final ao longo do dia será dentro dos valores normais, isso nos mostrará que a pressão do indivíduo está subindo apenas nas situações estressantes. Caso os aumentos sejam persistentes, a média final também será alta e isso nos mostrará que o indivíduo provavelmente é hipertenso e a síndrome da ansiedade pode ter sido o gatilho para o surgimento da hipertensão. Nestes tratamos tanto a pressão quando o stress, casos haja melhora após, podemos retirar os medicamentos.

Especialistas

Flavia Magalhães Ribeiro

Flavia Magalhães Ribeiro

Cardiologista

Belo Horizonte

Matheus Fernandes

Matheus Fernandes

Nutricionista

Fortaleza

João Victor Alencar Ranieri

João Victor Alencar Ranieri

Médico clínico geral

Londrina

Lisandra Gerotto

Lisandra Gerotto

Nutricionista

São Paulo

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1344 perguntas sobre Hipertensão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.