Se a síndrome do Pânico ou outros transtornos de ansiedade forem causados por fator hereditário é ma

3 respostas
Se a síndrome do Pânico ou outros transtornos de ansiedade forem causados por fator hereditário é mais difícil de tratar do que ela sendo causada por fatores ambientais?
Não é possível determinar, por enquanto, a que ponto, em cada caso, um transtorno de pânico (se é a ele que se refere, pois "síndrome do pânico" não é uma expressão usada pelos médicos) tem causa genética (acho que é isto o que quer dizer com "hereditário") ou ambiental. Possivelmente, sempre há uma interação. O que se sabe é que, em algumas famílias, há uma incidência especialmente elevada e também, por outro lado, que algumas circunstâncias de vida são especialmente propensas a desencadear crises. Mas, em princípio, não há porque, necessariamente, ser mais difícil de se tratar, se houver um maior componente genético. Tudo depende, como em qualquer doença, de se o remédio usado compensa o "defeito" genético ou não. Se o remédio controlar as alterações biológica adequadamente, o tratamento será bem sucedido. Por outro lado, o componente ambiental pode desaparecer espontaneamente e, em alguns casos, isto ser suficiente para que o problema não recidive ou pode ser abordado por psicoterapia. Neste caso, o sucesso vai depender de vários fatores, que vão do tipo de psicoterapia usada, passando pela adesão do paciente ao tratamento, até a competência do psicoterapeuta. Ou seja, mesmo que o componente ambiental seja maior, não há garantia de sucesso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os Transtornos de Ansiedade (TA) são de etiologia multifatorial em que fatores biológicos, hereditários,ambientais,
psicológicos e sociais estão interligados. A maioria dos estudos mostra que a presença de TA em pais confere um maior risco. Pais ansiosos podem transmitir seus genes para os filhos, como também criar um ambiente tenso, cheio de medos, ameaças e preocupações, influenciando o desenvolvimento de transtornos ansiosos nos filhos. Ansiedade situacional como a que temos antes de algum evento importante, dependendo do grau, é normal e não necessariamente requer tratamento. Ataques ou síndrome do pânico podem acontecer em qualquer transtorno de ansiedade ou mental, podem também ocorrer de forma situacional, isolada, como em uma situação de estresse ou ajustamento, sem necessitariamente precisar de um tratamento específico, ou seja de abordagem mais fácil. No entanto, quando os ataques de pânico se tornam recorrentes, inesperados e o paciente desenvolve medos e preocupações persistentes de ter um novo ataque, é preciso pensar no diagnóstico de Transtorno do Pânico, que requer uma abordagem mais complexa de tratamento.
No atendimento Psicológico, independente da causa, é importante para o sucesso no tratamento, o empenho do paciente durante o tratamento e a sintonia deste, com o profissional que irá atender. Cada caso é um caso e cada um é um universo, portanto cada um tem o seu tempo. Necessário um primeiro encontro para fazer uma anamnese e assim poder lhe dar maiores informações a respeito. Estou à disposição se desejar consulta.

Especialistas

Laura De Paula Machado

Laura De Paula Machado

Homeopata

Belo Horizonte

Karina Marcuci

Karina Marcuci

Psicólogo

Bauru

Milena Tavares Gaspar

Milena Tavares Gaspar

Psicólogo

Brasília

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 67 perguntas sobre Síndrome do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.