Se alguém que faz parte do grupo de risco da esquizofrenia, resistiu a traumas e possíveis gatilhos

3 respostas
Se alguém que faz parte do grupo de risco da esquizofrenia, resistiu a traumas e possíveis gatilhos (drogas, abuso sexual, p. familiares) q poderiam desencadear a doença sem a desenvolver, pode-se afirmar q ela está mais protegida desse mal? Pode-se resistir a um gatilho e ser afetado por outros?
Olá!
Realmente a esquizofrenia surge através de gatilhos diversos. Destaca-se a questão genética e o uso de drogas, mas questões de traumas, por exemplo violência física ou psíquica também devem ser consideradas.

Entretanto uma pessoa que passa por tais gatilhos e ainda assim não desenvolve a doença, não deve ser considerada como imune a outros gatilhos. Até porque que já passou pois tais eventos pode ter acumulado perda da reserva técnica, e num evento seguinte atingir a condição crítica para o adoecimento.

O ideal (seria) evitar ao máximo tais gatilhos ambientais (que são modificáveis), sobretudo se há considerável risco genético (que não é modificável).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Se você sente receio de desenvolver algum sofrimento psíquico e isso lhe tem gerado questionamentos e dúvidas, procure um(a) psicoterapeuta, tanto psicólogo(a) como psiquiatra. Isso poderá ajudar você a ter seus medos acolhidos.
Sim , a esquizofrenia é uma condição da estrutura psíquica do sujeito. Assim sendo não se "pega" esquizofrenia, ou se é esquizofrênico ou não . Portanto fique tranquila, pois só adoecemos de doenças que fazem parte de nossa estrutura hereditária e congênita.

Especialistas

Felipe Arruda

Felipe Arruda

Psiquiatra

São Paulo

Lucas Palma Nunes

Lucas Palma Nunes

Psiquiatra

Curitiba

Natália Magno Araújo Ferreira

Natália Magno Araújo Ferreira

Psiquiatra

São Paulo

Karina Aimee Ouchana

Karina Aimee Ouchana

Psiquiatra

São Paulo

Vanessa Larivoir

Vanessa Larivoir

Psiquiatra, Médico clínico geral

Juiz de Fora

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 90 perguntas sobre Esquizofrenia E Transtornos Com Características Psicóticas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.