Se a válvula da cabeça estiver entupido tem algum risco?

2 respostas
Se a válvula da cabeça estiver entupido tem algum risco?
Olá! Imagino que esteja falando da cirurgia para tratamento da hidrocefalia (acúmulo de líquido na cabeça).
A ideia da válvula é para normalizar a pressão intracraniana, que, quando aumentada pode gerar danos ao paciente, que vão desde dor de cabeça, sonolência, alterações comportamentais, confusão mental, até mesmo situações graves que podem gerar sequelas ou mesmo ameaçar a vida do indivíduo. A obstrução da válvula, caso o paciente ainda apresente necessidade de drenar o líquido acumulado no cérebro, irá provocar gradativamente esses sintomas, representando sim um risco e necessidade de avaliação com um neurocirurgião o quanto antes. Espero ter contribuído e me disponibilizo para ajudá-lo!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia ! Creio que estejas perguntando referente a derivação ventrículo-peritoneal ( DVP).
Uma derivação ventrículo-peritoneal (DVP) é um dispositivo médico usado para tratar hidrocefalia, que é a acumulação excessiva de líquido cefalorraquidiano (LCR) no cérebro. Quando uma DVP fica entupida, pode causar uma série de complicações, algumas das quais podem ser graves. Podem ocorrer aumento da pressão intracraniana, com o paciente apresentando dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, visão turva ou dupla e, em casos graves, perda de consciência.
A pressão elevada no cérebro pode causar danos às células cerebrais e ao tecido cerebral, resultando em deficiências neurológicas permanentes se não for tratada rapidamente. Alterações no estado mental, como confusão, letargia, irritabilidade e, em casos graves, coma, podem ocorrer devido ao aumento da pressão no cérebro. Problemas Visuais: A pressão aumentada pode afetar os nervos ópticos, levando a problemas visuais que podem ser temporários ou permanentes se não tratados.
Se houver suspeita de que uma derivação ventrículo-peritoneal esteja entupida, é crucial procurar atendimento médico imediato para avaliação e tratamento adequados.

Especialistas

Victor Cintra

Victor Cintra

Neurologista

Belo Horizonte

Samuel Miranda de Moura

Samuel Miranda de Moura

Neurocirurgião

Petrolina

Nadja Cappellesso

Nadja Cappellesso

Neurologista

Redenção

Thaís Melo de Paula

Thaís Melo de Paula

Neurocirurgião

Uberlândia

Rairis Barbosa

Rairis Barbosa

Neurologista

São Paulo

Marcello Weynes Barros Silva

Marcello Weynes Barros Silva

Neurocirurgião

Sobral

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 701 perguntas sobre Hidrocefalia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.